16525
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - As cidades - mudanças e permanências ao longo dos tempos

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As cidades - mudanças e permanências ao longo dos tempos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype, Meet ou demais aplicativos de vídeo chamada.

Contexto
Os processos de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de um objeto/fonte, que são propostos para o bom desenvolvimento do estudo de História, estimulam o pensamento e contribuem para a debate das ideias propostas nesta etapa.

Envie previamente aos alunos, através dos recursos definidos pela sua escola (Whatsapp, email e aplicativos de vídeo chamada etc.), os questionamentos propostos para esta etapa.
Verifique se, em sua cidade, os órgãos públicos ligados à cultura e patrimônio possuem um site onde se possa encontrar a história da cidade onde vivem. Caso possuam, envie aos alunos o link e peça que naveguem no site e descubram a história. Caso a região não possua um portal do tipo, peça aos alunos que busquem informações com os membros mais antigos da família sobre como era, no passado, a cidade onde moram.

Dê continuidade ao proposto nesta etapa. É interessante que realize a atividade utilizado o recurso de videoconferência, onde você possa compartilhar com os alunos os slides e proceder com o debate.
Caso não possa realizar a videoconferência, envie aos alunos o material referente às imagens por email ou Whatsapp, relacionando as perguntas que foram feitas e determinando uma data para a entrega desta atividade.

Caso seja necessário instrua seus alunos sobre como criar e utilizar o e-mail. Envie a eles pelo WhatsApp o link de um tutorial (disponível aqui).

Problematização
Através de um vídeo ou áudio, informe aos alunos que o trabalho a ser desenvolvido nessa sequência didática visa favorecer a compreensão das mudanças e permanências nas cidades ao longo do tempo.
Envie, por meio do Whatsapp ou e-mail, as mensagens e os documentos que estão disponibilizados nos planos e os que forem necessários para dinamizar a execução das atividades.

Nessa etapa, altere a atividade para que cada aluno escolha a cidade que quer representar através de desenho, pintura, maquete, usando sucata ou um painel colaborativo. As orientações, as informações sobre as cidades (IBGE) e as perguntas propostas podem ser encaminhadas para que o aprendizado seja mais efetivo.
É interessante realizar esta atividade de forma assíncrona, visando um maior envolvimento dos alunos através das pesquisas, necessárias para a construção do retrato da cidade escolhida.

Sistematização
Agende um encontro através de videoconferência para que eles possam apresentar os trabalhos. Nesse momento, apresente o slide e siga as orientações definidas nessa etapa.

A cada execução dos planos, encaminhe aos alunos os arquivos disponibilizados, juntamente com as orientações necessárias para a feitura das atividades propostas. Envie por email, Whatsapp ou o meio já utilizado por vocês. Para saber como criar uma reunião online pelo Hangouts/Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que os familiares contem aos filhos as lembranças que têm da cidade onde moram de quando eram crianças e jovens. Solicite que façam a comparação da cidade no tempo passado e nos dias atuais. Este momento de conversa ajudará os filhos a se sentirem mais seguros nos debates e trocas de informações sobre a cidade onde moram.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_01UND04

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas