16520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Contos populares

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Contos populares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer aspectos da cultura regional através de histórias populares. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).

Para esta aula, selecione uma lenda local. O plano usa a “A lenda do boqueirão pertencente a cidade de Lavras da Mangabeira-CE”, mas você deve adequar a aula a uma lenda da sua região. Para iniciar, envie para os estudantes, via arquivo de áudio, as questões abaixo:
- Será que alguém já ouviu em casa com os pais ou avós uma história diferente dos contos de fadas?
- Vocês já ouviram alguma história que aconteceu em nossa cidade?

Peça que os estudantes façam as respostas no caderno e as compartilhem no grupo, via arquivo de áudio.

Problematização
Para esta etapa, você realizará uma contação de histórias. Grave um vídeo contando como ocorreu a história do seu lugar. Atente para produzir um cenário bem claro e cuide para que os estudantes possam relacionar o que é estudado à própria realidade. Com o vídeo produzido, envie-o para a turma. Na sequência, peça que respondam o arquivo de problematização.

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Nessa etapa, oriente, via áudio, que os estudantes imaginem um novo final para o conto. Eles devem escrever esse novo final no caderno e encaminhar para o grupo da escola. É possível fazer o texto de forma coletiva no Google Docs (veja aqui como fazer um) e ilustrá-lo. Com as novas histórias, você pode postar no Padlet (veja aqui como fazer). Outra opção é criar um quiz no aplicativo Kahoot (veja aqui como fazer um).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos aalguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial”, “História do Brasil - Café e imigrantes” e “Turma do Folclore”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_03UND05

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas