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Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Marco histórico: O Bairro

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Marco histórico: O Bairro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer os bairros como marcos históricos. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para esta aula, você vai precisar da imagem de satélite do bairro onde a sua escola está inserida. Tome como base o slide 3 do plano. Inicie as instruções convidando os alunos a pensarem sobre o bairro em que a escola está localizada. Envie a imagem e faça a discussão da imagem, buscando identificar as características do bairro em que a escola está inserida.

Problematização
Selecione uma fotografia antiga do bairro onde fica a escola. Encaminhe a fotografia aos estudantes e, em seguida, via áudio, texto ou vídeo, envie as questões abaixo:
- Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e o seu bairro atual?
- Quais informações podem destacar em relação a fotografia apresentada?
- Vocês acham o bairro um local importante?
- Quais as características físicas das pessoas representadas na fotografia? E as vestimentas? São iguais às usadas nos dias de hoje?
- Vocês conhecem outros bairros? Quais?

Solicite que os estudantes respondam às questões propostas e compartilhem as produções no grupo da turma.

Sistematização
Mostre aos estudantes mais fotografias antigas de lugares do bairro, como a escola, a igreja, a praça e outros lugares que tenham no bairro. Peça que façam no caderno um comparativo entre aspectos que os lugares das fotografias têm no presente e no passado. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_05UND05

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.


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