Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: leia ou projete.
Discuta com a turma:
Retomada
Tempo sugerido: 10 min.
Orientação: Lance o questionamento e deixe que os alunos ditem os gráficos conhecidos. Selecione alguns alunos para que possam realizar um desenho na lousa, exemplificando suas respostas. A ideia é lembrar os gráficos mais conhecidos, de barras, colunas, linhas e setores.
Para maiores informações acesse o guia de intervenções.
Propósito: Relembrar os tipos de gráficos mais conhecidos.
Discuta com a turma:
- Existem somente esses gráficos?
- Onde vocês costumam ver gráficos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)
Orientação: Para iniciar a atividade, levante um questionamento sobre coisas que os alunos costumam comprar pela internet. Em seguida, direcione a ativiade para a situação problema, informe aos alunos que a situação é fictícia.
Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.
Discuta com a turma:
- Qual o meio mais fácil de realizar compras?
- Você costuma comprar muito pela internet?
- Você sabia que aproximadamente 40% da população brasileira faz compras pela internet?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)
Orientação: A ideia é começar questionando aos alunos se eles conseguem identificar qual tipo de gráfico é esse e que informações ele revela.
Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.
Discuta com a turma:
- O que você consegue visualizar com esse gráfico?
- O gráfico tem o objetivo de comunicar alguma informação? E quais são essas informações?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)
Orientação: siga a mesma orientação do slide anterior
Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.
Discuta com a turma:
- O que você consegue visualizar com esse gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)
Orientação: siga a mesma orientação do slide 5
Propósito: Ler um texto informativo e anotar pontos principais do texto.
Discuta com a turma:
- O que você consegue visualizar com esse gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 min (slide 4-8)
Orientação: Peça aos alunos que se dividam em duplas e discutam sobre os gráficos, quais características cada um apresenta, e montem uma argumentação para, em seguida, expor para a sala quais foram suas soluções.
Propósito: Discutir sobre o gráfico adequado para as variáveis.
Discuta com a turma:
- Que tipo de variáveis estamos trabalhando?
- Os gráficos são coerentes?
- Estamos trabalhando com percentual ou números inteiros?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 min (slide 9-10)
Orientação: Distribua os gráficos impressos aos alunos para que possam analisar e comparar, esperam-se como respostas dos alunos: O gráfico de barras traz uma informação mais visível, fazendo com que o leitor veja rapidamente as informações, podendo compará-las entre si de forma mensurável. Já o gráfico de linhas faria o leitor pensar que houve um crescimento de algo, isto é, pode pensar que houve um crescimento de consumo. No entanto, os dados não tratam desse quesito, são dados que não evidenciam crescimento. Já o gráfico de setores está bem utilizado, só que não é muito visível de forma rápida.
Propósito: Discutir os impactos no leitor de cada gráfico apresentado
Discuta com a turma:
- Qual dos gráficos pode confundir o leitor?
- Que tipo de decisão pode ser tomada erroneamente?
- Um gráfico errado pode impactar de forma negativa o leitor?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 min (slide 9-10)
Orientação: Lance o questionamento, a ideia é utilizar-se do gráfico de barras ou de setores. Acredita-se que o gráfico de barras seja mais viável para visualizar uma melhor comparação rápida e mais chamativa pelo leitor, o de setores é algo mais sofisticado, além de ser o mais adequado para percentuais. Em seguida, converse com os alunos o por quê do gráfico de linhas não ser o melhor. Espera-se como resposta que ele está montado de forma equivocada, pois ele é mais utilizado quando se quer mostrar crescimento ou decrescimento, o que não se encaixa em nosso caso, podendo causar confusão no leitor.
Propósito: Analisar o melhor gráfico para divulgação.
Discuta com a turma:
- O que pode causar erros em gráficos de setores, linhas ou barras?
- Confundir o leitor é muito comum em mídias?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Leia ou projete, questione se ficou alguma dúvida.
Propósito: Resumir o aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min(slide 12-13)
Orientação: Projete ou distribua para a classe a atividade impressa. Deixe com que os alunos discutam entre si e depois exponham suas respostas para sala.
Propósito: Analisar os erros apresentados em gráficos oriundos de mídias.
Discuta com a turma:
- De qual tipo de gráfico estamos falando?
- O que devemos observar? A legenda, o gráfico, ou ambos?
- O titulo está coerente?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar