Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Roberta Tavares da Silva
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Resolver o problema com ideias de divisão e multiplicação.
Conceito-chave:
Situações-problemas envolvendo ideias do campo multiplicativo.
Recursos necessários
- Lápis, borracha.
- Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que é vendido?
- O que tem nessas embalagens?
- Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Materiais Complementares:
Você pode acessar a Atividade para imprimir e também algumas resoluções.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que é vendido?
- O que tem nessas embalagens?
- Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que é vendido?
- O que tem nessas embalagens?
- Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.
Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Crie situações, estimulando-os a perceber que o consumo entre adultos e crianças são diferentes e que uma parte dos convidados levarão pessoas que apresentam média de consumo também diferentes, intervindo constantemente.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- O que vai ser servido nesse churrasco?
- Você consegue representar um quilo?
- Quem vai participar do churrasco?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.
Materiais Complementares:
Atividade para impressão
Você pode acessar aqui: Guia de intervenção
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Materiais Complementares:
Veja o documento com possíveis soluções:
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Você pode me dizer se esse copo contém a mesma quantidade de refrigerantes dessa garrafa?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Qual a pergunta do problema?
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Materiais Complementares:
Veja possibilidades de resolução deste problema:
Acesse as atividades complementares, que podem ser usadas como você achar mais conveniente. Você pode utilizá-las como atividades extra para os alunos que concluem as atividades da aula antes, como tarefa de casa ou até em outra aula.
Veja, também, as resoluções dessas atividades complementares.