Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber que os nomes dos lugares têm relação com eventos que neles aconteceram. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta etapa, pense em um quiz sobre os lugares do bairro, que pode ser feito em formato de adivinhar ou no Kahoot (Veja aqui como fazer um). Por exemplo:
- Qual o lugar onde as pessoas vão aos domingos realizar cultos religiosos? Igreja - nomeie a igreja do seu bairro;
- A praça onde as crianças costumam brincar - nomeie a praça;
- Rua da escola - nomeie a escola; e assim sucessivamente.
Envie as questões via áudio, texto ou vídeo, e aguarde as respostas. Cuide para que a aula seja um momento lúdico. Essa etapa visa dialogar com a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem.
Problematização
Para esta etapa, você vai precisar compartilhar um áudio com os estudantes, reforçando que as cidades, os bairros, monumentos, ruas, praças etc. possuem nomes que não são escolhidos aleatoriamente. Pensando nessa perspectiva, compartilhe o arquivo de problematização. Para respondê-lo, os estudantes precisarão realizar uma pesquisa, junto aos familiares ou na internet. Estabeleça um prazo para que possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Para esta etapa, os estudantes terão que escolher três lugares importantes do bairro para retratar. Eles devem fazer os desenhos dos lugares, uma praça, uma escola e uma rua, pesquisando o porquê dos nomes de cada um. Você pode auxiliá-los, caso não consigam todas as respostas. Solicite que as produções sejam compartilhadas via grupo da turma ou no Padlet (Veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS3_06UND01
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
AULA 02
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes