16533
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Maias - agricultores da antiguidade americana

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Maias - agricultores da antiguidade americana

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane De Oliveira Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é reconhecer que a agricultura era um fator importante para a população Maia. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo WhatsApp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a emo dicionário físico ou virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise da imagem. Envie o link do mapa com a localização da civilização Maia para os alunos através do Whatsapp da turma.
Envie os links que poderão dar mais informações sobre a civilização e o calendário maia. Link 1 (disponível aqui) e link 2 (disponível aqui).  

Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa. Envie todo o material para os alunos.
A atividade com os textos pode ser feita através do Whastapp, visto que os alunos já estarão com o material, e ser executada em grupo ou individualmente.

Sistematização
Siga as orientações propostas. Altere esta proposta de forma que você escolha quem irá fazer a pergunta (que elaboraram na etapa de Problematização). No momento da resposta, para que a atividade fique mais dinâmica e colaborativa, pense na ideia de réplica (ou complemento da resposta).

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares joguem o jogo Colaborando, partindo das cartelas feitas pelo filho e, se necessário, confeccionando mais cartelas.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_05UND01

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas