Biografia de Gregório Angelieri
Plano de Aula
Plano de aula: Trocas culturais: imigrantes
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pontos de vista sobre acontecimentos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI03) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha.
Material complementar:
- Biografia de Gregório Angelieri
- Tabela de análise das fontes. Essa é a folha de atividade para a etapa da problematização.
- Folha de atividade da sistematização- carta
- Documento contendo as fotografias utilizadas neste plano.
Para você saber mais: Segue abaixo uma lista de links entre artigos, tese e sites específicos. Todos são sobre as diversas migrações para o Brasil. Sugere-se a pesquisa para que você possa se fundamentar, tirar dúvidas e se aprofundar sobre o processo de imigração da sua região. E por fim também te auxiliar na adequação exigida pela BNCC e variação dos tipos de fontes históricas.
JUNIOR. Manoel Caetano do Nascimento. HISTÓRIA LOCAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: DAS REFLEXÕES CONCEITUAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ANPHU. Bahia, 2016. Disponível em:
http://snh2011.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf Acesso: 15/02/2019
TEIXEIRA.Roseane S. Imigração Histórica. Disponível em:
https://imigracaohistorica.com/biografias-de-imigrantes-italianos/ Acesso: 15/02/2019
Museu da Imigração. São Paulo. Disponível em:
http://museudaimigracao.org.br/acervo/historia-oral/ acesso: 07/01/2019
Decol, René Daniel. Imigrações urbanas para o Brasil : o caso dos judeus.Tese de Doutorado.UNICAMP, 1999. Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280254 acesso: 07/01/2019
SILVA. Débora.Conheça a Estrutura e Característica da Carta pessoal.Estudos KIds. Disponível em:
https://www.estudokids.com.br/caracteristicas-da-carta-pessoal/ acesso: 07/01/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos e para isso você poderá exibir o slide caso disponha do equipamento. Não sendo possível a projeção escreva no quadro da sala ou produza um cartaz.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entre os diversos povos que imigraram para o Brasil, foi selecionado o italiano para ser usado como exemplo neste plano de aula. E para partir da realidade do aluno, do que lhe é familiar, utiliza-se no contexto a pizza, comida de origem italiana que hoje é presente em todo o Brasil e em diversos eventos familiares e sem dúvida é apreciada pelas crianças em qualquer ocasião. Abaixo sugere-se formas de adequar esse plano a realidade da sua localidade, pois a ideia é que os alunos saibam identificar qual povo imigrante está mais presente na sua localidade e conheçam aspectos básicos do contexto de imigração desses povos para o Brasil. Portanto, você deverá trabalhar com o povo mais presente na sua região e assim tornar o aprendizado significativo.
Para iniciar, faça a pergunta do slide aos alunos de forma animada. Espera-se que os alunos respondam que gostam de pizza e para tornar esse momento mais significativo pergunte:
- Qual sabor você prefere?
- Qual a última vez que comeu pizza?
- Você fica feliz quando come pizza?
- Você saberia me dizer de onde vem a pizza? Qual povo inventou?
- Como a pizza chegou ao Brasil?
É possível que alguns alunos saibam que a pizza vem da Itália, mas é bem provável que não saibam dizer como a pizza chegou ao Brasil. Esse é o momento para introduzir o assunto e explicar que a alguns anos atrás, principalmente no século XIX, muitas pessoas vieram de várias partes do mundo, principalmente do continente Europeu para viver no Brasil e recomeçaram a sua vida no país, como exemplo os italianos que trouxeram muitas lembranças da Itália como as receitas de comidas, entre elas a pizza. E que as lembranças trazidas por esses imigrantes estão presentes na vida de todos, mesmo que não se seja descendentes deles. Afinal, muita gente no mundo conhece a pizza não é?
O importante nessa etapa é deixar que as crianças façam suas considerações e que assim possam perceber como estão presentes em suas vidas as trocas culturais resultantes das relações com os povos imigrantes, no caso os italianos.
Agora convide os alunos para verem fotografias de imigrantes chegando ao Brasil. Essa atividade será desenvolvida na próxima etapa da aula, a problematização.
Como adequar à sua realidade: Sugere-se as seguintes possibilidades de adaptação:
- Se na sua localidade o povo imigrante mais presente não for o italiano, faça uma adaptação trocando os italianos pelo povo que migrou para sua localidade.
- Seguindo o exposto no item acima também deve ser feita uma adaptação para a troca cultural mais comum na sua localidade que não precisa ser necessariamente um tipo de comida, mas também instrumento musical, dança, roupas típicas, bebidas, a forma de construir uma casa, de plantar uma cultura de alimento, palavras próprias do lugar, produções artísticas, literárias, arquitetônicas, etc.
- A forma como você irá apresentar o contexto fica a critério das condições de que dispuser. Você poderá projetar, criar um cartaz, levar a comida ou a vestimenta, poderá colocar um vídeo de uma dança típica ou da música.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Agora os alunos iniciarão o processo de construção do conhecimento sobre o processo de imigração do povo imigrante responsável pela troca cultural trabalhada na contextualização, no caso a pizza, e de tantos outros. E para isso dois tipos de fontes históricas serão trabalhadas: as fotografias e uma pequena biografia do italiano Gregório Angelieri que está em um documento a parte disponibilizado no link abaixo.
As fotografias, entre outras possibilidades, retratam sobretudo como eram feitas as viagens dos imigrantes para o Brasil. No caso da fotografia à esquerda trata-se de italianos saindo do porto de Palermo em 1910 e a fotografia à direita mostra a primeira visão do porto de Santos em São Paulo e também data de 1910. Essas fotografias foram selecionadas a fim de mostrar para os alunos aspectos básicos sobre as viagens enfrentadas pelos imigrantes, tais como: meio de transporte, lotação e duração da viagem. Na biografia citada acima podemos identificar algumas informações básicas sobre o imigrante já na sua vida em solo brasileiro, a saber, em que região da Itália ele é oriundo, quantas vezes se casou e com quantos anos, qual a profissão exerceu.
Os aspectos apontados nas fontes históricas devem ser o direcionamento da atividade dessa etapa, ou seja, as descobertas que os alunos devem fazer. Explique para os alunos que essa viagem era longa e durava meses e que muitos imigrantes vieram dos países europeus, mas não somente de lá. Essas pessoas deixavam suas famílias e amigos em busca de uma vida nova e geralmente vinham fugidas de guerras e da pobreza.
A atividade consistirá na análise das fontes e preenchimento de uma tabela com as informações levantadas pelos alunos. Lembre-se de orientar a atividade e direcionar o olhar deles, mas não limitá-lo, pois as crianças podem levantar outros aspectos e até trazer vivências de parentes imigrantes e isso deverá sem bem vindo já que contribui para a significância da aprendizagem e o protagonismo deles no processo de construção do conhecimento. Para a realização da atividade sugere-se:
- Reúna os alunos em equipes.
- Explique às crianças a dinâmica da atividade dando sempre um tom de aventura e assim fazendo com que elas se sintam investigadores.
- Diga que você entregará para elas uma folha onde devem anotar suas descobertas ( a tabela de atividade).
- E agora diga que elas têm três pistas para investigar, chamadas de fontes históricas, duas fotografias e uma biografia (provavelmente nem todos saberão o que é uma biografia então explique que é uma forma de conhecer as histórias da vida de uma pessoa).
- Exponha as fotografias e peça aos alunos que observem com atenção. Diga que as pessoas na fotografia à esquerda são imigrantes vindos da Itália e que na segunda são imigrantes chegando no Brasil.
- Pergunte aos alunos o que eles acham mais interessante nas fotografias.
- Agora convide os alunos para conhecer um pouco sobre a vida de um desses imigrantes que vieram para o Brasil. Então leia com eles a biografia de Gregório Angelieri e tire as dúvidas dos alunos sobre palavras específicas.
- Entregue uma cópia da biografia para cada grupo e convide os alunos para fazer o preenchimento da tabela com as suas descobertas.
- Biografia de Gregório Angelieri
- Tabela de análise das fontes. Essa é a folha de atividade para a etapa da problematização.
Figura 1:
Fondazione Paolo: Fotografia. Disponível em:
https://imigracaohistorica.com/fotos/ Acesso: 06/01/2019
Figura 2.
Museu da Imigração: Fotografia. Disponível em:
https://imigracaohistorica.com/fotos/ Acesso em: 02/01/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar esse plano a sua realidade e cumprir o que pede a habilidade da BNCC sugere-se:
- A primeira adequação diz respeito ao povo imigrante. Você deverá trabalhar com o que for característico da sua região seguindo o que já foi sugerido na etapa da contextualização. Não precisa se limitar aos povos europeus, pois muitas regiões do Brasil receberam a imigração de árabes, judeus, japoneses, etc. Para isso sugere-se uma pesquisa prévia sobre a história local que possibilita elencar um grupo imigrante mais presente na sua região. Também disponibiliza-se dois artigos sobre o ensino de história multicultural, cotidiano e local e seus desafios e possibilidades. Fundamentação importante para a construção de saberes significativos que se relacionam com as vivências das localidades.
- No ínicio desse plano disponibiliza-se dois links de sites que contém diversas informações sobre a imigração para o Brasil, não só europeia. Nesses sites há fontes históricas diversas que poderão ser utilizadas de acordo com o que for mais acessível para sua realidade. Inclusive biografias.
- A tabela de atividade é genérica e não cita um tipo de fonte específica e nem um povo imigrante específico, assim poderá ser usada mesmo que seja feita a adaptação.
- Se for trabalhar com as proposta desse plano de forma integral, mas não tiver como projetar as fotografias, sugere-se a impressão delas e produção de um cartaz que poderá ser colado no quadro na sala ou na parede. O link do site de onde as imagens foram retiradas está disponível logo abaixo delas.
- Se não for possível a impressão da folha de atividade, é possível fotocopiar ou copiar no quadro e solicitar que os alunos copiem para a folha de caderno ou uma folha sulfite.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nessa etapa vamos retomar o que foi abordado no contexto junto as fontes trabalhadas na problematização. Para isso propõe-se a produção de uma carta. Os alunos devem imaginar que são imigrantes recém chegados ao Brasil e que querem mandar notícias aos familiares que ficaram no seu país de origem. No caso do exemplo desse plano, a Itália. Nessa carta os alunos devem contar qual o meio de transporte utilizaram para viajar ao Brasil, se tinha muita gente viajando junto, qual cidade no Brasil ele vai morar ( espera-se que falem da própria cidade, região ou localidade) e qual profissão vão trabalhar. Nesse plano utilizamos o exemplo de um barbeiro, o italiano Gregório Angelieri. Para a realização dessa etapa sugere-se:
- Explique a atividade aos alunos começando pela leitura do slide.
- Diga que eles podem utilizar as informações da tabela de atividade preenchida na etapa anterior.
- Informe que eles podem socializar as informações tirando dúvidas e trocando ideias entre si.
- Finalize colando as cartas produzidas no mural da sala para que os alunos possam conhecer a produção um do outro.
- Folha de atividade da sistematização- carta
Como adequar à sua realidade: Para adequar a sua realidade sugere-se:
- A atividade proposta pode ter adaptações de acordo com as fontes que você optar por utilizar. Nesse caso outros critérios devem ser contemplados para a elaboração da carta. O importante é que a carta remete a descobertas feitas pelos alunos nas etapas anteriores, pois esse momento é de retomada do conhecimento construído.
- A folha de atividade da sistematização é genérica e pode ser utilizada independente da adaptação feita. Ela também já terá os itens básicos de uma carta. Os alunos deverão apenas completar, mas se houver tempo de explicar as especificidade desse tipo textual é possível se fundamentar nas informações Estudos Kids cujo link está disponível no segundo slide.
- Se não for possível imprimir ou fotocopiar a folha para cada um dos alunos copie o conteúdo no quadro e solicite que os alunos copiem para o seu caderno.
- Observe que o conteúdo da carta abordará questões menos aprofundadas sobre o contexto da imigração para o Brasil, mas esse plano de aula pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho mais extenso e fundamentado sobre as trocas culturais resultantes do processo de imigração. É possível utilizar essa carta como primeira produção dos alunos sobre as condições de viagem desses imigrantes ou de vida ao chegar no Brasil. Assim, em outras aulas, esses temas poderão ser aprofundados com mais informações e com outros tipos de fontes. Então os alunos poderão produzir outra carta e comparar o desenvolvimento da aprendizagem com essa carta inicial. A ideia não é dar conta de conteúdo e desenvolvimento da habilidade em um único plano de aula. Portanto, sugere-se a expansão de acordo com as possibilidades da sua realidade escolar.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar o povo que migrou para sua região e saber aspectos dessa imigração. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Para falar de povos imigrantes, escolhemos os italianos. Assim, peça que os estudantes visualizem o slide 3 do plano e respondam, em arquivo de áudio, as seguintes questões:
- Qual sabor de pizza você prefere?
- Qual a última vez que comeu pizza?
- Você fica feliz quando come pizza?
- Você saberia me dizer de onde vem a pizza? Qual povo inventou?
- Como a pizza chegou ao Brasil?
Peça que façam as respostas no caderno e compartilhem no grupo, via arquivo de áudio.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4 e o arquivo de problematização. Diga que eles estão investigando e conhecerão a vida de Gregório Angelieri. Peça que fiquem atentos e observem com atenção. Diga que as pessoas na fotografia à esquerda são imigrantes vindos da Itália, e que na segunda são imigrantes chegando ao Brasil. Para relacionarmos o estudo dos imigrantes à realidade dos estudantes, solicite que pesquisem sobre esses povos que construíram a sua região e respondam ao arquivo de problematização, que será a base para a próxima etapa.
Sistematização
Nessa etapa, oriente, via áudio, que os estudantes imaginem que eles são os imigrantes e estão vindo para o Brasil. Eles devem produzir uma carta, contando para os familiares como foi a viagem e como é o lugar que vocês estão vivendo. Na sequência, monte um álbum no Padlet (veja como fazer um aqui) com as produções dos estudantes e compartilhe o link para que eles vejam as produções uns dos outros.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “História do Brasil - Café e imigrantes”
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
Palavras-Chave: Imigração; Trocas culturais
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