Atividade de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Marco histórico: O Bairro
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcos históricos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia do bairro.
Material complementar:
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993
TEIXEIRA, Marlene P. V.; MACHADO, Rosa Maria. Conceito de Bairro: unidade popular ou técnica? Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ: 1986. p. 66-71.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Os bairros como marcos históricos (Os bairros exibem marcas do tempo e transformações históricas).
Inicie a conversa explorando o objetivo e o significado de bairro que as crianças carregam.
Contexto
Tempo sugerido: 12 min
Orientações:
- Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
- Organize os alunos em duplas e distribua a atividade. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EEUw2VVj5ntsb63qNcrPCACQKUgy7V88Gm5C6pBDHbuB9CbeBefuXfYSs5Td/his3-05und05-atividade-de-contextualizacao.pdf
- Usaremos para discussão a imagem de satélite do bairro do Pelourinho em Salvador. Você poderá utilizar a imagem de satélite do bairro onde a sua escola está inserida e prosseguir com a discussão da atividade. Para ilustrar e ampliar a discussão projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1J3CbmptqkE , acesso em 13/01/2019. O vídeo narra um pouca da história e cultura do Largo do Pelourinho.
- Inicie a aula convidando os alunos a pensarem sobre o bairro em que a escola está localizada. Faça a discussão da imagem, buscando identificar as características do bairro em que a escola está inserida. Durante a conversa, enfoque a história deste espaço urbano e o processo de formação do local. Neste caso estamos abordando o bairro do Pelourinho. O Pelourinho é um bairro de Salvador, está localizado no Centro Histórico da Cidade e possui um conjunto arquitetônico colonial. O Pelourinho é composto por ruas estreitas com ladeiras e pavimentadas com paralelepípedos. Suas ruas oferecem atrações artísticas e musicais e há uma concentração de comércios, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico.
Como adequar à sua realidade: É possível utilizar a imagem do bairro que está localizado a escola, ou promover um tour virtual, utilizando as ferramentas do google para a realização da atividade. Outra sugestão é promover um passeio pelo bairro abordando seus pontos mais importantes antes do início da aula.
Para você saber mais: Sobre o bairro do Pelourinho: CIFELLI i, Gabrielle; PEIXOTO, Paulo - Centros históricos e turismo patrimonial: o Pelourinho como exemplo de uma relação... Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXIV, 2012, pág. 35-54
Para conhecer sobre a história Cidade de Salvador acesse: PINHO, José Wanderley de Araujo. História Social da Cidade de Salvador, 1549/1650. Prefeitura Municipal de Salvador, Edição Comemorativa do 4º Centenário da fundação da cidade, Salvador, 1968, T.
Problematização
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Nessa atividade os alunos farão uma investigação e estabelecerão uma análise da fotografia de uma rua do bairro do Pelourinho. Essa fotografia é datada em 1900.
Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/SalvadorBahia1900.jpg acesso em 12/01/2019
Se preferir use uma fotografia local do seu bairro ou da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.
- Seu bairro se parece em algum aspecto com a retratada?
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e o seu bairro atual?
- Quais as informações podem destacar em relação a fotografia.
- Vocês acham o bairro um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
- Quais as características físicas das pessoas representadas na fotografia? E as vestimentas? São iguais às usadas nos dias de hoje?
- Vocês conhecem outros bairros? Quais?
Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla.
Reforce com os alunos que os bairros tem um nome e ele está relacionado com a história das pessoas que viviam/vivem naquele local. No caso do Pelourinho, seu nome se deu pelo fato de ser o lugar utilizado para castigo das pessoas escravizadas. Os bairros sofrem mudanças com o passar do tempo, o número de construções e de pessoas normalmente aumentam com o passar do tempo e neste processo muitos elementos mudam e outros permanecem.
Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha do bairro. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qegtb3FuvPcbyv8h9DJ9sRtRzaEzXd8sFkydqWQHnGpYdGqygcGB8nQX5yjm/his3-05und05-o-que-voce-sabe-sobre-a-historia-do-bairro-da-sua-escola.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
Como adequar à sua realidade: Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre o bairro e suas mudanças no decorrer do tempo. Caso não consiga projetar a imagem, imprima a fotografia acessando https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bew8NdKx2c6S8drMtc5tS47MWZS2P3eyuAgHzXR5p6FNhmfX3PaDYXDpyTR3/his3-05und05-fonte.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Essa atividade será feita em grupos com 4 integrantes. Informe aos alunos que eles irão fazer uma atividade que estabelecerá um comparativo entre o bairros do passado e o de hoje. Discuta com os alunos alguns aspectos do bairro (construções, monumentos, etc) . Tome cuidado para não estimular as crianças a acharem que o bairro atual é melhor ou pior, mas que as mudanças fazem parte do processo histórico. Traga para a discussão a sua experiência pessoal e compartilhe com a turma. Converse com os alunos sobre as suas vivências no bairro da escola, se sofreu modificações e se você consegue notar semelhanças ou diferenças com o bairro da escola onde você estudou. Para subsidiar a atividade e as discussões projete o vídeo http://g1.globo.com/bahia/videos/t/todos-os-videos/v/exposicao-retrata-20-anos-da-revitalizacao-do-pelourinho/2561623/ (acesso em 11/01/2019) que narra a revitalização do Pelourinho e https://www.youtube.com/watch?v=6nlsWhJZK1Q&t=123s , (acesso em 12/01/2019) que mostra os principais pontos do bairro. Para imprimir a atividade, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dw3xTKV9wAnqm7cBq4aQHBgk8sDtqJWfd8bbHMyCRZgR5Ddn35pV6kyZ3ab6/his3-05und05-atividade-de-sistematizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: É possível trazer para a classe fotografias antigas do bairro da escola, retratando como era o bairro no passado. Elabore um varal para expor as fotografias. Uma outra opção é fazer um vídeo ou uma pesquisa trazendo narrativas dos moradores mais antigos do bairro comentando a vida naquela região no passado e projetar para as crianças. Para imprimir a fonte acesse https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bew8NdKx2c6S8drMtc5tS47MWZS2P3eyuAgHzXR5p6FNhmfX3PaDYXDpyTR3/his3-05und05-fonte.pdf
Para você saber mais: Sobre a construção da história dos bairros, acesse: https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:j9WVAv1mbF4J:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 (acesso em 130/01/2019)
ROCHA, Ruth. O Bairro de Marcelo. Editora Salamanca, 2001
Célia J. A. “Meu Bairro” de Victorino da Editora Vozes
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer os bairros como marcos históricos. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, você vai precisar da imagem de satélite do bairro onde a sua escola está inserida. Tome como base o slide 3 do plano. Inicie as instruções convidando os alunos a pensarem sobre o bairro em que a escola está localizada. Envie a imagem e faça a discussão da imagem, buscando identificar as características do bairro em que a escola está inserida.
Problematização
Selecione uma fotografia antiga do bairro onde fica a escola. Encaminhe a fotografia aos estudantes e, em seguida, via áudio, texto ou vídeo, envie as questões abaixo:
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e o seu bairro atual?
- Quais informações podem destacar em relação a fotografia apresentada?
- Vocês acham o bairro um local importante?
- Quais as características físicas das pessoas representadas na fotografia? E as vestimentas? São iguais às usadas nos dias de hoje?
- Vocês conhecem outros bairros? Quais?
Solicite que os estudantes respondam às questões propostas e compartilhem as produções no grupo da turma.
Sistematização
Mostre aos estudantes mais fotografias antigas de lugares do bairro, como a escola, a igreja, a praça e outros lugares que tenham no bairro. Peça que façam no caderno um comparativo entre aspectos que os lugares das fotografias têm no presente e no passado. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
Palavras-Chave: Pelourinho; Bairro; Ruas;Pertencimento;Marco histórico
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA