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Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Tudo tem um nome

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Tudo tem um nome

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos lugares da Cidade, cola, tesoura.

Material complementar: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993

Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/viewArticle/4865, acesso em 23/01/2019

Educação Patrimonial educação, memórias e identidades - Iphan

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_nr_03.pdf, acesso em 23/01/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Tudo tem um nome - e como ocorreram o processo de escolha dos nomes dos locais. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
  • Faça a atividade coletivamente ou em grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VTcFzZr9dmVy6eBTadmacc6XsK8KQp6M6QAa8wR5V4uKFS8eDnRpKgxA5gE7/his3-06und01-vamos-jogar-stop-historico.pdf
  • O objetivo deste jogo é que os alunos resgatem na memória os nomes dos lugares históricos da cidade onde vivem.
  • Utilizaremos nesta atividade, as regras do jogo STOP , também conhecido como Adedanha. O jogo consiste em uma brincadeira em grupo, na qual os jogadores devem ser rápidos com as palavras. Para jogar, os participantes sorteiam uma letra do alfabeto. Sorteada a letra, o jogo começa. Para cada tema, os jogadores devem encontrar um nome que comece com a letra sorteada.
  • Quem preencher primeiro todos os temas ou um número mínimo de categorias, grita stop e todos os outros jogadores param o jogo. Se o jogador colocou um nome , cujo os outros participantes tenham pensado também , todos devem marcar 5 pontos, se o nome for único o participante receberá 10 pontos. Vence quem somar mais pontos. Faça três rodadas do jogo.
  • Atenção: esta atividade tem o intuito de resgatar a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem. Caso ache pertinente ajude-os neste resgate, ou substitua alguma categoria do jogo.

É possível adequar o jogo e pedir para as crianças desenhem suas tabelas e sorteiem as letras usando os dedos para contagem.

Para você saber mais: Sobre o jogo : https://pt.wikipedia.org/wiki/Adedonha! , acesso em 21/01/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a importância de todos os lugares possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes dos locais.

Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é da Cidade de Porto Seguro na Bahia.

Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Porto_Seguro#/media/File:Vista_%C3%A1rea_de_Porto_Seguro_01.jpg, acesso em 22/01/2019

Se preferir use uma fotografia local da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

  • Sua cidade se parece em algum aspecto com a retratada?
  • Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a sua cidade atual?
  • Quais as informações é possível destacar em relação a fotografia.
  • Vocês acham a sua cidade um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
  • O nome desta cidade é Porto Seguro. Por que você acha que ela recebeu esse nome? O que seria um porto? É algo seguro, o que é?

Imprima as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WVFs2uyh9djkzSQEzME4PaSNgngGqkAk3zvF4jREcWuddktzKacJrCh4yx3K/his3-06und01-questionamentos-para-o-estudo-desta-fonte.pdf

  • Reforce com os alunos que as cidades, os bairros, monumentos, ruas, praças ,etc possuem um nome e não são aleatórios. Neste caso, o nome da Cidade de Porto Seguro está relacionado com os capítulos iniciais da história do Brasil. Em seu território esta foi a primeira porção de terra avistada pelas embarcações do almirante Pedro Álvares Cabral - Monte Pascoal. O primeiro ponto encontrado, a 22 de abril de 1500, foi Porto Seguro. A origem de seu nome é narrada na carta de Pero Vaz de Caminha. “E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.”
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da cidade. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jkhhbGA4PKaYzQntsM4rCWWh8ufE9TTu4dEb8mfXyHgc4KzkFaDZ2rnEyXN9/his3-06und01-o-que-voce-sabe.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
  • SolicitE antes desta aula uma pesquisa sobre alguns locais da sua cidade ou da cidade onde se localiza a escola (praças, ruas, escolas, monumentos, etc). Essa atividade subsidiará conhecimentos e a atividade a seguir.

Como adequar à sua realidade:. Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre a cidade e suas mudanças no decorrer do tempo. Caso não consiga projetar a imagem, imprima a fotografia acessando. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/enUc6DDKujYTYAdTaZhEx9Hw9xqkgVRj9JRfCFxBKmENzXNE7z2VvBmGFXEn/his3-06und01-fonte.pdf

Para você saber mais: Sobre a origem do nome de Porto Seguro, acesse http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402 acesso em 22/01/2019

LS Deglinomini - O uso da memória como meio de preservação da história e da Cultura Local , disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11711/Deglinomini_Liziani_de_Souza.pdf?sequence=1 acesso em 23/01/2019

Fique atento para que os alunos não entendam essa parte da nossa História como "descobrimento do Brasil". A historiografia atual entende isso como errado. Portugal tomou posse da terra, mas ele não a descobriu. Isso precisa estar evidente aos alunos. Para isso, consulte as referências:

Descobrimento foi, na verdade, uma invasão à terra dos índios. Disponível em:

http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/descobrimento-foi-na-verdade-uma-invasao-terra-dos-indios.html . Acesso em 06 de março de 2019

Descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista: a visão dos índios na descoberta da América Portuguesa. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/viewFile/2742/2642 Acesso em: 06 de março de 2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade será feita em duplas. Informe aos alunos que eles irão produzir um álbum de figurinhas da Cidade, identificando alguns locais. Eles poderão desenhar ou colar fotografias, indicando seu nome e a origem desse nome. Converse com os alunos sobre alguns aspectos da Cidade (construções, ruas, praças, etc). Comece perguntando o nome da rua onde eles moram ou da rua onde está situada a escola, e se eles sabem porque esses lugares receberam esse nome. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições são analisadas pelos vereadores. Para subsidiar a atividade e as discussões projete o vídeo https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017acesso em 21/01/2019 que narra a origem dos nomes de algumas ruas de Salvador. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMrMfX2FGAK5EhQ7wNU2CPZtWUrunewatUZYp7t9bfdcNR8cY94faCyg6bRY/his3-06und01-album-de-figurinhas-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: A atividade tem como sugestão a identificação de três locais da cidade. Se desejar, inclua mais locais para a discussão.

Para você saber mais: Sobre os nomes das ruas , acesse : MACEDO, Emmanuel de: AS RUAS CONTAM SEUS NOMES https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017 , acesso em 22/01/2019

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos lugares da Cidade, cola, tesoura.

Material complementar: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993

Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/viewArticle/4865, acesso em 23/01/2019

Educação Patrimonial educação, memórias e identidades - Iphan

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_nr_03.pdf, acesso em 23/01/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Tudo tem um nome - e como ocorreram o processo de escolha dos nomes dos locais. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
  • Faça a atividade coletivamente ou em grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VTcFzZr9dmVy6eBTadmacc6XsK8KQp6M6QAa8wR5V4uKFS8eDnRpKgxA5gE7/his3-06und01-vamos-jogar-stop-historico.pdf
  • O objetivo deste jogo é que os alunos resgatem na memória os nomes dos lugares históricos da cidade onde vivem.
  • Utilizaremos nesta atividade, as regras do jogo STOP , também conhecido como Adedanha. O jogo consiste em uma brincadeira em grupo, na qual os jogadores devem ser rápidos com as palavras. Para jogar, os participantes sorteiam uma letra do alfabeto. Sorteada a letra, o jogo começa. Para cada tema, os jogadores devem encontrar um nome que comece com a letra sorteada.
  • Quem preencher primeiro todos os temas ou um número mínimo de categorias, grita stop e todos os outros jogadores param o jogo. Se o jogador colocou um nome , cujo os outros participantes tenham pensado também , todos devem marcar 5 pontos, se o nome for único o participante receberá 10 pontos. Vence quem somar mais pontos. Faça três rodadas do jogo.
  • Atenção: esta atividade tem o intuito de resgatar a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem. Caso ache pertinente ajude-os neste resgate, ou substitua alguma categoria do jogo.

É possível adequar o jogo e pedir para as crianças desenhem suas tabelas e sorteiem as letras usando os dedos para contagem.

Para você saber mais: Sobre o jogo : https://pt.wikipedia.org/wiki/Adedonha! , acesso em 21/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre a atividade anterior e reforce a importância de todos os lugares possuírem um nome. Fale sobre os benefícios de memorizar os nomes dos locais.

Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Essa fotografia é da Cidade de Porto Seguro na Bahia.

Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Porto_Seguro#/media/File:Vista_%C3%A1rea_de_Porto_Seguro_01.jpg, acesso em 22/01/2019

Se preferir use uma fotografia local da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

  • Sua cidade se parece em algum aspecto com a retratada?
  • Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e a sua cidade atual?
  • Quais as informações é possível destacar em relação a fotografia.
  • Vocês acham a sua cidade um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
  • O nome desta cidade é Porto Seguro. Por que você acha que ela recebeu esse nome? O que seria um porto? É algo seguro, o que é?

Imprima as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WVFs2uyh9djkzSQEzME4PaSNgngGqkAk3zvF4jREcWuddktzKacJrCh4yx3K/his3-06und01-questionamentos-para-o-estudo-desta-fonte.pdf

  • Reforce com os alunos que as cidades, os bairros, monumentos, ruas, praças ,etc possuem um nome e não são aleatórios. Neste caso, o nome da Cidade de Porto Seguro está relacionado com os capítulos iniciais da história do Brasil. Em seu território esta foi a primeira porção de terra avistada pelas embarcações do almirante Pedro Álvares Cabral - Monte Pascoal. O primeiro ponto encontrado, a 22 de abril de 1500, foi Porto Seguro. A origem de seu nome é narrada na carta de Pero Vaz de Caminha. “E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.”
  • Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da cidade. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jkhhbGA4PKaYzQntsM4rCWWh8ufE9TTu4dEb8mfXyHgc4KzkFaDZ2rnEyXN9/his3-06und01-o-que-voce-sabe.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
  • SolicitE antes desta aula uma pesquisa sobre alguns locais da sua cidade ou da cidade onde se localiza a escola (praças, ruas, escolas, monumentos, etc). Essa atividade subsidiará conhecimentos e a atividade a seguir.

Como adequar à sua realidade:. Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre a cidade e suas mudanças no decorrer do tempo. Caso não consiga projetar a imagem, imprima a fotografia acessando. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/enUc6DDKujYTYAdTaZhEx9Hw9xqkgVRj9JRfCFxBKmENzXNE7z2VvBmGFXEn/his3-06und01-fonte.pdf

Para você saber mais: Sobre a origem do nome de Porto Seguro, acesse http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1402 acesso em 22/01/2019

LS Deglinomini - O uso da memória como meio de preservação da história e da Cultura Local , disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11711/Deglinomini_Liziani_de_Souza.pdf?sequence=1 acesso em 23/01/2019

Fique atento para que os alunos não entendam essa parte da nossa História como "descobrimento do Brasil". A historiografia atual entende isso como errado. Portugal tomou posse da terra, mas ele não a descobriu. Isso precisa estar evidente aos alunos. Para isso, consulte as referências:

Descobrimento foi, na verdade, uma invasão à terra dos índios. Disponível em:

http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/descobrimento-foi-na-verdade-uma-invasao-terra-dos-indios.html . Acesso em 06 de março de 2019

Descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista: a visão dos índios na descoberta da América Portuguesa. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/viewFile/2742/2642 Acesso em: 06 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade será feita em duplas. Informe aos alunos que eles irão produzir um álbum de figurinhas da Cidade, identificando alguns locais. Eles poderão desenhar ou colar fotografias, indicando seu nome e a origem desse nome. Converse com os alunos sobre alguns aspectos da Cidade (construções, ruas, praças, etc). Comece perguntando o nome da rua onde eles moram ou da rua onde está situada a escola, e se eles sabem porque esses lugares receberam esse nome. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, possuem um nome que serve para identificação e localização. A escolha desses nomes não são aleatórios e se relacionam com o desejo de manter viva a memória de pessoas ou eventos históricos importantes para aquele local. Traga para a discussão esse processo de escolha, e que muita coisa mudou em relação a isso. Atualmente, cada município possui as suas regras para a nomeação dos espaços públicos e as petições são analisadas pelos vereadores. Para subsidiar a atividade e as discussões projete o vídeo https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017acesso em 21/01/2019 que narra a origem dos nomes de algumas ruas de Salvador. Para imprimir a atividade acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMrMfX2FGAK5EhQ7wNU2CPZtWUrunewatUZYp7t9bfdcNR8cY94faCyg6bRY/his3-06und01-album-de-figurinhas-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: A atividade tem como sugestão a identificação de três locais da cidade. Se desejar, inclua mais locais para a discussão.

Para você saber mais: Sobre os nomes das ruas , acesse : MACEDO, Emmanuel de: AS RUAS CONTAM SEUS NOMES https://noticias.r7.com/bahia/bahia-no-ar/videos/ruas-de-salvador-tem-nomes-curiosos-29032017 , acesso em 22/01/2019

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