9492
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Resolução de problemas com multiplicação e divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobreResolver o problema com ideias de divisão e multiplicação.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Tavares da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA06)  Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07)  Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver  o problema com ideias de divisão e multiplicação.

Conceito-chave:

Situações-problemas envolvendo ideias do campo multiplicativo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que é vendido?
  • O que tem nessas embalagens?
  • Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares:

Você pode acessar a Atividade para imprimir e também algumas resoluções.

Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que é vendido?
  • O que tem nessas embalagens?
  • Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que é vendido?
  • O que tem nessas embalagens?
  • Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que o consumo entre adultos e crianças são diferentes e que uma parte dos convidados levarão pessoas que apresentam média de consumo também diferentes, intervindo constantemente.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que vai ser servido nesse churrasco?
  • Você consegue representar um quilo?
  • Quem vai participar do churrasco?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.

Materiais Complementares:

Atividade para impressão

Você pode acessar aqui: Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Veja o documento com possíveis soluções:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Você pode me dizer se esse copo contém a mesma quantidade de refrigerantes dessa garrafa?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Qual a pergunta do problema?

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares:

Veja possibilidades de resolução deste problema:

Resolução do Raio X

Acesse as atividades complementares, que podem ser usadas como você achar mais conveniente. Você pode utilizá-las como atividades extra para os alunos que concluem as atividades da aula antes, como tarefa de casa ou até em outra aula.

Veja, também, as resoluções dessas atividades complementares.

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.

Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Roberta Tavares da Silva

Mentor: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF04MA06)  Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07)  Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos:

Resolver  o problema com ideias de divisão e multiplicação.

Conceito-chave:

Situações-problemas envolvendo ideias do campo multiplicativo.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha.
  • Atividades impressas em folhas (ou passadas no quadro).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que é vendido?
  • O que tem nessas embalagens?
  • Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Materiais Complementares:

Você pode acessar a Atividade para imprimir e também algumas resoluções.

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que é vendido?
  • O que tem nessas embalagens?
  • Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Apresente o problema para a turma. Discuta com eles as possibilidades de soluções, colocando suas ideias no quadro. Logo após, apresente as soluções (slides 4 e 5) e peça que comparem com o que pensaram. Sempre peça para que expliquem as suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • De que fala o problema?
  • O que é vendido?
  • O que tem nessas embalagens?
  • Você pode me contar sobre o que sabe sobre “pares” e “unidades”?
  • O que a pergunta pede?

Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Divida a turma em duplas. Projete os slides, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Peça que resolvam, discutindo suas resoluções e as formas de resolvê-lo e apresentem suas respostas. Acompanhe e oriente as duplas, fazendo intervenções.

Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.

Crie situações, estimulando-os a perceber que o consumo entre adultos e crianças são diferentes e que uma parte dos convidados levarão pessoas que apresentam média de consumo também diferentes, intervindo constantemente.

Discuta com a turma:

  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • O que o problema conta?
  • O que o problema pede?
  • O que vai ser servido nesse churrasco?
  • Você consegue representar um quilo?
  • Quem vai participar do churrasco?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?

Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estratégias.

Materiais Complementares:

Atividade para impressão

Você pode acessar aqui: Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Materiais Complementares:

Veja o documento com possíveis soluções:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.

Terminada a socialização, apresentem as soluções dos slides 8 e 9 e peça que comparem com as suas soluções.

Discuta com a turma:

  • Pode me mostrar como resolveu?
  • Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
  • Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
  • Você acha que pode resolver de outro modo?

Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Ao final da aula, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • O que acharam mais fácil?
  • O que acharam mais difícil?

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.

Discuta com a turma:

  • O que conta o problema?
  • Por onde devemos começar para resolver o problema?
  • Você pode me dizer se esse copo contém a mesma quantidade de refrigerantes dessa garrafa?
  • Que informações você precisa para resolver o problema?
  • Qual a pergunta do problema?

Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.

Materiais Complementares:

Veja possibilidades de resolução deste problema:

Resolução do Raio X

Acesse as atividades complementares, que podem ser usadas como você achar mais conveniente. Você pode utilizá-las como atividades extra para os alunos que concluem as atividades da aula antes, como tarefa de casa ou até em outra aula.

Veja, também, as resoluções dessas atividades complementares.

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano