16515
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Quem sou eu?

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Quem sou eu?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_03UND05

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Zoom.

Contexto

O objetivo deste plano é perceber que temos sentimentos e histórias diferentes. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Escolha alguns estudantes para responderem as questões que serão postas. Dê os comandos no momento síncrono ou mande um áudio em momento assíncrono. Questione os estudantes selecionados:
- Quantos anos você tem?
- O que gosta de fazer?
- O que não gosta de jeito nenhum?
- O que você mais gosta em você?
- O que você sabe sobre sua história?

Peça que os estudantes que você escolheu enviem vídeos de, no máximo, 1min30s respondendo às questões, socializando com os colegas.

Problematização
Em seguida, compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui). Envie um áudio ou vídeo mostrando o arquivo de problematização e perguntando o que eles entendem sobre ele. O “meme” indica que temos um comportamento ou uma “identidade” diferente em cada espaço que ocupamos. Dê um tempo para que eles respondam e solicite que as respostas sejam enviadas via áudio com, no máximo, 40 segundos de duração para otimizar o acompanhamento.

Sistematização

Por fim, envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça a eles que façam seus próprios “memes”. Atente para que eles percebam os sentimentos diferentes em situações distintas. Solicite que gravem um vídeo de, no máximo, 01 minuto para socializarem as produções.

Convite às famílias

As famílias podem colaborar lendo para as crianças o livro “Tenho monstros na barriga”, da autora Tânia Casarim. O vídeo “Inteligência emocional e flexibilidade” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Nktuy9p4hro) ajuda os estudantes a compreenderem o sentido da cooperação e a necessidade de colocar-se no lugar do outro.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS104UND e HIS108UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15 e EF02ER02.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_03UND05

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas