16514
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - FAMÍLIA: MINHA ORIGEM

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre FAMÍLIA: MINHA ORIGEM

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Midian Kelly Carvalho Lessa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_02UND01

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Youtube, Zoom, Google Meet, Google Classroom.

Contexto

Neste plano o objetivo é perceber o que há em comum, ou diferente, entre a própria família e a família de outras crianças. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio, via WhatsApp ou outra ferramenta que esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes o áudio da música “Família” (https://www.youtube.com/watch?v=Gc32D2UyMzw), assim como a sua letra (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u39w2cjudEy2W7uqY5dSXXU9YCFAq9KkDsukt7EbYjJd4y8Ya7EqzTVkrkAr/his1-02und01-letra-da-musica-familia-de-fabio-jr.pdf). Solicite que eles leiam a letra da música ou vejam o clipe. Questione:

- A música fala sobre o quê?
- O que é uma família?
- Quem são as pessoas que fazem parte da sua família?

Solicite aos alunos que respondam as perguntas também via áudio, a fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando. Os áudios devem ser limitados à, no máximo, 01 minuto. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (assista como criar uma reunião online em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).

Problematização

Professor, nesta etapa iremos trabalhar com uma fonte documental. Esta fonte será uma certidão de nascimento. Sugerimos que você use a sua ou de alguém que esteja no seu convívio familiar (você pode usar uma certidão de casamento e fazer as devidas adaptações). Grave um áudio pedindo que os estudantes fiquem atentos ao nome da pessoa que consta na certidão, data de nascimento, local onde nasceu, nome do pai e da mãe, nome dos avós paternos e maternos. Solicite que leiam as informações no documento. Se dispuser de um momento síncrono, leia com eles, mas caso não seja possível, envie as questões por áudio. Pergunte aos alunos:

- Você já viu um documento como este na sua casa?
- Por que as informações contidas nele são importantes?
- O que podemos saber sobre a história das pessoas lendo um documento como este?

Separe, ou se seus alunos já tiverem autonomia, solicite que se comuniquem privadamente em trios. Solicite que os estudantes, em trios, conversem sobre o que constaria nas respectivas certidões de nascimento. Dê um tempo para que os estudantes dialoguem entre si. No retorno, provoque, via áudio de WhatsApp ou videochamada na ferramenta de sua preferência, perguntando se as configurações familiares são iguais, se há diferenças e quais são elas. Solicite que um representante do trio grave um vídeo e envie à turma, ou que exponha o que foi discutido em momento síncrono.

Sistematização

Peça aos estudantes que respondam o arquivo de sistematização (https://docs.google.com/document/d/1rT0ZsBxTG4QUZOlup7laVxybb1vKeklyxSy6i4I3S14/edit#), ou peça que desenhem as informações que constam no arquivo que podem ser explanadas por você. Nele, os alunos irão produzir a “certidão de nascimento desenhada”. A atividade propõe que os estudantes desenhem, com base em seus dados pessoais, as informações que constam em uma certidão de nascimento comum. Peça para eles compartilharem fotografias dos seus desenhos no grupo de WhatsApp da turma ou em um mural do Padlet (veja aqui como fazer um: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso). Estimule o compartilhamento das produções, pois a ideia é fazer com que os estudantes percebam as diferenças entre as respostas.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes com a pesquisa e leitura sobre livros que abordam a questão da diversidade entre as famílias. O canal “Varal de Histórias” traz várias contações de histórias, umas delas tem o título de “As famílias do mundinho” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8) que fala sobre a diversidade das famílias ao redor do mundo. O canal “Quintal da cultura” também traz o vídeo “Minha família” (https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12), (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07), (EF07ER01).

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_02UND01

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas