16519
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Trocas culturais: imigrantes

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Trocas culturais: imigrantes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar o povo que migrou para sua região e saber aspectos dessa imigração. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).

Para falar de povos imigrantes, escolhemos os italianos. Assim, peça que os estudantes visualizem o slide 3 do plano e respondam, em arquivo de áudio, as seguintes questões:
- Qual sabor de pizza você prefere?
- Qual a última vez que comeu pizza?
- Você fica feliz quando come pizza?
- Você saberia me dizer de onde vem a pizza? Qual povo inventou?
- Como a pizza chegou ao Brasil?

Peça que façam as respostas no caderno e compartilhem no grupo, via arquivo de áudio.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4 e o arquivo de problematização. Diga que eles estão investigando e conhecerão a vida de Gregório Angelieri. Peça que fiquem atentos e observem com atenção. Diga que as pessoas na fotografia à esquerda são imigrantes vindos da Itália, e que na segunda são imigrantes chegando ao Brasil. Para relacionarmos o estudo dos imigrantes à realidade dos estudantes, solicite que pesquisem sobre esses povos que construíram a sua região e respondam ao arquivo de problematização, que será a base para a próxima etapa.

Sistematização
Nessa etapa, oriente, via áudio, que os estudantes imaginem que eles são os imigrantes e estão vindo para o Brasil. Eles devem produzir uma carta, contando para os familiares como foi a viagem e como é o lugar que vocês estão vivendo. Na sequência, monte um álbum no Padlet (veja como fazer um aqui) com as produções dos estudantes e compartilhe o link para que eles vejam as produções uns dos outros.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial” e “História do Brasil - Café e imigrantes”

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_03UND04

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas