16530
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - As diferentes comunidades indígenas e seus modos de vida nas cidades

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As diferentes comunidades indígenas e seus modos de vida nas cidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é identificar as mudanças e permanências do modo de vida de grupos indígenas que vivem nas áreas urbanas. Inicie a aula enviando os links dos vídeos para o Whatsapp do grupo da turma e peça para que assistam com atenção, para que possam compreender o modo de vida dos Karajás além de buscar semelhanças e diferenças em relação ao modo de vida dos não indígenas. Agende uma videoconferência para dar sequência às orientações. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com os links indicados (ou o resumo do conteúdo deles), as orientações de observação e o questionamento para análise. Caso ache necessário, defina uma data para a entrega da resolução da atividade proposta.

Problematização
Faça um sorteio para definir quais alunos trabalharão com os textos/vídeos sobre as comunidades indígenas. Em seguida, envie, individualmente e por Whatsapp, o material. Caso decida por fazer o trabalho dividindo a turma em grupos, utilize o recurso do Padlet ou do Google Docs. Siga a sequência das orientações utilizando os links e arquivos definidos. Oriente os alunos a buscarem a localização das comunidades indígenas usando os aplicativos do Google (Maps ou Earth). Para a execução desta atividade, será necessário agendar o dia da entrega do material produzido, visto que nem todos os alunos terão condições de executá-lo imediatamente. Faça este agendamento e informe aos alunos que eles poderão utilizar a forma de apresentação que lhes for viável: cartazes (físicos ou usando o PowerPoint), murais virtuais, vídeos, áudios, dentre outros recursos. Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material junto com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa.

Sistematização
Agende uma videoconferência para que os alunos possam apresentar os trabalhos. Siga as orientações propostas. Caso faça a opção da aula assíncrona, faça a correção do material enviado pelos alunos, dê um feedback sobre os trabalhos e, se necessário, faça as devidas pontuações e argumentações para que o objetivo desta aula seja alcançado.

Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que os familiares acessem os links Mirim.org (disponível aqui) e Território do Brincar (disponível aqui) e “naveguem” nas abas dos sites para conhecerem mais sobre as comunidades indígenas e as brincadeiras que muitas mantém como tradição. Escolham uma das brincadeiras e sugira que façam com os alunos, registrando este momento para posteriormente compartilharem com a turma.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_03UND01

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas