16531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Cerâmica - as pistas do passado no presente

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Cerâmica - as pistas do passado no presente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane De Oliveira Moura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é reconhecer no presente vestígios do passado distante através da cerâmica. Converse com os alunos através de uma videoconferência, que pode ser feita pelo Whatsapp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode alterar o slide pela criação de um PowerPoint com peças encontradas em sua cidade ou estado, e apresentar aos alunos no início da aula. Posteriormente, peça que eles façam o mesmo trabalho feito por você (desta forma, os alunos poderão demonstrar que compreenderam o que foi estudado e o próprio gosto artístico através da escolha das peças que comporão o PowerPoint). Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise das imagens.

Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa, mas faça você a leitura do trecho proposto. Envie o link das imagens para os alunos, para que eles possam visualizá-las com mais detalhamento (quando fizerem a ampliação da imagem). Envie todo o material para os alunos.

Sistematização
Siga as orientações propostas, mas altere para um debate em que todos possam apresentar as impressões sobre o tema estudado. Instigue e motive este debate para que consiga ajudar todos a compreenderem a importância de reconhecer no presente vestígios de outros tempos.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha aos familiares que brinquem de arqueólogos analisando e catalogando possíveis objetos que passaram de geração para geração dentro o grupo familiar. Dessa forma, será possível fazer com que os alunos, concretamente, reconheçam a importância dos vestígios, relatos e memórias dentro do grupo.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_04UND04

(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas