16528
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Escrita por ideogramas: registro dos astecas

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Escrita por ideogramas: registro dos astecas

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anderson Luís Gonçalves Nascimento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel ou giz para quadro, folha de sulfite para cada dupla, lápis de escrever, lápis coloridos, mural, fita adesiva e projetor. Se não tiver projetor, para a atividade da Problematização, será necessário cópias, para cada dupla, do “Os 5 signos ‘portadores de anos’ do ciclo venusiano” (do arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>). Se não puder projetar o mapa digital também será necessário um globo ou mapa-múndi.

Material complementar:

“HIS4_02UND05 - CONTEXTO - decifrando os filmes”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NXtNUuSMDrBj2zSAYJPrMBYkpDknC6kjwkjZ83xHnb4VabTk2mTVE82mvAUH/his4-02und05-contexto-decifrando-os-filmes.pdf>.

“HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>.

“HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa sistema de escrita no mundo”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tPhbCHFyFY56JGNeu22H7WwD26DcW4kkhTmXXSt8VqXzfnbdRBdnvXr8M8EJ/his4-02und05-problematizacao-mapa-sistema-de-escrita-no-mundo.pdf>.

Para você saber mais:

Sobre a história da escrita, leia o “Resumo da História da Escrita”, de Marcel Cohen, disponível em <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/128945/125629>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre a cultura e história do povo Asteca, assista o vídeo “História da Civilização Asteca - A Origem dos Astecas”, dirigido por Eduardo Bonilla, produção de The History Channel Latin America LLC, publicado por Canal “documentários sayrus”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre a história dos emojis, leia as reportagens “A criação dos emojis é culpa dos pagers” e “A origem dos emojis”, de Keith Houston. A primeira disponível em <https://epoca.globo.com/a-criacao-dos-emojis-culpa-dos-pagers-23145148>, acesso em 22 de janeiro de 2019; e a segunda, disponível em <https://epoca.globo.com/a-origem-dos-emojis-23160149>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre um exemplo de escrita com figuras na atualidade, como é a escrita japonesa, assista ao vídeo “Japonês 002 - Como funciona a escrita japonesa?”, do Canal “Pro-MIX”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gdtQTDgiy3I>, acesso em 26 de janeiro de 2019; e, também, ao vídeo “Japonês 003 - E se Kanjis existissem no Português? - Como funcionam os Kanjis”, do mesmo canal, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=5HpCe9bP7BE>, acesso em 26 de janeiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos para uma roda de conversa, dispondo as carteiras e cadeiras em formato de “U”, ou ainda, simplesmente sentando com eles no chão formando um círculo. Se não for possível, cada um pode estar em sua carteira mesmo, mas dispostos em duplas para a atividade na etapa da Sistematização. Faça essa arrumação antes de começar a aula com o objetivo.

Comece a aula apresentando o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou então, lendo-o para a turma. Mas se estiver fazendo uso de projetor, mostre esse slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte se eles já ouviram falar de uma sociedade antiga chamada Asteca. Também pergunte se tem como fazer escrita com figuras. Enfatize que é uma escrita e não uma pintura de quadro que se pendura na parede como enfeite, por exemplo.
Se algum aluno souber, peça que compartilhe seus conhecimentos.
Lembre-se que essas perguntas são apenas para aproximar o aluno do assunto da aula, não necessitando de todas as respostas nesse momento.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Com os alunos ainda dispostos para roda de conversa ou em duplas, projete o slide e pergunte se conhecem emojis, se já viram em algum lugar, onde, para que servem e se eles já usaram para alguma coisa. Se não for possível projetar, desenhe alguns emojis no quadro, fazendo os mesmos questionamentos.

Peça para os alunos decifrarem o nome dos 2 filmes apresentados no slide. Os filmes são: Branca de Neve e os sete anões e Batman (imagens 8 e 9, respectivamente). Se não projetar, imprima e mostre as imagens do arquivo “HIS4_02UND05 - CONTEXTO - decifrando os filmes”, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NXtNUuSMDrBj2zSAYJPrMBYkpDknC6kjwkjZ83xHnb4VabTk2mTVE82mvAUH/his4-02und05-contexto-decifrando-os-filmes.pdf>, pedindo aos alunos que decifrem o nome do filme que os emojis estão retratando. Existem 20 enigmas neste arquivo. Escolha qual achar mais pertinente para sua turma. Na última página estão as respostas de todos desafios.

Pergunte: já imaginaram se as coisas do nosso dia a dia, como jornais, revistas, livros, fossem escritas com emojis? Ou então por outros desenhos? Como vocês acham que seria o dia a dia?

Se os alunos souberem as respostas peça que compartilhem ou se não, estimule-os a responderem com hipóteses. Ou ainda, se não quiserem dar hipóteses, fale que com o desenvolvimento da aula eles poderão encontrar as respostas.

Fonte das imagens de emojis (da esquerda para direita, respectivamente): Wikimedia Commons

Fonte da imagem 8: Canal “IncrivelMente Curiosa”. Adivinhe o nome dos filmes da Disney com emojis. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=HTMO0Jg8SrQ>. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Fonte da imagem 9: Canal “Charadas em 7 segundos”. Você consegue adivinhar todos os filmes? Desafio de emoji e enigmas de imagens. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rrw5SxYRwM8>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Se os alunos tiverem muito acesso a vídeos e filmes, e você acha que os desafios estão muito fáceis, ou o contrário também (alunos sem acesso a vídeo e filmes, tornando assim os desafios muito difíceis), elabore outros enigmas com os emojis. Os enigmas podem ser frases regionais ou ditados populares, como os que estão no artigo “Desafio emoji: decifre os ditados populares nos emoticons”, por Redação Web - TV Diário, disponível em <http://tvdiario.verdesmares.com.br/noticias/arte-e-cultura/desafio-emoji-decifre-os-ditados-populares-nos-emoticons-1.1277813>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Pode ser nome de algumas capitais brasileiras, como estão no artigo “Você consegue adivinhar as capitais do Brasil em emojis?”, por Clarissa Passos, disponível em <https://www.buzzfeed.com/br/clarissapassos/quiz-emoji-capitais-brasil>, acesso em 25 de janeiro de 2019.

Pode ser nome de músicas brasileiras, como em “Teste seus conhecimentos musicais sobre clássicos e novidades brasileiros”, disponível em <https://blog.bemmaisseguro.com/emoji-emoticons/>, acesso em 25 de janeiro de 2019. Entre outros exemplos.

Para você saber mais: Sobre a história dos emojis, leia as reportagens “A criação dos emojis é culpa dos pagers” e “A origem dos emojis”, de Keith Houston. A primeira disponível em <https://epoca.globo.com/a-criacao-dos-emojis-culpa-dos-pagers-23145148>, acesso em 22 de janeiro de 2019; e a segunda, disponível em <https://epoca.globo.com/a-origem-dos-emojis-23160149>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Pergunte se eles já ouviram falar de povos que escreveram ou escrevem com figuras.

Se algum aluno souber, peça que compartilhe seus conhecimentos. Cite o povo Asteca como exemplo, caso não tenha sido dito pelos alunos. Se os alunos não souberem de povos que registram ou registraram com figuras, projete o slide ou escreva no quadro a palavra “Asteca” e pergunte o que eles acham que significa e o que tem a ver com a aula. Se optar pela projeção, fale que as fotografias são de construções astecas (imagem 1, uma pirâmide - que alguns historiadores acham ter servido para a religião desse povo, sendo que ela está situada em Santa Cecília Acatitlan, um estado do México - e imagem 2, de um calendário asteca esculpido em pedra).

Fale que esse povo viveu há muito tempo, no país conhecido atualmente como México, muito antes de pessoas da Espanha chegarem até onde os astecas moravam. Diga que só a chegada dos espanhóis tem quase 530 anos, e peça para que imaginem, então, há quanto tempo os astecas já moravam nesse lugar. Estimule-os para que dêem hipóteses sobre isso, direcionando-os à ideia de que os astecas chegaram àquela região a uns 700 anos. Depois, mostre a localização desse país num globo, ou mapa-múndi, ou num mapa digital, como o do Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/M%C3%A9xico/@10.3989841,-81.4322189,3.18z/data=!4m5!3m4!1s0x84043a3b88685353:0xed64b4be6b099811!8m2!3d23.634501!4d-102.552784>, acesso em 25 de janeiro de 2019. Diga que os astecas construíram uma cidade cercada por lago, construíram pirâmides (como a da imagem 1), que sabiam sobre astronomia, e que organizavam seu cotidiano sem escrever com letras, e sim, usando figuras (como no calendário da imagem 2).

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:StaCeciliaAcatitlan.jpg>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aztec_Calendar_-501.jpg>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou imprima a imagem para que cada dupla de alunos tenha como observar em mãos. A imagem está no arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>. Fale que essa é uma produção dos astecas.

Pergunte: a palavra “venusiano” faz você se lembrar de algum planeta? O que você acha que é o ciclo de Vênus? Para que será que os astecas fizeram esse registro? Existem figuras repetidas e muito semelhantes?

As possíveis respostas, respectivamente, podem ser: “Venusiano” faz lembrar do planeta Vênus; “Ciclo de Vênus” é o tempo que este planeta demora para dar a volta completa em torno do Sol, ou seja, a duração da translação de Vênus; Os astecas fizeram esses registros para perceberem a posição de Vênus no céu e contarem a duração do ciclo, marcando tempos e épocas; Existem figuras repetidas e semelhantes, por exemplo, a repetida cabeça de um animal, apesar de ter detalhes diferentes em cada uma delas.

Depois das respostas, informe que a fonte é chamada de códex (uma coleção de manuscritos e códigos antigos). Pergunte: se é um livro de códigos, você acha que mais parece um quadro de pintura (daqueles que a gente enfeita na parede de um lugar) ou um registro de informações estudadas? Que detalhes da imagem fez você pensar assim?

Direcione as respostas para a ideia de que os desenhos astecas dos códices são um tipo de escrita, chamados de ideogramas, pois lê-se pela figura e também, algumas vezes, pela combinação dos sons que se faz ao pronunciar as figuras.

Pergunte também: que mudanças esse tipo de registro pode ter trazido para esse povo? Se eles não registrassem, seria fácil, por exemplo, saber sobre o tempo? E por que vocês acham que eles marcavam o tempo?

Com as hipóteses, direcione-os à ideia de que com o registro, os astecas mudaram o seu jeito de viver, pois conseguiam planejar quando plantar, quando colher, quando festejar, e ate quando dar nomes aos filhos somente pela marcação do tempo que estava escrito.

Depois pergunte: será que foram só os astecas que usaram esse tipo de escrita (ideograma)? Esse tipo de escrita desapareceu atualmente? As possíveis respostas, respectivamente, podem ser: Não foram só os astecas, mas outros povos indígenas da mesma região, também os sumérios, os egípcios, os chineses e os japoneses; Esse tipo de escrita não desapareceu, ainda tem atualmente como, por exemplo, a escrita chinesa e a japonesa. Se os alunos não souberem dessas respostas, mostre o mapa “Sistemas de escrita no Mundo”, disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/WritingSystemsoftheWorld.png>, acesso em 26 de janeiro de 2019. Ou imprima para cada dupla este mapa, pelo arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa sistema de escrita no mundo”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tPhbCHFyFY56JGNeu22H7WwD26DcW4kkhTmXXSt8VqXzfnbdRBdnvXr8M8EJ/his4-02und05-problematizacao-mapa-sistema-de-escrita-no-mundo.pdf>. Explique que as cores das palavras “Logographies” e “Syllabaries” marcam os lugares, da atualidade, que são exemplos de escritas com figuras, como a dos astecas.

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Codex_Vaticanus_B_5.JPG>. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Para você saber mais: Sobre a cultura e história do povo Asteca, assista o vídeo “História da Civilização Asteca - A Origem dos Astecas”, dirigido por Eduardo Bonilla, produção de The History Channel Latin America LLC, publicado por Canal “documentários sayrus”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre um exemplo de escrita com figuras na atualidade, como é a escrita japonesa, assista ao vídeo “Japonês 002 - Como funciona a escrita japonesa?”, do Canal “Pro-MIX”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gdtQTDgiy3I>, acesso em 26 de janeiro de 2019; e, também, ao vídeo “Japonês 003 - E se Kanjis existissem no Português? - Como funcionam os Kanjis”, do mesmo canal, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=5HpCe9bP7BE>, acesso em 26 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Realize esta etapa com os alunos em duplas produtivas.

Projete o slide e faça a leitura da atividade. Ou, apenas explique-a oralmente.

Diga que cada dupla deverá escrever a data do dia numa folha de sulfite: dia tal do mês tal. Eles podem fazer primeiramente usando as letras, números e palavras que conhecem. Em seguida diga que deverão consultar a fonte estudada (“Os 5 signos ‘portadores de anos’ do ciclo venusiano”), interpretar as figuras nela apresentada e registrar com essas figuras.

Fale que o historiador não tem a resposta pronta do que é cada figura, mas que ele pensa onde foi encontrada a fonte, para quem essa mensagem foi escrita, por quem foi registrada, que tipo de material foi usado para fazer o registro, entre outras questões. Anote estas questões no quadro para dar auxílio aos alunos no decorrer da atividade. Explique que esses questionamentos ajudam a interpretar as mensagens, mas que mesmo assim são hipóteses e não certezas, pois as pessoas que escreveram, que poderiam responder se os historiadores acertaram ou não, já não existem.

Sendo assim, fale aos alunos que eles pensarão nessas questões, anotadas no quadro, e que “inventarão” um padrão para os registros. Dê um exemplo no quadro: escreva a letra “A” e diga que podia ser a cabeça de uma vaca.

Deixe que analisem as fontes que deverão estar expostas, ou, preferencialmente, já em mãos de cada dupla. Peça que “inventem”, registrem um padrão para as figuras e que anotem o dia de hoje com esse tipo de escrita.

Para terminar, peça para que as duplas, fixem, com fita adesiva num painel, as produções que fizeram, apresentando as suas interpretações e escrita.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: quadro, pincel ou giz para quadro, folha de sulfite para cada dupla, lápis de escrever, lápis coloridos, mural, fita adesiva e projetor. Se não tiver projetor, para a atividade da Problematização, será necessário cópias, para cada dupla, do “Os 5 signos ‘portadores de anos’ do ciclo venusiano” (do arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>). Se não puder projetar o mapa digital também será necessário um globo ou mapa-múndi.

Material complementar:

“HIS4_02UND05 - CONTEXTO - decifrando os filmes”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NXtNUuSMDrBj2zSAYJPrMBYkpDknC6kjwkjZ83xHnb4VabTk2mTVE82mvAUH/his4-02und05-contexto-decifrando-os-filmes.pdf>.

“HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>.

“HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa sistema de escrita no mundo”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tPhbCHFyFY56JGNeu22H7WwD26DcW4kkhTmXXSt8VqXzfnbdRBdnvXr8M8EJ/his4-02und05-problematizacao-mapa-sistema-de-escrita-no-mundo.pdf>.

Para você saber mais:

Sobre a história da escrita, leia o “Resumo da História da Escrita”, de Marcel Cohen, disponível em <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/128945/125629>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre a cultura e história do povo Asteca, assista o vídeo “História da Civilização Asteca - A Origem dos Astecas”, dirigido por Eduardo Bonilla, produção de The History Channel Latin America LLC, publicado por Canal “documentários sayrus”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre a história dos emojis, leia as reportagens “A criação dos emojis é culpa dos pagers” e “A origem dos emojis”, de Keith Houston. A primeira disponível em <https://epoca.globo.com/a-criacao-dos-emojis-culpa-dos-pagers-23145148>, acesso em 22 de janeiro de 2019; e a segunda, disponível em <https://epoca.globo.com/a-origem-dos-emojis-23160149>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre um exemplo de escrita com figuras na atualidade, como é a escrita japonesa, assista ao vídeo “Japonês 002 - Como funciona a escrita japonesa?”, do Canal “Pro-MIX”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gdtQTDgiy3I>, acesso em 26 de janeiro de 2019; e, também, ao vídeo “Japonês 003 - E se Kanjis existissem no Português? - Como funcionam os Kanjis”, do mesmo canal, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=5HpCe9bP7BE>, acesso em 26 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Organize os alunos para uma roda de conversa, dispondo as carteiras e cadeiras em formato de “U”, ou ainda, simplesmente sentando com eles no chão formando um círculo. Se não for possível, cada um pode estar em sua carteira mesmo, mas dispostos em duplas para a atividade na etapa da Sistematização. Faça essa arrumação antes de começar a aula com o objetivo.

Comece a aula apresentando o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou então, lendo-o para a turma. Mas se estiver fazendo uso de projetor, mostre esse slide e faça uma leitura coletiva.

Pergunte se eles já ouviram falar de uma sociedade antiga chamada Asteca. Também pergunte se tem como fazer escrita com figuras. Enfatize que é uma escrita e não uma pintura de quadro que se pendura na parede como enfeite, por exemplo.
Se algum aluno souber, peça que compartilhe seus conhecimentos.
Lembre-se que essas perguntas são apenas para aproximar o aluno do assunto da aula, não necessitando de todas as respostas nesse momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Com os alunos ainda dispostos para roda de conversa ou em duplas, projete o slide e pergunte se conhecem emojis, se já viram em algum lugar, onde, para que servem e se eles já usaram para alguma coisa. Se não for possível projetar, desenhe alguns emojis no quadro, fazendo os mesmos questionamentos.

Peça para os alunos decifrarem o nome dos 2 filmes apresentados no slide. Os filmes são: Branca de Neve e os sete anões e Batman (imagens 8 e 9, respectivamente). Se não projetar, imprima e mostre as imagens do arquivo “HIS4_02UND05 - CONTEXTO - decifrando os filmes”, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NXtNUuSMDrBj2zSAYJPrMBYkpDknC6kjwkjZ83xHnb4VabTk2mTVE82mvAUH/his4-02und05-contexto-decifrando-os-filmes.pdf>, pedindo aos alunos que decifrem o nome do filme que os emojis estão retratando. Existem 20 enigmas neste arquivo. Escolha qual achar mais pertinente para sua turma. Na última página estão as respostas de todos desafios.

Pergunte: já imaginaram se as coisas do nosso dia a dia, como jornais, revistas, livros, fossem escritas com emojis? Ou então por outros desenhos? Como vocês acham que seria o dia a dia?

Se os alunos souberem as respostas peça que compartilhem ou se não, estimule-os a responderem com hipóteses. Ou ainda, se não quiserem dar hipóteses, fale que com o desenvolvimento da aula eles poderão encontrar as respostas.

Fonte das imagens de emojis (da esquerda para direita, respectivamente): Wikimedia Commons

Fonte da imagem 8: Canal “IncrivelMente Curiosa”. Adivinhe o nome dos filmes da Disney com emojis. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=HTMO0Jg8SrQ>. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Fonte da imagem 9: Canal “Charadas em 7 segundos”. Você consegue adivinhar todos os filmes? Desafio de emoji e enigmas de imagens. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=rrw5SxYRwM8>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Como adequar à sua realidade: Se os alunos tiverem muito acesso a vídeos e filmes, e você acha que os desafios estão muito fáceis, ou o contrário também (alunos sem acesso a vídeo e filmes, tornando assim os desafios muito difíceis), elabore outros enigmas com os emojis. Os enigmas podem ser frases regionais ou ditados populares, como os que estão no artigo “Desafio emoji: decifre os ditados populares nos emoticons”, por Redação Web - TV Diário, disponível em <http://tvdiario.verdesmares.com.br/noticias/arte-e-cultura/desafio-emoji-decifre-os-ditados-populares-nos-emoticons-1.1277813>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Pode ser nome de algumas capitais brasileiras, como estão no artigo “Você consegue adivinhar as capitais do Brasil em emojis?”, por Clarissa Passos, disponível em <https://www.buzzfeed.com/br/clarissapassos/quiz-emoji-capitais-brasil>, acesso em 25 de janeiro de 2019.

Pode ser nome de músicas brasileiras, como em “Teste seus conhecimentos musicais sobre clássicos e novidades brasileiros”, disponível em <https://blog.bemmaisseguro.com/emoji-emoticons/>, acesso em 25 de janeiro de 2019. Entre outros exemplos.

Para você saber mais: Sobre a história dos emojis, leia as reportagens “A criação dos emojis é culpa dos pagers” e “A origem dos emojis”, de Keith Houston. A primeira disponível em <https://epoca.globo.com/a-criacao-dos-emojis-culpa-dos-pagers-23145148>, acesso em 22 de janeiro de 2019; e a segunda, disponível em <https://epoca.globo.com/a-origem-dos-emojis-23160149>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Pergunte se eles já ouviram falar de povos que escreveram ou escrevem com figuras.

Se algum aluno souber, peça que compartilhe seus conhecimentos. Cite o povo Asteca como exemplo, caso não tenha sido dito pelos alunos. Se os alunos não souberem de povos que registram ou registraram com figuras, projete o slide ou escreva no quadro a palavra “Asteca” e pergunte o que eles acham que significa e o que tem a ver com a aula. Se optar pela projeção, fale que as fotografias são de construções astecas (imagem 1, uma pirâmide - que alguns historiadores acham ter servido para a religião desse povo, sendo que ela está situada em Santa Cecília Acatitlan, um estado do México - e imagem 2, de um calendário asteca esculpido em pedra).

Fale que esse povo viveu há muito tempo, no país conhecido atualmente como México, muito antes de pessoas da Espanha chegarem até onde os astecas moravam. Diga que só a chegada dos espanhóis tem quase 530 anos, e peça para que imaginem, então, há quanto tempo os astecas já moravam nesse lugar. Estimule-os para que dêem hipóteses sobre isso, direcionando-os à ideia de que os astecas chegaram àquela região a uns 700 anos. Depois, mostre a localização desse país num globo, ou mapa-múndi, ou num mapa digital, como o do Google Maps, disponível em <https://www.google.com.br/maps/place/M%C3%A9xico/@10.3989841,-81.4322189,3.18z/data=!4m5!3m4!1s0x84043a3b88685353:0xed64b4be6b099811!8m2!3d23.634501!4d-102.552784>, acesso em 25 de janeiro de 2019. Diga que os astecas construíram uma cidade cercada por lago, construíram pirâmides (como a da imagem 1), que sabiam sobre astronomia, e que organizavam seu cotidiano sem escrever com letras, e sim, usando figuras (como no calendário da imagem 2).

Fonte da imagem 1: Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:StaCeciliaAcatitlan.jpg>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Fonte da imagem 2: Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aztec_Calendar_-501.jpg>. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou imprima a imagem para que cada dupla de alunos tenha como observar em mãos. A imagem está no arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - ciclo venusiano”, disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FwZpVCpwYqUMayVYjXRkPCmQnk8g8SMRQbEMZVDuJDcvVJ4Q7W5VEUcRTAs2/his4-02und05-problematizacao-ciclo-venusiano.pdf>. Fale que essa é uma produção dos astecas.

Pergunte: a palavra “venusiano” faz você se lembrar de algum planeta? O que você acha que é o ciclo de Vênus? Para que será que os astecas fizeram esse registro? Existem figuras repetidas e muito semelhantes?

As possíveis respostas, respectivamente, podem ser: “Venusiano” faz lembrar do planeta Vênus; “Ciclo de Vênus” é o tempo que este planeta demora para dar a volta completa em torno do Sol, ou seja, a duração da translação de Vênus; Os astecas fizeram esses registros para perceberem a posição de Vênus no céu e contarem a duração do ciclo, marcando tempos e épocas; Existem figuras repetidas e semelhantes, por exemplo, a repetida cabeça de um animal, apesar de ter detalhes diferentes em cada uma delas.

Depois das respostas, informe que a fonte é chamada de códex (uma coleção de manuscritos e códigos antigos). Pergunte: se é um livro de códigos, você acha que mais parece um quadro de pintura (daqueles que a gente enfeita na parede de um lugar) ou um registro de informações estudadas? Que detalhes da imagem fez você pensar assim?

Direcione as respostas para a ideia de que os desenhos astecas dos códices são um tipo de escrita, chamados de ideogramas, pois lê-se pela figura e também, algumas vezes, pela combinação dos sons que se faz ao pronunciar as figuras.

Pergunte também: que mudanças esse tipo de registro pode ter trazido para esse povo? Se eles não registrassem, seria fácil, por exemplo, saber sobre o tempo? E por que vocês acham que eles marcavam o tempo?

Com as hipóteses, direcione-os à ideia de que com o registro, os astecas mudaram o seu jeito de viver, pois conseguiam planejar quando plantar, quando colher, quando festejar, e ate quando dar nomes aos filhos somente pela marcação do tempo que estava escrito.

Depois pergunte: será que foram só os astecas que usaram esse tipo de escrita (ideograma)? Esse tipo de escrita desapareceu atualmente? As possíveis respostas, respectivamente, podem ser: Não foram só os astecas, mas outros povos indígenas da mesma região, também os sumérios, os egípcios, os chineses e os japoneses; Esse tipo de escrita não desapareceu, ainda tem atualmente como, por exemplo, a escrita chinesa e a japonesa. Se os alunos não souberem dessas respostas, mostre o mapa “Sistemas de escrita no Mundo”, disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/WritingSystemsoftheWorld.png>, acesso em 26 de janeiro de 2019. Ou imprima para cada dupla este mapa, pelo arquivo “HIS4_02UND05 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa sistema de escrita no mundo”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tPhbCHFyFY56JGNeu22H7WwD26DcW4kkhTmXXSt8VqXzfnbdRBdnvXr8M8EJ/his4-02und05-problematizacao-mapa-sistema-de-escrita-no-mundo.pdf>. Explique que as cores das palavras “Logographies” e “Syllabaries” marcam os lugares, da atualidade, que são exemplos de escritas com figuras, como a dos astecas.

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Codex_Vaticanus_B_5.JPG>. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Para você saber mais: Sobre a cultura e história do povo Asteca, assista o vídeo “História da Civilização Asteca - A Origem dos Astecas”, dirigido por Eduardo Bonilla, produção de The History Channel Latin America LLC, publicado por Canal “documentários sayrus”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6l8OX1Oxjtc>, acesso em 22 de janeiro de 2019.

Sobre um exemplo de escrita com figuras na atualidade, como é a escrita japonesa, assista ao vídeo “Japonês 002 - Como funciona a escrita japonesa?”, do Canal “Pro-MIX”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gdtQTDgiy3I>, acesso em 26 de janeiro de 2019; e, também, ao vídeo “Japonês 003 - E se Kanjis existissem no Português? - Como funcionam os Kanjis”, do mesmo canal, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=5HpCe9bP7BE>, acesso em 26 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Realize esta etapa com os alunos em duplas produtivas.

Projete o slide e faça a leitura da atividade. Ou, apenas explique-a oralmente.

Diga que cada dupla deverá escrever a data do dia numa folha de sulfite: dia tal do mês tal. Eles podem fazer primeiramente usando as letras, números e palavras que conhecem. Em seguida diga que deverão consultar a fonte estudada (“Os 5 signos ‘portadores de anos’ do ciclo venusiano”), interpretar as figuras nela apresentada e registrar com essas figuras.

Fale que o historiador não tem a resposta pronta do que é cada figura, mas que ele pensa onde foi encontrada a fonte, para quem essa mensagem foi escrita, por quem foi registrada, que tipo de material foi usado para fazer o registro, entre outras questões. Anote estas questões no quadro para dar auxílio aos alunos no decorrer da atividade. Explique que esses questionamentos ajudam a interpretar as mensagens, mas que mesmo assim são hipóteses e não certezas, pois as pessoas que escreveram, que poderiam responder se os historiadores acertaram ou não, já não existem.

Sendo assim, fale aos alunos que eles pensarão nessas questões, anotadas no quadro, e que “inventarão” um padrão para os registros. Dê um exemplo no quadro: escreva a letra “A” e diga que podia ser a cabeça de uma vaca.

Deixe que analisem as fontes que deverão estar expostas, ou, preferencialmente, já em mãos de cada dupla. Peça que “inventem”, registrem um padrão para as figuras e que anotem o dia de hoje com esse tipo de escrita.

Para terminar, peça para que as duplas, fixem, com fita adesiva num painel, as produções que fizeram, apresentando as suas interpretações e escrita.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano