Imagem contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Os primeiros grupos humanos - mudanças e permanências ao longo dos tempos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: papel kraft, giz de cera e fita adesiva. Projetor de slides e computador conectado à internet, caso queira projetar vídeo sugerido.
Material complementar: links para impressão do material proposto na aula.
1 - Imagem Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZGef98ur58UtWbUNf3qbMqH2F8DpTd3ucYGnr4qRqg8NhT76PwdnawQbcta/his4-01und05-imagem-contexto.pdf
2 - Texto Problematização (deverá ser usado, caso não haja possibilidade de apresentar os vídeos) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VpgN8W96YxtRFJBdxVzQpxtVwnsPVUtBsxa5w6dp54sCaR8dWGMkbw6zRbaR/his4-01und05-texto-problematizacao.pdf
3- Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nm3G3WeYUV7c2dpzRxVFjJBxYzh3sBsjBgBEMkW8mJY55TkaYhN2pKzmKqWV/his4-01und05-imagem-problematizacao.pdf
4 - Tabela Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GyU7KZGwwsH9VxMnhCmVqeDxe3hmqGF4QXmeKhNdhnF8pazsVFpzvSNeb3cv/his4-01und05-tabela-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Esta aula tratará de dois períodos históricos: neolítico e paleolítico. Não é necessário aprofundar sobre esse assunto com os alunos, apenas apresentar suas características.
Para saber mais informações sobre os período paleolíticos e neolíticos, acesse: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/texto-pre-historia.htm (Acesso em 17 de março de 2019)
Para trabalhar o papel do arqueólogo e paleontólogo acesse:
Arqueologia: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arqueologia/ (Acesso em 17 de março de 2019)
Paleontologia: https://super.abril.com.br/ciencia/como-fazer-carreira-em-paleontologia/ (Acesso em 17 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre como era a vida das pessoas antes da invenção da escrita e da tecnologia que conhecemos. O objetivo da aula é compreender como nossos antepassados viviam, em períodos mais remotos. Comente se já ouviram a expressão: “homem das cavernas” e peça para pensarem nessas pessoas e em como viviam.
Para você saber mais: Para saber mais informações sobre os período paleolíticos e neolíticos, acesse: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/texto-pre-historia.htm (Acesso em 17 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos. Projete o slide com o anúncio de férias. Peça aos alunos para lerem a chamada juntos. Explique que a atividade é proposta por uma universidade brasileira e que com ela as crianças podem conhecer um pouquinho do trabalho de um arqueólogo.
Instigue-os a imaginar como será este trabalho. Pergunte-os se gostariam de fazer uma oficina como essa.
Na sequência projete o segundo slide. Caso não possua projetor, você poderá imprimir a imagem e entregá-la aos grupos. Acesse a imagem aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZGef98ur58UtWbUNf3qbMqH2F8DpTd3ucYGnr4qRqg8NhT76PwdnawQbcta/his4-01und05-imagem-contexto.pdf
Explore a imagem com o grupo fazendo algumas perguntas como:
O que a moça da foto está fazendo?
Qual a relação dela com a oficina oferecida para crianças?
Este trabalho é importante para quem?
Conduza a conversa de maneira que os alunos iniciem a identificação da profissão da mulher da foto perguntando:
O que a moça da foto está fazendo? Vocês acham esse tipo de atividade interessante?
Vocês sabem o que fazem os arqueólogos e paleontólogos?
Caso julgue necessário explique rapidamente para o grupo:
Explique ao grupo que os arqueólogos estudam as sociedades e culturas humanas por meio de objetos encontrados do passado. Com conhecimento de história, eles investigam e escavam sítios arqueológicos, observando marcas deixadas num território com o objetivo de entender como ele foi ocupado no passado. Com isso, traça hipóteses e teorias sobre o desenvolvimento das sociedades. Já os paleontólogos estudam os fósseis. Também desenvolvem seus trabalhos diretamente nos sítios paleontológicos, participando de escavações com o objetivo de encontrar fósseis que possam ser estudados e assim possam compreender um pouco mais sobre a vida de nossos antepassados. Por meio do trabalho do arqueólogo e paleontólogo é possível conhecermos tanto sobre o nosso passado, como e onde viviam as sociedades mais antigas, como se organizavam para o trabalho, como se comunicavam, quais eram suas crenças, como se alimentavam, entre tantas outras formas de organização. Hoje sabemos como viviam os primeiros humanos que viveram aqui por meio de estudos desses profissionais e do trabalho de historiadores que acessam essas informações e conseguem contá-las para tantas pessoas.
É esperado que ao final do contexto, os alunos identifiquem a importância do trabalho desses profissionais, na descoberta de elementos essenciais da nossa história e de nossos ancestrais.
Texto do slide:
Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/eventos/oficina-arqueologia-para-criancas
Acesso: 02/01/2019
Fonte da imagem: Banco Nova Escola
Acesso: 02/01/2019
Para saber mais: Leia mais sobre arqueologia aqui: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/arqueologia/ (Acesso em 17 de março de 2019)
Leia mais sobre paleontologia aqui: https://super.abril.com.br/ciencia/como-fazer-carreira-em-paleontologia/ (Acesso em 17 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Leia as informações do slide, que contam um pouco sobre a organização de grupos humanos há milhares de anos, quando muitos ainda não construíam suas moradias, não tinham um código de escrita desenvolvido e não dominavam muitos recursos tecnológicos. Explique que se trata de um trecho de um livro que conta a história de crianças que vivam em períodos muito distantes.
- Faça perguntas como:
Como eles viviam?
Como se alimentavam?
Como se comunicavam?
Como eram suas moradias?
- Deixe que as crianças levantem suas hipóteses e construam uma narrativa sobre a vida desses personagens.
Antes de projetar as imagens, explique que elas tratam de um período histórico quando não havia registro escrito. Esses períodos são chamados de paleolítico e neolítico. Explique brevemente que no período Paleolítico as pessoas "vestiam-se" ou cobriam-se com peles de animais, dependiam da caça e da coleta para sobreviver, a maioria era nômade, ou seja, mudavam de território quando a caça e a coleta já não eram suficientes no local para obter o alimento que precisavam. No Neolítico o ser humano inventou o tecido, passando a fazer roupas de lã, linho e algodão, descobriu-se a agricultura e a pecuária, de modo que as populações passaram a depender, principalmente, de produtos dessas atividades, tornaram-se sedentários, criaram comunidades que deram origem às primeiras vilas e cidades.
- Na sequência projete ou imprima as imagens que mostram as pinturas rupestres, gruta e objetos usadas pelos humanos no passado. Explique aos alunos que essas imagens representam fontes históricas importantíssimas encontradas por arqueólogos, e que, somente por meio de fontes como essas, conseguimos conhecer um pouco da vida de nossos ancestrais.
Caso julgue necessário Projete o vídeo:
“Rupestre” seja assistido a partir do 48’’ segundos até 2’15’’’ neste link https://www.youtube.com/watch?v=MTRA0eOUMPE&t=307s (Acesso em 17 de março de 2019)
A intenção é que, por meio dos vídeo, os alunos possam conhecer um pouco da vida dos primeiros humanos que viveram na Terra. Percebam um pouco sobre a sua forma de organização social, conheçam sobre seus recursos de sobrevivência, reconheçam invenções fundamentais como a roda e o fogo, percebam a formação de pequenas vilas e também como se abrigavam da chuva, do frio e dos animais ferozes, entre outros aspectos.
Caso opte por projetar o vídeo, explique ao grupo que este é um vídeo ilustrativo que busca dar sentimento e expressões da atualidade para povos "primitivos". Esse é um tipo de entretenimento que as crianças gostam e de alguma forma se identificam, dessa forma, ao usá-los, é fundamental que você comente desses aspectos e alerte-os sobre esses possíveis equívocos sobre nossos antepassados.
- Explique aos grupos que agora eles farão uma viagem ao passado e deverão representar, após tudo o que conheceram, como viviam os homens “primitivos”.
- Entregue a cada um dos grupos uma folha craft e o giz de cera. Oriente os alunos na escolha das cores, explique que os antigos usavam as tintas que eram feitas através do que encontravam na natureza. As pedras mais moles, feitas de terra ou areia, o pólen das flores, as folhas das árvores, os troncos de madeira queimados. Usavam o pó de pedras mais duras. Este pó era misturado com a gordura dos animais que eram caçados ou com o líquido que saía das plantas e assim faziam tinta. Estes pós podiam ter diferentes cores como castanhos, amarelos, verdes e até pretos. Usavam também o sangue dos animais que caçavam.
- Agora é hora de colocar a mão na massa. Projete, leia ou imprima o slide 6. Explique aos grupos que agora eles devem produzir um cartaz que mostre aspectos da vida cotidiana de nossos ancestrais. Oriente o trabalho dos grupos relembrando passagens do texto, as imagens e o filme (caso opte por projetá-lo). Sugira registros que mostrem as caçadas, as reuniões dos grupos, a proteção nas moradias contra os perigos do dia a dia…
Link para impressão das imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nm3G3WeYUV7c2dpzRxVFjJBxYzh3sBsjBgBEMkW8mJY55TkaYhN2pKzmKqWV/his4-01und05-imagem-problematizacao.pdf
Leia sobre o período paleolítico aqui -
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-paleolitico.htm
Acesso: 04/01/2019
Leia sobre período Neolítico aqui -
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-neolitico.htm
Acesso: 04/01/2019
Fontes das imagens:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2e/Pintura_rupestre_%284587509131%29.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Vitrina_neol%C3%ADtico_y_edad_de_los_metales_%288324898345%29.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Museo_J._Cabr%C3%A9._Calcos_Valltorta_5.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6c/Gruta_de_Maquin%C3%A9%2C_MG.jpg?uselang=pt-br
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/Vajillas_neol%C3%ADticas_125825.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Leia as informações do slide, que contam um pouco sobre a organização de grupos humanos há milhares de anos, quando muitos ainda não construíam suas moradias, não tinham um código de escrita desenvolvido e não dominavam muitos recursos tecnológicos. Explique que se trata de um trecho de um livro que conta a história de crianças que vivam em períodos muito distantes.
- Faça perguntas como:
Como eles viviam?
Como se alimentavam?
Como se comunicavam?
Como eram suas moradias?
- Deixe que as crianças levantem suas hipóteses e construam uma narrativa sobre a vida desses personagens.
Antes de projetar as imagens, explique que elas tratam de um período histórico quando não havia registro escrito. Esses períodos são chamados de paleolítico e neolítico. Explique brevemente que no período Paleolítico as pessoas "vestiam-se" ou cobriam-se com peles de animais, dependiam da caça e da coleta para sobreviver, a maioria era nômade, ou seja, mudavam de território quando a caça e a coleta já não eram suficientes no local para obter o alimento que precisavam. No Neolítico o ser humano inventou o tecido, passando a fazer roupas de lã, linho e algodão, descobriu-se a agricultura e a pecuária, de modo que as populações passaram a depender, principalmente, de produtos dessas atividades, tornaram-se sedentários, criaram comunidades que deram origem às primeiras vilas e cidades.
- Na sequência projete ou imprima as imagens que mostram as pinturas rupestres, gruta e objetos usadas pelos humanos no passado. Explique aos alunos que essas imagens representam fontes históricas importantíssimas encontradas por arqueólogos, e que, somente por meio de fontes como essas, conseguimos conhecer um pouco da vida de nossos ancestrais.
Caso julgue necessário Projete o vídeo:
“Rupestre” seja assistido a partir do 48’’ segundos até 2’15’’’ neste link https://www.youtube.com/watch?v=MTRA0eOUMPE&t=307s (Acesso em 17 de março de 2019)
A intenção é que, por meio dos vídeo, os alunos possam conhecer um pouco da vida dos primeiros humanos que viveram na Terra. Percebam um pouco sobre a sua forma de organização social, conheçam sobre seus recursos de sobrevivência, reconheçam invenções fundamentais como a roda e o fogo, percebam a formação de pequenas vilas e também como se abrigavam da chuva, do frio e dos animais ferozes, entre outros aspectos.
Caso opte por projetar o vídeo, explique ao grupo que este é um vídeo ilustrativo que busca dar sentimento e expressões da atualidade para povos "primitivos". Esse é um tipo de entretenimento que as crianças gostam e de alguma forma se identificam, dessa forma, ao usá-los, é fundamental que você comente desses aspectos e alerte-os sobre esses possíveis equívocos sobre nossos antepassados.
- Explique aos grupos que agora eles farão uma viagem ao passado e deverão representar, após tudo o que conheceram, como viviam os homens “primitivos”.
- Entregue a cada um dos grupos uma folha craft e o giz de cera. Oriente os alunos na escolha das cores, explique que os antigos usavam as tintas que eram feitas através do que encontravam na natureza. As pedras mais moles, feitas de terra ou areia, o pólen das flores, as folhas das árvores, os troncos de madeira queimados. Usavam o pó de pedras mais duras. Este pó era misturado com a gordura dos animais que eram caçados ou com o líquido que saía das plantas e assim faziam tinta. Estes pós podiam ter diferentes cores como castanhos, amarelos, verdes e até pretos. Usavam também o sangue dos animais que caçavam.
- Agora é hora de colocar a mão na massa. Projete, leia ou imprima o slide 6. Explique aos grupos que agora eles devem produzir um cartaz que mostre aspectos da vida cotidiana de nossos ancestrais. Oriente o trabalho dos grupos relembrando passagens do texto, as imagens e o filme (caso opte por projetá-lo). Sugira registros que mostrem as caçadas, as reuniões dos grupos, a proteção nas moradias contra os perigos do dia a dia…
Link para impressão das imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nm3G3WeYUV7c2dpzRxVFjJBxYzh3sBsjBgBEMkW8mJY55TkaYhN2pKzmKqWV/his4-01und05-imagem-problematizacao.pdf
Leia sobre o período paleolítico aqui -
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-paleolitico.htm
Acesso: 04/01/2019
Leia sobre período Neolítico aqui -
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-neolitico.htm
Acesso: 04/01/2019
Fontes das imagens:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2e/Pintura_rupestre_%284587509131%29.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Vitrina_neol%C3%ADtico_y_edad_de_los_metales_%288324898345%29.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Museo_J._Cabr%C3%A9._Calcos_Valltorta_5.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6c/Gruta_de_Maquin%C3%A9%2C_MG.jpg?uselang=pt-br
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/Vajillas_neol%C3%ADticas_125825.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Leia as informações do slide, que contam um pouco sobre a organização de grupos humanos há milhares de anos, quando muitos ainda não construíam suas moradias, não tinham um código de escrita desenvolvido e não dominavam muitos recursos tecnológicos. Explique que se trata de um trecho de um livro que conta a história de crianças que vivam em períodos muito distantes.
- Faça perguntas como:
Como eles viviam?
Como se alimentavam?
Como se comunicavam?
Como eram suas moradias?
- Deixe que as crianças levantem suas hipóteses e construam uma narrativa sobre a vida desses personagens.
Antes de projetar as imagens, explique que elas tratam de um período histórico quando não havia registro escrito. Esses períodos são chamados de paleolítico e neolítico. Explique brevemente que no período Paleolítico as pessoas "vestiam-se" ou cobriam-se com peles de animais, dependiam da caça e da coleta para sobreviver, a maioria era nômade, ou seja, mudavam de território quando a caça e a coleta já não eram suficientes no local para obter o alimento que precisavam. No Neolítico o ser humano inventou o tecido, passando a fazer roupas de lã, linho e algodão, descobriu-se a agricultura e a pecuária, de modo que as populações passaram a depender, principalmente, de produtos dessas atividades, tornaram-se sedentários, criaram comunidades que deram origem às primeiras vilas e cidades.
- Na sequência projete ou imprima as imagens que mostram as pinturas rupestres, gruta e objetos usadas pelos humanos no passado. Explique aos alunos que essas imagens representam fontes históricas importantíssimas encontradas por arqueólogos, e que, somente por meio de fontes como essas, conseguimos conhecer um pouco da vida de nossos ancestrais.
Caso julgue necessário Projete o vídeo:
“Rupestre” seja assistido a partir do 48’’ segundos até 2’15’’’ neste link https://www.youtube.com/watch?v=MTRA0eOUMPE&t=307s (Acesso em 17 de março de 2019)
A intenção é que, por meio dos vídeo, os alunos possam conhecer um pouco da vida dos primeiros humanos que viveram na Terra. Percebam um pouco sobre a sua forma de organização social, conheçam sobre seus recursos de sobrevivência, reconheçam invenções fundamentais como a roda e o fogo, percebam a formação de pequenas vilas e também como se abrigavam da chuva, do frio e dos animais ferozes, entre outros aspectos.
Caso opte por projetar o vídeo, explique ao grupo que este é um vídeo ilustrativo que busca dar sentimento e expressões da atualidade para povos "primitivos". Esse é um tipo de entretenimento que as crianças gostam e de alguma forma se identificam, dessa forma, ao usá-los, é fundamental que você comente desses aspectos e alerte-os sobre esses possíveis equívocos sobre nossos antepassados.
- Explique aos grupos que agora eles farão uma viagem ao passado e deverão representar, após tudo o que conheceram, como viviam os homens “primitivos”.
- Entregue a cada um dos grupos uma folha craft e o giz de cera. Oriente os alunos na escolha das cores, explique que os antigos usavam as tintas que eram feitas através do que encontravam na natureza. As pedras mais moles, feitas de terra ou areia, o pólen das flores, as folhas das árvores, os troncos de madeira queimados. Usavam o pó de pedras mais duras. Este pó era misturado com a gordura dos animais que eram caçados ou com o líquido que saía das plantas e assim faziam tinta. Estes pós podiam ter diferentes cores como castanhos, amarelos, verdes e até pretos. Usavam também o sangue dos animais que caçavam.
- Agora é hora de colocar a mão na massa. Projete, leia ou imprima o slide 6. Explique aos grupos que agora eles devem produzir um cartaz que mostre aspectos da vida cotidiana de nossos ancestrais. Oriente o trabalho dos grupos relembrando passagens do texto, as imagens e o filme (caso opte por projetá-lo). Sugira registros que mostrem as caçadas, as reuniões dos grupos, a proteção nas moradias contra os perigos do dia a dia…
Link para impressão das imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nm3G3WeYUV7c2dpzRxVFjJBxYzh3sBsjBgBEMkW8mJY55TkaYhN2pKzmKqWV/his4-01und05-imagem-problematizacao.pdf
Leia sobre o período paleolítico aqui -
Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-paleolitico.htm
Acesso: 04/01/2019
Leia sobre período Neolítico aqui -
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-neolitico.htm
Acesso: 04/01/2019
Fontes das imagens:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2e/Pintura_rupestre_%284587509131%29.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Vitrina_neol%C3%ADtico_y_edad_de_los_metales_%288324898345%29.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Museo_J._Cabr%C3%A9._Calcos_Valltorta_5.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6c/Gruta_de_Maquin%C3%A9%2C_MG.jpg?uselang=pt-br
Acesso em: 04/01/2019
Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/Vajillas_neol%C3%ADticas_125825.jpg
Acesso em: 04/01/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Retome o trabalho com os grupos. Peça para que cada representante apresente os aspectos que foram ilustrados no kraft. Inicie uma comparação entre a organização dos homens na antiguidade e na atualidade. Valorize aspectos descobertos por nossos ancestrais que são fundamentais para a nossa vida hoje, como a invenção da roda e a descoberta do fogo, por exemplo.
Cole no mural da sala, usando papel kraft ou cartolina, uma tabela como a do slide e convide os alunos para preenchê-la. Caso prefira, entregue uma tabela para cada grupo. Ela pode ser impressa aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GyU7KZGwwsH9VxMnhCmVqeDxe3hmqGF4QXmeKhNdhnF8pazsVFpzvSNeb3cv/his4-01und05-tabela-sistematizacao.pdf
Explique aos alunos que a tabela possui uma linha em branco para acrescentarem um outro aspectos observado.
Oriente os grupos a preencherem a tabela percebendo aspectos da vida dos humanos no passado e nossa vida na atualidade. Peça para que falem da sua realidade e de outras que conhecem ao preencherem a tabela. Explique que sempre houve e existem muitas realidades, mas aqui vamos tratar da realidade das pessoas de sua comunidade e daquelas que puderam conhecer, seja por meio de convívio, por aprendizagem na escola, nos meios de comunicação, etc. A medida que preenchem, converse com os grupos, para que apresentem suas ideias para toda a turma. Conversem sobre crianças de outros lugares, como vivem, como são suas casas, sua escola… enriqueçam a tabela com o maior número de informações.
É percebido que muita coisa mudou ao longo de milhares de anos, mas é importante que os alunos percebam e valorizem as descobertas e avanços de pessoas que viveram em tempos tão remotos. Relembre sobre a descoberta do fogo, da roda, o início das atividades agrícolas, a fabricação de objetos de cerâmica. Valorize o fato de muitas comunidades ainda viverem mais próximas à natureza e utilizarem muitas tecnologias que foram inventadas no período trabalhado.
É importante que os alunos percebam o quanto as sociedades se transformaram/modificaram, mas como as pessoas daquele tempo dominavam tantas técnicas que são usadas até hoje.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype, Meet ou demais aplicativos de vídeo chamada.
Contexto
Essa aula propõe o desenvolvimento da compreensão das mudanças e permanências ocorridas ao longo do tempo com os grupos humanos. Inicie essa proposta encaminhando o objetivo da aula, por escrito, via WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação que estiver sendo usado por você e seus alunos (entrega do material na escola, foto dos documentos).
Caso seja necessário, instrua seus alunos sobre como criar e utilizar o e-mail. Envie a eles o link de um tutorial (disponível aqui).
Problematização
Através de um vídeo ou áudio, informe aos alunos que o trabalho a ser desenvolvido nessa sequência didática visa mostrar o modo de vida dos primeiros seres humanos e favorecer a compreensão das mudanças e permanências ao longo do tempo. Além da análise de imagens, vídeos e textos, esses registros serão, também, as fontes usadas para este estudo. Informe que será possível verificar que muitos hábitos e costumes que temos hoje foram contribuições de nossos ancestrais.
É interessante que este momento seja executado de forma síncrona. Caso não seja possível, envie aos alunos todo o material disponibilizado para esta etapa do Plano de Aula, o link do vídeo Rupestre (com as devidas explicações ou um resumo sobre o conteúdo) e as atividades propostas.
Para a atividade de registro (pintura rupestre), é interessante que seja executada de forma assíncrona, devido à complexidade dela. Para isso, envie as explicações sobre as cores que se encontram neste tópico e as orientações como ela deverá ser executada, para que cada aluno faça a própria representação. Peça que tirem uma foto do trabalho feito (ou filmem toda a execução) e postem no Whatsapp ou no Classroom. Também é possível agendar uma videochamada para que eles possam mostrar e falar um pouco sobre a experiência.
Sistematização
A cada execução dos planos, encaminhe aos alunos os arquivos disponibilizados, juntamente com as orientações necessárias para a realização das atividades propostas. Se achar compatível com sua realidade, utilize o recurso do Padlet, para que os alunos façam o preenchimento desta tabela e realizem essa atividade em grupos, não somente individualmente.
Caso deseje saber como criar uma reunião online (Hangouts/Meet, disponível aqui).
Para conhecer como funciona o Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que assistam ao vídeo Rupestre, teçam comentários sobre o que acham desta forma de representar fatos históricos e ajudem a completar a Tabela de comparação. Em momento posterior, peça que os alunos comentem o que as famílias acharam do vídeo e da atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
Objeto (s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI03) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Palavras Chave: Mudanças e permanências; grupos humanos; primeiros humanos
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA