Problematização 1
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Comunicação: cinema e a evolução da imagem
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Projetor ou televisão conectada a internet para projeção do filme
- lápis
- Folhas de papel em branco
- tecido liso e grande para projetar as sombras
- fonte de luz. Exemplo: lanterna.
Material complementar:
- Trecho do filme ”O circo” https://www.youtube.com/watch?v=B3zoIeXG-BE. Acesso em 05 de janeiro de 2019.
- Problematização 1 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DbhhEcS5CRNJkGZu3EayTRyPam4B8cZ7KJVTXy3SDSGxXMvqKgQtMffZj7Qx/his4-08und04-problematizacao-1.pdf
- Filme “O Homem de Cabeça de Borracha” https://www.youtube.com/watch?v=-doncY2r1Y4 Acesso em 07 de janeiro de 2019.
- Problematização 2 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KRXjTPUHprhV49Rx9gAjnmdsXM7pNUapWFr6tvs9PHp7fPbUJq8mGSGGySn/his4-08und04-problematizacao-2.pdf
- Problematização 3 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NHA4FUUYbxwTER9565zUjpn9rVJTQEgPGFk8aHHbHJaxvHbWDfmphSGP327r/his4-08und04-problematizacao-3.pdf
Sugestão de atividade prévia: Caso o cinema não faça parte da realidade da turma, sugerimos uma sessão de filme na escola. Dependendo do tempo disponível, temos duas sugestões: o curta norte-americano “Toy Story: férias no Hawai” pode ser projetado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=oIANkZ7wTHg e tem duração de 5min e 50s ou “Tainá - A Origem”, um longa metragem brasileiro, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=saaFUsrEJNw, ambientado na Amazônia com duração de 1h 23min e 38s ou outro filme de sua preferência. Essa atividade deverá ser realizada antes dessa aula, pois é imprescindível que os alunos possuam alguma experiência com o cinema.
Para você saber mais:
Breve história do cinema https://www.youtube.com/watch?v=7QbyYpLpnaQ Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Texto sobre a história do cinema https://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Parte 1 do filme Cine Gibi da Turma da Mônica. Esse trecho faz diversas referências a filmes muito conhecidos e explica a magia do cinema. Pode ser usado para você saber mais ou pode até ser projetado aos alunos em outro momento. https://www.youtube.com/watch?v=liqSTmR9Tpc Acesso em 13 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Disponha os alunos em meio círculo. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Faça os seguintes questionamentos à turma:
- Gostam e têm o hábito de ir ao cinema?
- O que mais chama a atenção de vocês em um cinema?
- Quais são as diferenças entre assistir um filme em casa e na sala de cinema?
- Como será que o cinema começou?
- Será que sua origem está na televisão?
- É o cinema é um entretenimento. Vocês sabem o que é isso? Caso os alunos não conheçam seu significado, explique que entretenimento é algo que serve para distrair-se, divertir-se. Pergunte, então, se eles conhecem outro uso do cinema além da diversão. Talvez eles citem documentários, a função bibliográfica ou até mesmo histórias com função de aprendizagem e lições morais.
Essas questões devem apenas inserir o aluno na aula e instigar a curiosidade sobre o tema, não se preocupe em responder tudo, essa introdução é apenas uma conversa.
Em seguida convide os alunos a assistirem a uma sessão de cinema.
Para você saber mais:
O cinema teve seu marco inicial em 1895, quando os irmãos Lumière executaram as primeiras projeções para o público. Já a primeira transmissão de imagem a longa distância, por meio da televisão, ocorreu em 1926 pelo cientista escocês Alexander Bain. No entanto, a primeira transmissão aos moldes que conhecemos, com programação diária foi em 1936 pela emissora de televisão BBC.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A turma deverá estar disposta da melhor maneira para assistir ao filme. Poderão permanecer em meio círculo, em fileiras ou sentados no chão. Lembre-se que é apenas um trecho curto do filme, portanto o mais indicado é evitar uma grande movimentação na sala.
Projete o slide ou prepare o filme para iniciar.
Antes de exibí-lo, explique aos alunos que verão apenas uma parte de um filme e não todo ele, por isso é mais curto.
Após a atividade de contextualização, você poderá contar um pouco sobre o filme, mas aguarde as primeiras impressões e o debate do próximo slide.
Apresentar o trecho do filme ”O circo” , Charles Chaplin, EUA, 1928. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B3zoIeXG-BE . Acesso em 05 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso o cinema não seja uma realidade para seus alunos, consulte as indicações no slide 1 em “Sugestão de atividade prévia”.
Para você saber mais:
Para um resumo do filme de 1928 consulte o link https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-emprego/especial-charles-chaplin-o-circo/ Acesso em 12 de janeiro de 2019.
Livre tradução da legenda do filme, feito pela autora: Ouvrez la porte, vite! - Abra a porta, rápido!
Contexto
Orientações:
Os alunos devem estar novamente em meio círculo. Projete o slide ou o copie no quadro.
Para orientar um debate:
- Vocês gostaram filme?
- Leia as perguntas do slide em voz alta, estimulando o debate. É esperado que os alunos respondam que o filme não é colorido ou que é mudo, porém podem ter outras percepções.
- De que época será esse filme? Será antigo ou recente? Que elementos demonstram que ele não é uma produção recente?
- Será que o filme seria melhor se tivesse diálogos? O diálogo fez falta?
Ao final dessa atividade, dependendendo do tempo, sugerimos uma atividade complementar: selecionar alguns alunos para criar diálogos ao longo do filme e exibi-lo novamente, enquanto os alunos exerceriam a função de “dublador” inventando um diálogo. Explique aos alunos que alguns filmes possuiam narradores ao vivo, enquanto outros cartazes de fala entre as sequências do filme como vimos aparecer em “O Circo”.
Fonte: Banco de imagens Nova Escola
Problematização
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Projete o slide ou entregue o material impresso e leia em voz alta e faça a pergunta do slide para a turma.
Procure contextualizar as mudanças pelas quais o cinema passou, estabelecendo junto aos alunos uma linha do tempo mental da evolução da imagem: da maneira de projetar até as grandes salas digitais de cinema, do cinema mudo ao 3D. É provável que a turma responda que o cinema era mudo porque as câmeras não captavam o áudio, quando começaram a captar pudemos ouvir diálogos e efeitos sonoros.
O filme “O Artista”, de 2011, fornece vários exemplos dessas mudanças, como por exemplo estrelas do cinema mudo que perderam o emprego porque as vozes eram feias.
Outra mudança é no tamanho e no peso das câmeras: o cinetoscópio era muito pesado para transportar, o cinematógrafo era mais leve, sendo carregado por duas pessoas, já as câmeras atuais são facilmente transportadas facilitando a mobilidade e diversificação dos locais de gravação.
Outra característica que pode ser notada nas fotos é o rolo de filme. Na foto superior, é utilizado um rolo perfurado, como o do slide 4, porém na foto de baixo ele é inexistente. As câmeras atuais são digitais e podem possuir mais de uma lente para gravar e obter o efeito 3D.
Fontes:
Europeana, disponível em: https://www.europeana.eu/api/v2/thumbnail-by-url.json?size=w400&type=IMAGE&uri=http%3A%2F%2Fsgdap.girona.cat%2Fsdam%2Fimatges%2F637913.jpg . Acesso em 09 de janeiro de 2019.
commons.wimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=cinema+camera&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Roman_%26_RED_camera.JPG a imagem original foi recortada. Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
Tanto o cinetoscópio quanto o cinematógrafo são provenientes da fotografia, capturando imagens em movimento. No entanto,o primeiro realiza uma projeção interna, fazendo com que o observador precise olhar para dentro do aparelho, enquanto o segundo projeta em uma tela externa.
Comentários sobre o filme: “O Artista” https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/o-artista-critica Acesso em 11 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou copie-o no quadro e leia em voz alta. Logo depois exiba o filme.
Esse curta de Méliès possui apenas 2 minutos e 2 segundos. Após assistir ao filme, estimule a turma a criar hipóteses para a criação dos efeitos especiais do filme sem o uso do computador. Oriente o debate perguntando sobre os efeitos especiais de hoje. Será que tudo é computação? Alguns alunos podem ter conhecimentos prévios sobre bolsas de tinta para jorrar sangue, explosões, vidros feitos de gelo e o cenário de fundo verde. Permita que os alunos exponha essas evoluções, mas não deixe de destacar a engenhosidade de Méliè em uma época em que não existia a tecnologia atual.
O homem com a cabeça de borracha, Méliès, França, 1901. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-doncY2r1Y4 Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
Méliès é conhecido como o “pai dos efeitos especiais” para executar estas cenas ele fez uso de espelhos, recorte de películas (gravava dois filmes recortava um e colava no outro) e stop-motion (pausava a gravação, retirava algum objeto do lugar e voltava a gravar, fazendo parecer que o objeto sumiu).
Problematização
Orientações: Projete o slide ou copie-o no quadro, lendo-o em voz alta. Questione os alunos sobre essa afirmativa e as sensações provocadas. Quando elas ocorrem? Em que tipo de filme? É esperado que os alunos associem a comédia, drama, romance, documentários, educativos e terror. Pergunte que outros sentimentos o cinema pode trazer, aguardando que o aluno fale sobre suspense, medo, aventuras, poder viajar para os lugares mais diferentes sem sair do lugar.
Para você saber mais:
Lista das artes, mais consensual ( posteriormente outras cinco foram acrescentadas):
- 1ª Arte - Música (som)
- 2ª Arte - Artes cénicas (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento)
- 3ª Arte - Pintura (cor)
- 4ª Arte - Escultura (volume)
- 5ª Arte - Arquitetura (espaço)
- 6ª Arte - Literatura (palavra)
- 7ª Arte - Cinema (Áudio-Visual) (Contém artes anteriores como a música para trilha sonora, artes cênicas para dublagem e captura de movimentos, pintura, escultura e arquitetura para o design, e literatura para roteiros)
Problematização
Orientações: Projete o slide ou entregue impresso. Leia cada informação de forma pausada a fim de estimular a participação da turma.
Oriente o debate sobre as diversas utilizações do cinema ao longo dos anos (entretenimento, legitimar uma guerra, influenciar ideologicamente, fazer arte, influenciar costumes e moda, inspirar ações solidárias, etc) Os alunos, provavelmente, dirão que o governo queria o apoio para a guerra. Explique que Hitler também fez filmes para estimular sua ideologia na Segunda Guerra Mundial.
Mas o cinema pode ter outras influências também, como nas roupas e penteados. Pergunte aos alunos se concordam com isso e nesse momento pode relacionar ao que for mais próximo de sua realidade, desenhos animados, novelas, programas de televisão. Que tipo de influência eles podem ter? Esperamos que aluno fale profissões, objetos de consumo, super-poderes, sonhos, novas visões à respeito de determinadas situações. Não esqueça de explorar também os perigos de acreditar em tudo o que assistimos.
Fonte:
Biblioteca Mundial Digital, disponível em: https://content.wdl.org/4537/thumbnail/1430165847/616x510.jpg Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
A Resposta da América foi o segundo filme de guerra oficial dos Estados Unidos. Esse cartaz do filme que foi lançado durante a Primeira Guerra Mundial. Ele foi feito pelo Comitê de Informações Públicas, um órgão do governo estabelecido nos Estados Unidos para motivar o apoio para a guerra.
Texto que apresenta algumas influências positivas e negativas do cinema http://vidaeaprendizado.com.br/artigo.php?id=947 Acesso em 11 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou entregue impresso aos alunos, lendo-o em voz alta.
Contextualize explicando aos alunos que no princípio, até 1907 o cinema nacional reduzia-se a filmar paisagens da Baía de Guanabara, mas depois vieram os filmes mudos de ficção. O Cinema nacional ganhou força na década de 40 com grandes nomes como Carmen Miranda e Grande Otelo que disputavam as salas de cinema com os filmes americanos. Em 1950 tivemos outro grande momento com os filmes protagonizados por Mazzaropi e com o chamado “Cinema Novo” onde os filmes tomam um caráter mais regional. Em 1978, Os trapalhões lançaram seu primeiro filme brasileiro para o público infantil.
Para melhor orientar o debate:
- Pergunte aos alunos se eles conhecem algum filme brasileiro,qual?
- Informe aos alunos que os filmes brasileiros possuem muitos atores que primeiro fizeram sucesso na televisão.
- Pergunte o que eles acham que é mais assistido, cinema ou televisão? Provavelmente irão responder que é a tv. Pergunte o porquê.
- Ouça suas hipóteses e oriente-os a compreender que é assim no Brasil e no mundo. Com o advento da televisão, o cinema e o rádio passaram por diversas perdas: de atores, comerciais, de público entre outros. Era o som e a imagem sem sair de casa. E hoje você pode comprar filmes para assistir em casa, além dos canais por assinatura que oferecem, além da programação normal, a possibilidade de assistir filmes a qualquer hora. Isso tudo é somado ao surgimento dos chamados streaming como Netflix ou Amazon.
Para concluir, pergunte se os alunos acham que o cinema vai acabar, se a televisão substitui a telona.
Fontes
commons.wimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Carmen_Miranda#/media/File:Carmen_Miranda_in_Week-End_in_Havana,_1941.jpg Acesso em 13 de janeiro de 2019.
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Grande+otelo&title=Special%3ASearch&go=+Go#/media/File:Bibi_Ferreira_e_Grande_Otelo_(1960).ti Acesso em 13 de janeiro de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Ded%C3%A9_Santana#/media/File:Renato_Arag%C3%A3o_e_Ded%C3%A9_Santana_em_cena_no_filme_%E2%80%9CAli_Bab%C3%A1_e_os_quarenta_ladr%C3%B5es%E2%80%9D,_1972.tif Acesso em 13 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
Nesta página podemos encontrar o trailer de algumas das maiores obras do cinema brasileiro e um pouco de sua história http://www.itaucinemas.com.br/noticia/894-Dia-do-Cinema-Brasileiro
Resumo da história do cinema nacional https://www.todamateria.com.br/historia-do-cinema-brasileiro/
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Para esta atividade, já deve ter sido preparado antecipadamente um tecido estendido e uma fonte luz para que o teatro de sombra possa ser encenado.
Projete o slide ou entregue impresso aos alunos e em seguida leia-o em voz alta.
Separe a turma dois ou mais grupos, dependendendo da quantidade de alunos e entregue lápis e uma folha de papel para cada grupo. Explique aos alunos a proposta de criar um teatro de sombras em sala de aula:
- Os grupos terão 10 minutos.
- Eles devem elaborar uma história que deverá ser encenada em no máximo um minuto, escrevendo-a na folha de papel dada.
- Oriente-os de que será utilizado apenas as sombras, então poderão criar objetos ou artifícios como as mãos para criar ilusões atrás do tecido.
- No final, cada grupo se apresentará para o restante da turma. A história pode basear-se em algum dos filmes comentados ou visto em sala de aula, ou não.
Fonte:
commons.wimedia, disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=teatro+de+sombras&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Branly_sombra_01.JPG
Como adequar à sua realidade: Caso haja tempo, os alunos poderão confeccionar seus próprios teatros de sombra com caixas.
Para você saber mais:
Dicas de como fazer um teatro de sombras - https://www.youtube.com/watch?v=atf_b-hlFsE
Narra a origem do cinema a partir do teatro de sombras - https://euniverso.net.br/a-origem-do-cinema/
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam a história da invenção do cinema e seus reflexos na sociedade. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos propostos no Objetivo deste Plano. Siga a sequência de orientações proposta, mas é necessário fazer a seguinte alteração: envie para o Whatsapp dos alunos, antecipadamente, o link com o trecho do filme proposto. Agende uma videoconferência e, no dia marcado, siga as demais orientações.
Para que os alunos dublem o filme que é fonte de estudo nesta etapa, será necessário que a aula seja no formato síncrono. Escolha os alunos e peça para fazerem a gravação das falas (deixe que criem os diálogos que quiserem) e, em outro momento, passe o vídeo juntamente com a gravação dos alunos.
Problematização
Siga a sequência de orientações proposta, mas é necessário fazer a seguinte alteração: envie para o WhatsApp dos alunos, antecipadamente, o link com o filme proposto e solicite que eles pensem na sonorização que pode ter. Assim que executar este momento, ouça as propostas dos alunos. Quando chegarem a um consenso, passe o vídeo. Envie todo o material (documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom.
Sistematização
Siga às orientações definidas nesta etapa, mas altere a atividade para que ela possa ser feita pelos alunos de forma assíncrona. Explique que eles deverão filmar, usando o celular, a história que criaram. Logo que gravarem, deverão enviar a gravação para o Whatsapp do grupo e, em um outro momento, planeje uma sessão de cinema para que todos vejam os trabalhos uns dos outros. Combine com eles que os vídeos sejam curtos.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família faça um “Corujão” - uma noite para assistirem a uma sequência de filmes, previamente escolhidos, acompanhados de muita pipoca. Quem for o último a dormir, ganhará o prêmio de Campeão do Corujão!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano:4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temáticaCirculação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento:O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
Habilidade(s) da BNCC:(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Palavras Chavemeios de comunicação, imagem, cinema, costumes, cultura
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