Modelo de autorização para visita ao entorno da escola
Plano de Aula
Plano de aula: PERCEBER AO MEU REDOR: OLHAR O MUNDO
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cartaz, papel A4, papel metro branco ou pardo, fotografias do cotidiano escolar dos alunos, fita adesiva, piloto em qualquer cor, autorização escrita assinada pelos pais ou responsáveis pelos alunos, quadro branco, cadernos, lápis, borracha, lápis de cor e giz de cera colorido, canetinhas hidrocor.
Material complementar:
Modelo de Autorização para as Famílias - Visita ao entorno da escola https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RCrv9CBuShzE4SQ7PSvQjvpHMGFTdswWjFNEzCnpbDEj9965kSeaANMyjTTx/his1-01und05-modelo-de-autorizacao-para-visita-ao-entorno-da-escola.pdf
Esta autorização deve ser entregue a família e/ou responsável pelo aluno com até 4 dias que antecedem a data da visita escolhida por você em combinação com a gestão escolar. Isso é para que os pais tenham tempo de reenviar devidamente assinadas e para que a gestão possa organizar a estrutura de funcionários que irão oferecer suporte durante a atividade para a turma. Sente e combine tudo com a gestão com pelo menos uma semana de antecedência, para que as autorizações possam ser preparadas e encaminhadas até você para anexar as agendas em tempo hábil.
No caso da escola não dispor de impressão, se organize ainda com um tempo maior para escrever as autorizações individualmente nas agendas dos alunos. Mas as mesmas não podem deixar de ser encaminhadas pois os alunos estarão sobre a sua responsabilidade e responsabilidade da escola no espaço externo ao ambiente escolar e para isso a família precisa dar permissão.
Para você saber mais: Como sugestão para ampliação do olhar sobre o uso da fotografia em atividades desenvolvidas na sala de aula, na escola, bem como fotografar os alunos durante atividades escolares, existe o vídeo de André Carrieri que é um documentário que traz o uso da fotografia para o trabalho do educador como ampliação do olhar do docente para o fazer pedagógico da criança, despertando o professor para a utilização de um recurso histórico que torna a interpretação do educador mais sensibilizada para conhecer e entender como a criança está se desenvolvendo. Também é uma oportunidade da própria criança de realizar uma retrospectiva histórica sobre o que está vivendo, experienciando e aprendendo por meio da análise de uma situação que aconteceu em um dado momento do seu passado.
O trabalho com fotografia segundo o vídeo oferece uma mudança de postura tanto no educador como nas crianças, já que por meio desse documento histórico o aluno se mostra sempre mais, a fotografia sempre tem para revelar além do que se vê no próprio fazer das atividades realizadas.
Ateliê de Fotografia:
https://www.youtube.com/watch?v=cV_5rOyLKcU (Acesso em 4 de março de 2019)
Acesse aqui mais uma sugestão de vídeo para uma melhor preparação para aula assistindo o documentário que reflete sobre a análise de fotografias na escola. O documentário foi realizado pela Fundação Victor Civita em conjunto com a TV Cultura sobre um projeto intitulado “Imagens no tempo” do professor Rogério Bettoni, realizado em 2006, com os alunos do colégio Efigênia Vidgal, em Belo Horizonte. O projeto foi um dos vencedores, estando entre os 10 melhores do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela fundação Victor Civita e pela Revista Nova Escola.
IMAGENS no tempo. In: FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA “ROGÉRIO BETTONI; Prêmio Victor Civita, 2007. Disponível em https://novaescola.org.br. Acesso em 13/02/2019.
Traz como desafio sensibilizar e motivar os alunos para aprender por meio da análise fotográfica em atividades escolares diversas.
https://novaescola.org.br/conteudo/3935/projeto-une-fotografia-cinema-e-analises-dos-alunos (Acesso em 4 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida, solicite que os alunos reflitam lançando o seguinte questionamento:
- Estamos na escola. O que encontramos quando saímos dela, no caminho para casa?
Com ele é possível que as crianças lembrem dos lugares que visualizam no caminho da escola para casa e de casa para escola, como casas de comércio, lojas, residências, restaurantes, supermercados, empresas, outras escolas, praças, ambientes associados aos momentos de lazer e a algumas atividades realizadas por pessoas da sua família.
Solicite às crianças que lembrem do caminho que fazem de casa para escola e da escola para casa e contem sobre lugares que costumam frequentar com familiares ou responsáveis.
Cite alguns exemplos de espaços e ambientes que existam no entorno da escola, somente para que os alunos consigam recordar do que existe no entorno( mercado, praça…) Na medida que os alunos forem compartilhando a sua lembrança, questione-os sobre para que serve este lugar, o que se faz nele, o que “eu” faço nele, ou seja, o que cada um deles fazem naquele lugar.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize com os alunos a sala de aula em semicírculo de frente para o quadro. Caso não seja viável, realize a organização da sala da melhor maneira para que todos os alunos visualizem bem o quadro branco, pois nele você irá colar o cartaz com diferentes fotografias dos alunos em diversas atividades na rotina diária da escola e na sala de aula, eventos, festas, brincadeiras, no parque, em atividades diferenciadas, momentos livres, nos lanches, refeições, em todo e qualquer momento possível de registrar o aluno, ou também em fotografias que a família possuam e possam ser compartilhadas, trazida para a escola antecedência, mediante sua solicitação registrada na própria agenda do alunos e conversando com pais ou responsáveis pessoalmente.
É importante reservar um tempo com antecedência antes da realização da atividade para fotografar os alunos em diferentes contextos, atividades e ambientes dentro da escola, para que no momento da atividade você disponha de um acervo fotográfico histórico da memória dos alunos no ambiente escolar. Com as fotografias dos alunos você irá montar um cartaz no quadro, ou caso seja melhor colar cartaz em um painel feito com papel A4, papel metro em outra parede mais ampla que permita melhor acesso e visualização dos alunos. Fique à vontade para adaptar esse momento ao seu contexto e a realidade da turma.
Por meio da análise das fotografias os próprios alunos irão se ver dentro da escola, que é um espaço educativo e social que contribui com aprendizagens e informações diárias, na construção da sua trajetória histórica de vida. A escola é um ambiente social onde o aluno vive diferentes experiências que contribuem para o seu crescimento pessoal diário. Por meio das fotografias os alunos perceberão o quanto já viveram, trocaram experiências e cresceram uns com os outros naquele ambiente de convívio, que realizaram determinadas vivências, que brincavam de determinadas coisas de certa maneira e que hoje já brincam de outra, ou não brincam mais. Enfim, os alunos por meio deste momento precisam refletir sobre alguns aspectos do seu crescimento por meio do registro fotográfico, enquanto se recorda de lembranças pessoais e de lembranças do seu contexto escolar que se remetem a um passado não tão distante que lhe possibilite entender o seu contexto, o seu lugar no mundo e a partir daí refletir sobre suas experiências em contextos diferentes fora do ambiente escolar que também possibilitam isso.
O Cartaz com as fotografias será intitulado:
- A escola também é nosso mundo.
Esse cartaz inicialmente deve ser fixado ao quadro-negro ou em uma parede de destaque na sala, caso as fotografias sejam projetadas crie um título como primeira projeção com esse título. Convide os alunos para visualizarem no cartaz as fotografias. Destine um tempo para que possam fazer isso no máximo 10 minutos. Após os dez minutos lance como inquietação aos alunos o fato dele estar se vendo dentro da escola, em diferentes situações, ambientes, tempos, momentos. Por meio das fotografias que expressam o que cada um de vocês já viveram dentro da escola, as lembranças que tem com os colegas da escola e com o espaço escolar, em um momento no passado e por suas expressões é possível perceber o quanto puderam aprender e crescer com cada experiência. Mas, após relembrar momentos da história dentro da escola e com os coleguinhas, reflitam sobre:
- O que existe ao nosso redor, fora da nossa escola e no entorno dela?
(Espera-se com essa pergunta que os alunos após se verem em diferentes situações vividas na sua história de vida escolar, possam se reportar ao ambiente externo à escola e também perceber o que já viveram fora dela, o que existe ao seu redor, o que há além dos muros da escola que oportuniza também relações de convívio, a construção da trajetória histórica de cada um deles, por meio do que vêem, visitam, frequentam, por meio de atividades do cotidiano com as pessoas que convivem.
Enfim, espera-se que os alunos falem que ao redor da escola existem: farmácias, supermercados, parques, praças, igrejas, outras escolas, bares, empresas, indústrias, lojas, restaurantes, padarias, lanchonetes, livrarias. Locais que já visitaram, frequentaram, visitam com frequência e que fazem parte dos ambientes e espaços de socialização frequentados por eles, percebendo as características pertinentes ao contexto destes ambientes.
Após pergunta lançada, dê um tempo para que os alunos levantem hipóteses para responder as perguntas. Na sequência, peça que compartilhem o que acham sobre o questionamento e respondam sobre o mesmo por cerca de no máximo 10 minutos.
Com esse questionamento espera-se que as crianças falem o nome de lugares frequentados fora do ambiente escolar, assim como falem sobre situações corriqueiras do cotidiano de cada uma delas, situações que já viveram com os familiares e amigos comuns às crianças na idade delas e que marcaram a sua história, que se recordem, se lembrem. É possível que os alunos digam que todos os dias compram o pão na padaria, que acompanham o responsável ao mercado para comprar algo, que saiam para pescar o alimento no fim de semana, que acompanham alguém da sua família a feira livre uma ou algumas vezes na semana; dependendo da sua realidade; que costuma ir a igreja aos finais de semana. Pode ser que algum aluno diga que não costuma sair muito, mas que tem o hábito de auxiliar seus responsáveis nas atividades domiciliares. Enfim, estas possíveis falas farão você perceber e diferenciar atividades realizadas pelos alunos fora do ambiente da escola para que por meio de tal reflexão eles possam perceber o significado do que faz parte do mundo ao seu redor. Atividades estas em ambientes diversos dentro ou fora do ambiente doméstico.
Com esse questionamento espera-se que as crianças falem sobre diferentes atividades já realizadas fora da escola, em diferentes contextos mas que façam parte da sua vida cotidiana e que não tenham sido vivenciadas na escola nesse, ou em algum momento da sua vida. Direcione o aluno para a percepção sobre o que faz parte do ambiente extra-escolar e para as lembranças que os mesmos possuem de tais atividades. Ou seja que os alunos reconheçam, tenham, criem memória e falem de experiências sobre diferentes ações, atitudes e vivências relacionadas a espaços onde foram os sujeitos que interagem com outros que tenham feito parte da construção da sua história de vida e que tenham colaborado para a história o contexto vivido.
Como adequar a realidade: Se as fotografias não puderem ser impressas para confecção do cartaz, você pode projetar as mesmas, ou apresentá-las por meio de uma tv que tenha acesso ao pendrive. Geralmente os gestores escolares e familiares dos alunos tiram fotografias dos alunos em diferentes momentos de festejos na escola, início do ano letivo, festinhas internas, encerramentos de projetos, datas comemorativas, logo, é possível que representantes da gestão escolar possam contribuir com imagens dos alunos na escola em anos anteriores. Solicite essa colaboração e parceria para realização da atividade com antecedência para que possam se organizar para colaborarem.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Inicialmente converse com os alunos sobre a proposta da visita ao entorno da escola. Explique que irão sair da sala de aula, da escola, para dar um passeio na região ao redor da escola, no bairro onde a escola está localizada. Explique também para as crianças sobre o propósito da atividade que é conhecer melhor e com mais calma o mundo que existe ao redor da escola, os tipos de casas comerciais, residenciais e instituições existentes e como diariamente eles frequentam, precisam, convivem com cada uma delas para realização das atividades cotidianas, percebendo que estas fazem parte do mundo de todos e consequentemente contribuem para a construção da nossa história já que diferentes vivências são desenvolvidas em cada um desses locais. É preciso enfatizar também sobre a importância dos trabalhadores, funcionários que executam atividades em cada um dos locais existentes ao redor da escola e como as atividades desenvolvidas por estes e as relações criadas em detrimento de tais atividades geram características culturais locais de convivência, de cada um dos ambientes devido a maneira que cada um utiliza estes espaços ao redor, estes espaços no mundo, construindo a história dos sujeitos bem como a história local, a cultura da comunidade.
Feito tais esclarecimentos sinalize sobre a importância de cada um dos alunos desenvolver um comportamento adequado para que a visita ao entorno da escola aconteça com tranquilidade, ouvindo e atendendo os comando e orientações suas e dos funcionários que estarão te acompanhando juntamente com a turma.
Peça para que os alunos observem tudo o que existe ao redor da escola, que prestem atenção, os que puderem e quiserem registrem. Também registre espaços existentes e as crianças visitando estes espaços. Sinalize que podem conversar, fazer perguntas aos funcionários, tirar dúvidas sobre atividades realizadas no local, e que podem procurar entender como eles se sentem enquanto colaboradores para construção da história daquele local, das pessoas e do bairro. Deixe-os livres caso existam alunos que queiram levar papel e lápis para realizar algum registro durante a visita.
Como adequar à sua realidade: Caso existam muitos alunos que não sejam autorizados pela família a participar da visita, sugira que eles fiquem na sala na companhia de um funcionário da escola elaborando com o auxílio deste uma lista de palavras no quadro com o nome do que existe ao redor da escola com base no caminho que ele realiza diariamente de casa para escola e da escola para casa, para que quando seus colegas retornarem, juntos possam ler a lista e perceber o que realmente existe ao entorno da instituição escolar.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Quando os alunos estiverem organizados em suas cadeiras, e acalmados da agitação oriunda do passeio, solicite que desenhem uma situação vivida, o que costumam fazer em outros ambientes fora da escola. Desenho este em que eles podem estar em supermercados, igrejas, praça, hospital, clínica, loja, padaria,festas, clubes, praia, parques, enfim, outro local também de convivência e relacionamentos que eles costumam frequentar no bairro.
Após a conclusão dos desenhos pelas crianças, oriente-os a observar o próprio desenho criado com atenção e descrever oralmente a cena situação que ele criou no mesmo como: o lugar escolhido, o que ele está fazendo, quem o está acompanhando, quando ele esteve naquele local, porque aquele momento foi importante. Após a descrição dos alunos os mesmos devem deixar os desenhos anexados ao quadro branco para visualização coletiva das produções pela turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_01UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Google Meet. Hangout, Zoom.
Contexto
O objetivo deste plano é observar as características culturais de diferentes ambientes e espaços de socialização frequentados. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades em arquivos de áudio via WhatsApp, ou utilizando outra ferramenta que por ventura esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize áudio. Peça aos estudantes que mostrem fotografias de atividades escolares que tenham participado, por exemplo, Festa Junina, Carnaval, Dia da família na escola, Festa de Natal, e também de atividades variadas em família, como aniversários e demais encontros familiares. Peça que eles compartilhem as fotografias no grupo do WhatsApp. Se preferir, monte um mural no Padlet. Lance para os estudantes a seguinte questão:
- O que fazemos na escola?
- Como vivemos em família?
Direcione o debate para que os estudantes percebam a escola e a família como espaços de vivências específicas, e que cada ambiente nos proporciona diferentes experiências.
Problematização
Há duas possibilidades de problematização, você escolhe a que mais se adequa a sua realidade. Na primeira, você necessitará estar com os estudantes em um momento síncrono. Crie uma lista com lugares que existem ao redor da escola, com base no caminho que eles realizavam diariamente de casa para escola e da escola para casa. Na segunda proposta de sistematização, que você pode realizá-la em um momento assíncrono, compartilhe o arquivo de problematização (https://drive.google.com/open?id=1Dzob8QqnRVJARP21O4MPrIEiy85_4EnZDGvV6il0UZw). Peça aos alunos que leiam a lista. Nas duas opções, após produzir/apresentar a lista, questione:
- Quais atividades são desenvolvidas nesse lugar?
- Qual a importância de cada lugar para a comunidade?
- Como aquelas pessoas colaboram na construção da história do bairro todos os dias?
Adapte as perguntas, caso trabalhe em escola quilombola, indígena ou rural. Se os seus alunos estiverem alfabetizados, peça que escrevam as respostas às questões feitas. Caso contrário, peça que respondam com áudios de WhatsApp.
Sistematização
Peça aos alunos que façam desenhos escolhendo uma vivência que eles acham importante, ocorrida em um dos espaços descritos na questão anterior. Após a produção do desenho, peça que os alunos descrevam o lugar escolhido, digam qual a situação descrita, o motivo do momento ser importante, se estão sozinhos ou acompanhados e demais informações que julgarem necessárias. Essa descrição deve ser feita em uma das ferramentas abaixo:
1. Peça aos estudantes que produzam um vídeo;
2. Converse com os estudantes via videochamada. Você pode, ainda, organizar uma sala de aula no Google Classroom (como criar e postar atividade: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (como criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200);
3. Faça um mural no Padlet (veja aqui como fazer um: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes assistindo alguns vídeos. O vídeo “Bairros” (https://www.youtube.com/watch?v=CJ8fa8UX9ms) destaca como os bairros se formam e qual a importância deles para as cidades. É possível assistir também o vídeo “As cidades se transformam com o passar do tempo” (https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c), que conta as mudanças que a ação humana produziu ao longo da história para a construção dos bairros e cidades.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI06, EF03HI02 e EF04HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01GE01), (EF15AR01), (EF15AR02), (EF15AR04), (EF15AR05), (EF15AR09), (EF15AR15), (EF15AR23), (EF69AR04), (EF01CI04), (EF01MA01), (EF01ER01) e (EF01ER05).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As fases da vida e a idéia de temporalidade(passado, presente, futuro)
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e /ou de sua comunidade.
Palavras-Chave: Cultura; Escola; Ambientes; Vivências; Socialização
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA