16523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Marco histórico: O Bairro

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Marco histórico: O Bairro

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia do bairro.

Material complementar:

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993

TEIXEIRA, Marlene P. V.; MACHADO, Rosa Maria. Conceito de Bairro: unidade popular ou técnica? Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ: 1986. p. 66-71.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Os bairros como marcos históricos (Os bairros exibem marcas do tempo e transformações históricas).

Inicie a conversa explorando o objetivo e o significado de bairro que as crianças carregam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
  • Organize os alunos em duplas e distribua a atividade. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EEUw2VVj5ntsb63qNcrPCACQKUgy7V88Gm5C6pBDHbuB9CbeBefuXfYSs5Td/his3-05und05-atividade-de-contextualizacao.pdf
  • Usaremos para discussão a imagem de satélite do bairro do Pelourinho em Salvador. Você poderá utilizar a imagem de satélite do bairro onde a sua escola está inserida e prosseguir com a discussão da atividade. Para ilustrar e ampliar a discussão projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1J3CbmptqkE , acesso em 13/01/2019. O vídeo narra um pouca da história e cultura do Largo do Pelourinho.
  • Inicie a aula convidando os alunos a pensarem sobre o bairro em que a escola está localizada. Faça a discussão da imagem, buscando identificar as características do bairro em que a escola está inserida. Durante a conversa, enfoque a história deste espaço urbano e o processo de formação do local. Neste caso estamos abordando o bairro do Pelourinho. O Pelourinho é um bairro de Salvador, está localizado no Centro Histórico da Cidade e possui um conjunto arquitetônico colonial. O Pelourinho é composto por ruas estreitas com ladeiras e pavimentadas com paralelepípedos. Suas ruas oferecem atrações artísticas e musicais e há uma concentração de comércios, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico.

Como adequar à sua realidade: É possível utilizar a imagem do bairro que está localizado a escola, ou promover um tour virtual, utilizando as ferramentas do google para a realização da atividade. Outra sugestão é promover um passeio pelo bairro abordando seus pontos mais importantes antes do início da aula.

Para você saber mais: Sobre o bairro do Pelourinho: CIFELLI i, Gabrielle; PEIXOTO, Paulo - Centros históricos e turismo patrimonial: o Pelourinho como exemplo de uma relação... Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXIV, 2012, pág. 35-54

Para conhecer sobre a história Cidade de Salvador acesse: PINHO, José Wanderley de Araujo. História Social da Cidade de Salvador, 1549/1650. Prefeitura Municipal de Salvador, Edição Comemorativa do 4º Centenário da fundação da cidade, Salvador, 1968, T.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Nessa atividade os alunos farão uma investigação e estabelecerão uma análise da fotografia de uma rua do bairro do Pelourinho. Essa fotografia é datada em 1900.

Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/SalvadorBahia1900.jpg acesso em 12/01/2019

Se preferir use uma fotografia local do seu bairro ou da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

  • Seu bairro se parece em algum aspecto com a retratada?
  • Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e o seu bairro atual?
  • Quais as informações podem destacar em relação a fotografia.
  • Vocês acham o bairro um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
  • Quais as características físicas das pessoas representadas na fotografia? E as vestimentas? São iguais às usadas nos dias de hoje?
  • Vocês conhecem outros bairros? Quais?

Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmpqafaTU7hBT9Yrjcf2efYyRqE8r5VQJV26RBYKgcp5h7fpPPD9SH2EdN4Y/his3-05und05-questionamentos-para-o-estudo-da-fonte.pdf

Reforce com os alunos que os bairros tem um nome e ele está relacionado com a história das pessoas que viviam/vivem naquele local. No caso do Pelourinho, seu nome se deu pelo fato de ser o lugar utilizado para castigo das pessoas escravizadas. Os bairros sofrem mudanças com o passar do tempo, o número de construções e de pessoas normalmente aumentam com o passar do tempo e neste processo muitos elementos mudam e outros permanecem.

Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha do bairro. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qegtb3FuvPcbyv8h9DJ9sRtRzaEzXd8sFkydqWQHnGpYdGqygcGB8nQX5yjm/his3-05und05-o-que-voce-sabe-sobre-a-historia-do-bairro-da-sua-escola.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.

Como adequar à sua realidade: Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre o bairro e suas mudanças no decorrer do tempo. Caso não consiga projetar a imagem, imprima a fotografia acessando https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bew8NdKx2c6S8drMtc5tS47MWZS2P3eyuAgHzXR5p6FNhmfX3PaDYXDpyTR3/his3-05und05-fonte.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita em grupos com 4 integrantes. Informe aos alunos que eles irão fazer uma atividade que estabelecerá um comparativo entre o bairros do passado e o de hoje. Discuta com os alunos alguns aspectos do bairro (construções, monumentos, etc) . Tome cuidado para não estimular as crianças a acharem que o bairro atual é melhor ou pior, mas que as mudanças fazem parte do processo histórico. Traga para a discussão a sua experiência pessoal e compartilhe com a turma. Converse com os alunos sobre as suas vivências no bairro da escola, se sofreu modificações e se você consegue notar semelhanças ou diferenças com o bairro da escola onde você estudou. Para subsidiar a atividade e as discussões projete o vídeo http://g1.globo.com/bahia/videos/t/todos-os-videos/v/exposicao-retrata-20-anos-da-revitalizacao-do-pelourinho/2561623/ (acesso em 11/01/2019) que narra a revitalização do Pelourinho e https://www.youtube.com/watch?v=6nlsWhJZK1Q&t=123s , (acesso em 12/01/2019) que mostra os principais pontos do bairro. Para imprimir a atividade, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dw3xTKV9wAnqm7cBq4aQHBgk8sDtqJWfd8bbHMyCRZgR5Ddn35pV6kyZ3ab6/his3-05und05-atividade-de-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível trazer para a classe fotografias antigas do bairro da escola, retratando como era o bairro no passado. Elabore um varal para expor as fotografias. Uma outra opção é fazer um vídeo ou uma pesquisa trazendo narrativas dos moradores mais antigos do bairro comentando a vida naquela região no passado e projetar para as crianças. Para imprimir a fonte acesse https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bew8NdKx2c6S8drMtc5tS47MWZS2P3eyuAgHzXR5p6FNhmfX3PaDYXDpyTR3/his3-05und05-fonte.pdf

Para você saber mais: Sobre a construção da história dos bairros, acesse: https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:j9WVAv1mbF4J:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 (acesso em 130/01/2019)

ROCHA, Ruth. O Bairro de Marcelo. Editora Salamanca, 2001

Célia J. A. “Meu Bairro” de Victorino da Editora Vozes

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia do bairro.

Material complementar:

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993

TEIXEIRA, Marlene P. V.; MACHADO, Rosa Maria. Conceito de Bairro: unidade popular ou técnica? Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ: 1986. p. 66-71.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Os bairros como marcos históricos (Os bairros exibem marcas do tempo e transformações históricas).

Inicie a conversa explorando o objetivo e o significado de bairro que as crianças carregam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem para desenvolver a atividade.
  • Organize os alunos em duplas e distribua a atividade. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EEUw2VVj5ntsb63qNcrPCACQKUgy7V88Gm5C6pBDHbuB9CbeBefuXfYSs5Td/his3-05und05-atividade-de-contextualizacao.pdf
  • Usaremos para discussão a imagem de satélite do bairro do Pelourinho em Salvador. Você poderá utilizar a imagem de satélite do bairro onde a sua escola está inserida e prosseguir com a discussão da atividade. Para ilustrar e ampliar a discussão projete o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1J3CbmptqkE , acesso em 13/01/2019. O vídeo narra um pouca da história e cultura do Largo do Pelourinho.
  • Inicie a aula convidando os alunos a pensarem sobre o bairro em que a escola está localizada. Faça a discussão da imagem, buscando identificar as características do bairro em que a escola está inserida. Durante a conversa, enfoque a história deste espaço urbano e o processo de formação do local. Neste caso estamos abordando o bairro do Pelourinho. O Pelourinho é um bairro de Salvador, está localizado no Centro Histórico da Cidade e possui um conjunto arquitetônico colonial. O Pelourinho é composto por ruas estreitas com ladeiras e pavimentadas com paralelepípedos. Suas ruas oferecem atrações artísticas e musicais e há uma concentração de comércios, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico.

Como adequar à sua realidade: É possível utilizar a imagem do bairro que está localizado a escola, ou promover um tour virtual, utilizando as ferramentas do google para a realização da atividade. Outra sugestão é promover um passeio pelo bairro abordando seus pontos mais importantes antes do início da aula.

Para você saber mais: Sobre o bairro do Pelourinho: CIFELLI i, Gabrielle; PEIXOTO, Paulo - Centros históricos e turismo patrimonial: o Pelourinho como exemplo de uma relação... Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXIV, 2012, pág. 35-54

Para conhecer sobre a história Cidade de Salvador acesse: PINHO, José Wanderley de Araujo. História Social da Cidade de Salvador, 1549/1650. Prefeitura Municipal de Salvador, Edição Comemorativa do 4º Centenário da fundação da cidade, Salvador, 1968, T.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Nessa atividade os alunos farão uma investigação e estabelecerão uma análise da fotografia de uma rua do bairro do Pelourinho. Essa fotografia é datada em 1900.

Utilize a fotografia indicada no slide para exemplificação da aula. Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/SalvadorBahia1900.jpg acesso em 12/01/2019

Se preferir use uma fotografia local do seu bairro ou da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo desta fonte.

  • Seu bairro se parece em algum aspecto com a retratada?
  • Quais as diferenças e semelhanças que vocês observam entre a fotografia e o seu bairro atual?
  • Quais as informações podem destacar em relação a fotografia.
  • Vocês acham o bairro um local importante? (Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local)
  • Quais as características físicas das pessoas representadas na fotografia? E as vestimentas? São iguais às usadas nos dias de hoje?
  • Vocês conhecem outros bairros? Quais?

Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmpqafaTU7hBT9Yrjcf2efYyRqE8r5VQJV26RBYKgcp5h7fpPPD9SH2EdN4Y/his3-05und05-questionamentos-para-o-estudo-da-fonte.pdf

Reforce com os alunos que os bairros tem um nome e ele está relacionado com a história das pessoas que viviam/vivem naquele local. No caso do Pelourinho, seu nome se deu pelo fato de ser o lugar utilizado para castigo das pessoas escravizadas. Os bairros sofrem mudanças com o passar do tempo, o número de construções e de pessoas normalmente aumentam com o passar do tempo e neste processo muitos elementos mudam e outros permanecem.

Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha do bairro. Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qegtb3FuvPcbyv8h9DJ9sRtRzaEzXd8sFkydqWQHnGpYdGqygcGB8nQX5yjm/his3-05und05-o-que-voce-sabe-sobre-a-historia-do-bairro-da-sua-escola.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.

Como adequar à sua realidade: Convide pessoas mais velhas para relatarem suas memórias sobre o bairro e suas mudanças no decorrer do tempo. Caso não consiga projetar a imagem, imprima a fotografia acessando https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bew8NdKx2c6S8drMtc5tS47MWZS2P3eyuAgHzXR5p6FNhmfX3PaDYXDpyTR3/his3-05und05-fonte.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Essa atividade será feita em grupos com 4 integrantes. Informe aos alunos que eles irão fazer uma atividade que estabelecerá um comparativo entre o bairros do passado e o de hoje. Discuta com os alunos alguns aspectos do bairro (construções, monumentos, etc) . Tome cuidado para não estimular as crianças a acharem que o bairro atual é melhor ou pior, mas que as mudanças fazem parte do processo histórico. Traga para a discussão a sua experiência pessoal e compartilhe com a turma. Converse com os alunos sobre as suas vivências no bairro da escola, se sofreu modificações e se você consegue notar semelhanças ou diferenças com o bairro da escola onde você estudou. Para subsidiar a atividade e as discussões projete o vídeo http://g1.globo.com/bahia/videos/t/todos-os-videos/v/exposicao-retrata-20-anos-da-revitalizacao-do-pelourinho/2561623/ (acesso em 11/01/2019) que narra a revitalização do Pelourinho e https://www.youtube.com/watch?v=6nlsWhJZK1Q&t=123s , (acesso em 12/01/2019) que mostra os principais pontos do bairro. Para imprimir a atividade, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dw3xTKV9wAnqm7cBq4aQHBgk8sDtqJWfd8bbHMyCRZgR5Ddn35pV6kyZ3ab6/his3-05und05-atividade-de-sistematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: É possível trazer para a classe fotografias antigas do bairro da escola, retratando como era o bairro no passado. Elabore um varal para expor as fotografias. Uma outra opção é fazer um vídeo ou uma pesquisa trazendo narrativas dos moradores mais antigos do bairro comentando a vida naquela região no passado e projetar para as crianças. Para imprimir a fonte acesse https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bew8NdKx2c6S8drMtc5tS47MWZS2P3eyuAgHzXR5p6FNhmfX3PaDYXDpyTR3/his3-05und05-fonte.pdf

Para você saber mais: Sobre a construção da história dos bairros, acesse: https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:j9WVAv1mbF4J:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 (acesso em 130/01/2019)

ROCHA, Ruth. O Bairro de Marcelo. Editora Salamanca, 2001

Célia J. A. “Meu Bairro” de Victorino da Editora Vozes

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano