16521
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Patrimônio Histórico e a nossa história

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Patrimônio Histórico e a nossa história

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para este plano será necessário meia folha de cartolina de qualquer cor para cada um dos alunos, lápis e borracha, material para colorir como lápis de cor e giz de cera. Fotocópias de um texto informativo sobre o patrimônio a ser conhecido pelos alunos. Esse texto pode ser retirado do site da da secretaria de cultura, de um livro didático, de uma revista física ou eletrônica bem como de jornais ou sites especialistas como o do IPHAN.

Material complementar:

  • Folha de atividade para a problematização: ficha de identificação do patrimônio cultural material.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7kkd77w8sWfg934U93v3vzzqBMshYfN5d9WHNbaXE46bQEJZ5rFRbbRd9WSA/ficha-de-identificacao-do-patrimonio-cultural.pdf

  • Documento com a fotografia do Teatro para impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ep96WwCMhxsUjrwvANSArWXejUKQdhtTRQhxbQuphGUkEM2SRNdaPaBC5sE/his3-04und01-fotografia-do-teatro.pdf

Para você saber mais: MATTOZZI. Ivo. CURRÍCULO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO. Itália. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/edur/n47/09.pdf Acesso: 23/01/2019

Machado, Carlos José de Azevedo Teatro Esperança de Jaguarão (RS): memória, história e patrimonialização / Carlos José de Azevedo Machado. UFPEL, 2016 154 f.

Disponível em

https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2016/11/Carlos-Jos%C3%A9-de-Azevedo-Machado.pdf Acesso em: 08/03/2019

IPHAN. Jaguarão (RS) tem de volta o Teatro Esperança totalmente restaurado.

Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3361/ Acesso em: 08/03/2019

IPHAN. Fototeca.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/453?eFototeca=1 Acesso: 23/01/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente esse objetivo aos alunos. Se não for possível projetar, escreva no quadro da sala e leia com eles esclarecendo suas possíveis dúvidas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a interação com os alunos fazendo a pergunta que está no slide. É provável que a maioria, senão todos, relatem terem visto pelo menos uma foto dos pais quando mais novos, dos avós, deles mesmos quando bebês. A ideia é mostrar para os alunos que existem meios/instrumentos para que possamos conhecer a história das nossas famílias e da nossa cidade, localidade e região. Para seguir com as reflexões sugere-se o roteiro de perguntas abaixo:

  • Ao verem as fotos das suas famílias vocês notaram algumas diferenças? Por exemplo:
  • O tipo de roupa, penteados eram diferentes dos atuais?
  • Conheceram algum parente que já havia morrido quando vocês nasceram?
  • Alguém lhes contou uma história divertida?
  • Descobriram como foi o seu primeiro aniversário?
  • Conhecer o passado da sua família faz com que vocês se sintam como? Espera-se que os alunos digam que é bom, engraçado ou curioso saber histórias das suas famílias.

Agora explique aos alunos que existem diversas formas de conhecer também a história do nosso lugar (país, região, cidade, local) e uma delas é conhecer os nossos patrimônios que são lugares, paisagens, saberes que são próprios da nossa gente. Agora convide os alunos para conhecer um patrimônio material local e assim saber mais sobre a sua região.

Para adequar essa etapa a sua realidade, sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, copie a pergunta para o quadro da sala e você poderá até levar um álbum de fotografias suas ou da escola para exemplificar a ideia de contexto proposta. Também é possível pedir que os alunos tragam fotos das suas famílias e assim tornem o momento ainda mais relacionado com eles próprios.

  • O roteiro de perguntas é uma sugestão que deve ser adaptada segunda a sua realidade e mesmo ao ritmo de respostas e comentários dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para esta etapa propõe-se desenvolver o trabalho utilizando como fonte histórica uma fotografia de um patrimônio local. No caso temos como exemplo o Teatro Esperança em Jaguarão. Como proposto no objetivo, os alunos deverão identificar um patrimônio local e conhecer a história deste. E para isso deverão confrontar suas observações da fotografia com uma pequeno texto com informações sobre o patrimônio cultural. As descobertas dos alunos deverão ser registradas em uma ficha de identificação do patrimônio. Para o desenvolvimento da atividade propõe-se:

  • Inicie apresentando aos alunos o patrimônio que eles conhecerão e para isso utilize o slide acima.
  • Pergunte se eles já conhecem o lugar, se já foram em uma visita, se já passaram pela calçada, de ônibus e quem sabe se moram perto. (Aqui os alunos podem ter relatos para fazer o que deve ser bem vindo para a construção do conhecimento)
  • Pergunte se alguém sabe dizer alguma curiosidade sobre o local. Mais uma vez a contribuição dos alunos é importante, mas caso nenhum conheça qualquer aspecto sobre o patrimônio, convide-os assim mesmo para saber mais.
  • Então explique a atividade: reúna os alunos em grupos e distribua uma cópia da folha de atividade da problematização e do texto informativo para cada grupo. Essa folha de atividade consiste em uma ficha de identificação do patrimônio.
  • Agora peça que os grupos observem bem a fotografia e junto com o texto informativo produzam uma ficha de identificação sobre o patrimônio.
  • Leia com os alunos a folha de atividade e tire suas dúvidas.

Lembre de explicar aos alunos que eles podem colaborar entre si para preencher a ficha de identificação, inclusive trocando informações pesquisadas. A construção do conhecimento deve ser colaborativa e com o protagonismo dos alunos ganhando assim sentido.

Fotografia 1.

Fototeca IPHAN: Fotografia.Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/453?eFototeca=1 Acesso em: 23/01/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Para início trabalhe com um patrimônio importante para sua região. No caso desse plano a proposta é trabalhar com patrimônio material que podem ser fortificações, teatros, habitações antigas, conjuntos arquitetónicos, praças, portos, pontes, feiras, mercados entre outros. Sugere-se no início desse plano a consulta no site do IPHAN.

  • Para apresentação do patrimônio trabalhado você poderá produzir um cartaz ou mesmo reproduzir o slide na lousa da sala de aula adequando, evidentemente, ao patrimônio que você selecionou.

  • A folha de atividade pode ser usada em qualquer situação e para qualquer patrimônio, pois ela foi feita de forma genérica. E caso não seja possível fotocopiar uma para cada grupo peça aos alunos para copiarem para uma folha do caderno ou mesmo um papel avulso.

  • Se não for possível entregar para os grupos uma cópia do texto informativo, copie no quadro e deixe disponível para os alunos.

  • Se na sua localidade não há um registro arquivístico e documental dos patrimônios, o texto informativo pode ser feito com base na história oral através de entrevistas com moradores. Você mesmo poderá fazer esse levantamento e disponibilizar aos alunos.

  • Se também não tiver disponível uma imagem do património local nem em livros, revistas, jornais e internet, fotografe. Se ainda assim não for possível, tente planejar uma visita ao patrimônio o que pode ser viável sem grandes custos no caso de localidades não extensas territorialmente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Chegou o momento de fazer a retomada do que foi desenvolvido nas etapas anteriores. Para isso sugere-se como atividade a produção de um cartaz informativo sobre o patrimônio que os alunos conheceram. Nesse cartaz os alunos deverão reproduzir em desenho o patrimônio e adicionar informações coletadas na ficha de identificação. Explique aos alunos que esses cartazes deverão ser o meio pelo qual outras pessoas poderão conhecer o patrimônio cultural da sua região. Essa atividade deve ser feita individualmente, mas os alunos podem socializar suas ideias e concluídos os cartazes sugere-se que esses sejam expostos no mural da sala para que todos possam conhecer a produção dos colegas.

  • Leia com os alunos o slide acima de forma animada.
  • Explique a atividade para eles.
  • Distribua a folha para atividade ( meia cartolina para cada aluno) e o material de colorir.
  • Exponha o material no mural e parabenize os alunos pela atividade.
  • Para que atividade não corra o risco de se tornar repetitiva e os alunos possam explorar a imaginação ofereça material diversificado para a produção do cartaz. Como itens de reciclagem e de artesanato.

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, faça o convite do slide aos alunos e se preferir copie o conteúdo para o quadro e então convide-os para ler.

  • Se não for possível distribuir meia cartolina para cada alunos peça que eles façam a atividade em um papel A4 ou mesmo na folha do caderno.

  • Caso algum aluno tenha mais dificuldades na produção escrita permita que realize a atividade de forma oral. Peça que ele explique como contaria para um turista sobre o patrimônio que conheceu nessa aula.

  • Se dispuser de mais tempo, desenvolva essa atividade em parceria com o professor de artes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para este plano será necessário meia folha de cartolina de qualquer cor para cada um dos alunos, lápis e borracha, material para colorir como lápis de cor e giz de cera. Fotocópias de um texto informativo sobre o patrimônio a ser conhecido pelos alunos. Esse texto pode ser retirado do site da da secretaria de cultura, de um livro didático, de uma revista física ou eletrônica bem como de jornais ou sites especialistas como o do IPHAN.

Material complementar:

  • Folha de atividade para a problematização: ficha de identificação do patrimônio cultural material.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7kkd77w8sWfg934U93v3vzzqBMshYfN5d9WHNbaXE46bQEJZ5rFRbbRd9WSA/ficha-de-identificacao-do-patrimonio-cultural.pdf

  • Documento com a fotografia do Teatro para impressão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8ep96WwCMhxsUjrwvANSArWXejUKQdhtTRQhxbQuphGUkEM2SRNdaPaBC5sE/his3-04und01-fotografia-do-teatro.pdf

Para você saber mais: MATTOZZI. Ivo. CURRÍCULO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO. Itália. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/edur/n47/09.pdf Acesso: 23/01/2019

Machado, Carlos José de Azevedo Teatro Esperança de Jaguarão (RS): memória, história e patrimonialização / Carlos José de Azevedo Machado. UFPEL, 2016 154 f.

Disponível em

https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2016/11/Carlos-Jos%C3%A9-de-Azevedo-Machado.pdf Acesso em: 08/03/2019

IPHAN. Jaguarão (RS) tem de volta o Teatro Esperança totalmente restaurado.

Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3361/ Acesso em: 08/03/2019

IPHAN. Fototeca.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/453?eFototeca=1 Acesso: 23/01/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente esse objetivo aos alunos. Se não for possível projetar, escreva no quadro da sala e leia com eles esclarecendo suas possíveis dúvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a interação com os alunos fazendo a pergunta que está no slide. É provável que a maioria, senão todos, relatem terem visto pelo menos uma foto dos pais quando mais novos, dos avós, deles mesmos quando bebês. A ideia é mostrar para os alunos que existem meios/instrumentos para que possamos conhecer a história das nossas famílias e da nossa cidade, localidade e região. Para seguir com as reflexões sugere-se o roteiro de perguntas abaixo:

  • Ao verem as fotos das suas famílias vocês notaram algumas diferenças? Por exemplo:
  • O tipo de roupa, penteados eram diferentes dos atuais?
  • Conheceram algum parente que já havia morrido quando vocês nasceram?
  • Alguém lhes contou uma história divertida?
  • Descobriram como foi o seu primeiro aniversário?
  • Conhecer o passado da sua família faz com que vocês se sintam como? Espera-se que os alunos digam que é bom, engraçado ou curioso saber histórias das suas famílias.

Agora explique aos alunos que existem diversas formas de conhecer também a história do nosso lugar (país, região, cidade, local) e uma delas é conhecer os nossos patrimônios que são lugares, paisagens, saberes que são próprios da nossa gente. Agora convide os alunos para conhecer um patrimônio material local e assim saber mais sobre a sua região.

Para adequar essa etapa a sua realidade, sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, copie a pergunta para o quadro da sala e você poderá até levar um álbum de fotografias suas ou da escola para exemplificar a ideia de contexto proposta. Também é possível pedir que os alunos tragam fotos das suas famílias e assim tornem o momento ainda mais relacionado com eles próprios.

  • O roteiro de perguntas é uma sugestão que deve ser adaptada segunda a sua realidade e mesmo ao ritmo de respostas e comentários dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para esta etapa propõe-se desenvolver o trabalho utilizando como fonte histórica uma fotografia de um patrimônio local. No caso temos como exemplo o Teatro Esperança em Jaguarão. Como proposto no objetivo, os alunos deverão identificar um patrimônio local e conhecer a história deste. E para isso deverão confrontar suas observações da fotografia com uma pequeno texto com informações sobre o patrimônio cultural. As descobertas dos alunos deverão ser registradas em uma ficha de identificação do patrimônio. Para o desenvolvimento da atividade propõe-se:

  • Inicie apresentando aos alunos o patrimônio que eles conhecerão e para isso utilize o slide acima.
  • Pergunte se eles já conhecem o lugar, se já foram em uma visita, se já passaram pela calçada, de ônibus e quem sabe se moram perto. (Aqui os alunos podem ter relatos para fazer o que deve ser bem vindo para a construção do conhecimento)
  • Pergunte se alguém sabe dizer alguma curiosidade sobre o local. Mais uma vez a contribuição dos alunos é importante, mas caso nenhum conheça qualquer aspecto sobre o patrimônio, convide-os assim mesmo para saber mais.
  • Então explique a atividade: reúna os alunos em grupos e distribua uma cópia da folha de atividade da problematização e do texto informativo para cada grupo. Essa folha de atividade consiste em uma ficha de identificação do patrimônio.
  • Agora peça que os grupos observem bem a fotografia e junto com o texto informativo produzam uma ficha de identificação sobre o patrimônio.
  • Leia com os alunos a folha de atividade e tire suas dúvidas.

Lembre de explicar aos alunos que eles podem colaborar entre si para preencher a ficha de identificação, inclusive trocando informações pesquisadas. A construção do conhecimento deve ser colaborativa e com o protagonismo dos alunos ganhando assim sentido.

Fotografia 1.

Fototeca IPHAN: Fotografia.Disponível em:

http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/453?eFototeca=1 Acesso em: 23/01/2019

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Para início trabalhe com um patrimônio importante para sua região. No caso desse plano a proposta é trabalhar com patrimônio material que podem ser fortificações, teatros, habitações antigas, conjuntos arquitetónicos, praças, portos, pontes, feiras, mercados entre outros. Sugere-se no início desse plano a consulta no site do IPHAN.

  • Para apresentação do patrimônio trabalhado você poderá produzir um cartaz ou mesmo reproduzir o slide na lousa da sala de aula adequando, evidentemente, ao patrimônio que você selecionou.

  • A folha de atividade pode ser usada em qualquer situação e para qualquer patrimônio, pois ela foi feita de forma genérica. E caso não seja possível fotocopiar uma para cada grupo peça aos alunos para copiarem para uma folha do caderno ou mesmo um papel avulso.

  • Se não for possível entregar para os grupos uma cópia do texto informativo, copie no quadro e deixe disponível para os alunos.

  • Se na sua localidade não há um registro arquivístico e documental dos patrimônios, o texto informativo pode ser feito com base na história oral através de entrevistas com moradores. Você mesmo poderá fazer esse levantamento e disponibilizar aos alunos.

  • Se também não tiver disponível uma imagem do património local nem em livros, revistas, jornais e internet, fotografe. Se ainda assim não for possível, tente planejar uma visita ao patrimônio o que pode ser viável sem grandes custos no caso de localidades não extensas territorialmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Chegou o momento de fazer a retomada do que foi desenvolvido nas etapas anteriores. Para isso sugere-se como atividade a produção de um cartaz informativo sobre o patrimônio que os alunos conheceram. Nesse cartaz os alunos deverão reproduzir em desenho o patrimônio e adicionar informações coletadas na ficha de identificação. Explique aos alunos que esses cartazes deverão ser o meio pelo qual outras pessoas poderão conhecer o patrimônio cultural da sua região. Essa atividade deve ser feita individualmente, mas os alunos podem socializar suas ideias e concluídos os cartazes sugere-se que esses sejam expostos no mural da sala para que todos possam conhecer a produção dos colegas.

  • Leia com os alunos o slide acima de forma animada.
  • Explique a atividade para eles.
  • Distribua a folha para atividade ( meia cartolina para cada aluno) e o material de colorir.
  • Exponha o material no mural e parabenize os alunos pela atividade.
  • Para que atividade não corra o risco de se tornar repetitiva e os alunos possam explorar a imaginação ofereça material diversificado para a produção do cartaz. Como itens de reciclagem e de artesanato.

Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:

  • Se não for possível projetar o slide, faça o convite do slide aos alunos e se preferir copie o conteúdo para o quadro e então convide-os para ler.

  • Se não for possível distribuir meia cartolina para cada alunos peça que eles façam a atividade em um papel A4 ou mesmo na folha do caderno.

  • Caso algum aluno tenha mais dificuldades na produção escrita permita que realize a atividade de forma oral. Peça que ele explique como contaria para um turista sobre o patrimônio que conheceu nessa aula.

  • Se dispuser de mais tempo, desenvolva essa atividade em parceria com o professor de artes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano :

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano