16503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Os conflitos entre as transnacionais e os Estados nacionais no processo da globalização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender o jogo político e de poder das empresas transnacionais com os Estados no processo da globalização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Participação

Apresentação do tema da aula
Professor, nesta aula o objetivo é entender os interesses das transnacionais e dos Estados, que muitas vezes são conflitantes. Grave e envie um áudio para o grupo da classe, pelo WhatsApp (caso sua turma não tenha, crie um), apresentando o tema da aula. A ideia é que a aula seja desenvolvida por WhatsApp, mas, caso não seja possível, faça uma adaptação para o e-mail. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Para contextualizar o tema, envie por WhatsApp as notícias de jornal disponíveis aqui. Pergunte aos alunos: “O que as manchetes jornalísticas expressam? Existe um conflito de interesses envolvendo a transnacional Coca Cola e o governo brasileiro?”. Peça que eles reflitam sobre essas questões. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Professor, envie aos a imagem disponível aqui, junto à seguinte pergunta: “O que faz a Boeing (empresa construtora de aeronaves estadunidense) comprar peças de terceirizadas em diversos países ao redor do mundo?”. Peça que respondam com áudios curtos. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Envie a reportagem “Por que a Boeing quer a Embraer?”, publicada pelo portal online DW, disponível aqui. Após a leitura da reportagem, peça aos alunos para construírem um quadro de prós e contras em relação à venda da empresa brasileira para a gigante transnacional Boeing. Para auxiliar na construção desse quadro, os alunos devem fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema. Tempo estimado: 40 minutos.

Sistematização
Professor, agora é a hora de os alunos mostrarem sua participação na venda, ou não, da Embraer. Eles devem enviar áudios falando dos prós e contras. Para aprofundar mais o tema, você pode perguntar aos alunos qual seria o interesse da Boeing em comprar a Embraer. Quais os conflitos de interesse que uma compra desse porte pode gerar? Para finalizar, envie um vídeo curto finalizando a discussão e a aula. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem a um documentário da Embraer sobre uma de suas aeronaves, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_02UND04

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas