16498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Multiculturalidade e Xenofobia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre reconhecer a multiplicidade cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_03UND05

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - Acesso à internet

Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo é reconhecer a multiplicidade cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades. Acesse o Plano de Aula, lá você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar essa aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Para esta aula, divida os alunos em duplas. Grave um áudio com o significado de multiculturalismo e xenofobia que se encontra nos slides desta etapa, disponível: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5197/multiculturalidade-e-xenofobia#atividade-contextualizacao. Incentive-os os alunos a participarem da discussão via WhatsApp. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Neste momento, incentive os alunos a pensarem sobre os conceitos apresentados. Promova a leitura das imagens apresentadas nessa etapa (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf), com intuito de aguçar nos alunos questionamentos que envolvam o pluralismo cultural e a xenofobia no mundo. A imagem apresenta os dizeres: “Stop Islamophobia”, um manifesto contra os atos de islamofobia presentes na Europa. Nesse momento, esclareça aos alunos o significado do termo “islamofobia”. A segunda imagem que traz o dizer: “My dad is an immigrant” ou “Meu papai é um imigrante”, que retrata o lado humano e sensível no protesto contra a xenofobia, que mostra a garota americana em protesto em prol dos estrangeiros. Na terceira imagem, promova uma reflexão a partir do questionamento trazido. Por fim, lance a pergunta: "As imagens apresentadas anteriormente retratam qual situação? Incentive-os a discutir no grupo da turma. Tempo estimado 20 minutos.

Ação propositiva
Após promover a problematização com os alunos separe-os em duplas, realize a ação propositiva que consiste na produção em dupla de um artigo de opinião, com o tema: Multiculturalidade e Xenofobia. O texto deve ser estruturado: com um parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia/tese são apresentados, em seguida, com o desenvolvimento, no qual são apresentados e exemplificados os argumentos em defesa do ponto de vista a ser defendido, e por fim, a conclusão, na qual ocorre o fechamento das ideias discutidas ao longo do texto. Solicite que os alunos compartilhem suas produções com a turma. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Envie a imagem para os alunos, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf. E apresente o pensamento sobre respeito do líder Dalai Lama (1935), Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete. Pergunte para os alunos se eles tem alguma dúvida ou gostariam de fazer as considerações finais. Tempo estimado de 10 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre xenofobia, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a93gRuIwW80. Acesso em: 15 jun. 2020. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_03UND05

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas