16497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As paisagens culturais da Europa

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar nas paisagens culturais da Europa as relações humanas e suas manifestações, por meio da transformação e apropriação feitas pela sociedade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_04UND01

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - Acesso à internet
     - Google Apresentação

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo é identificar nas paisagens culturais da Europa as relações humanas e suas manifestações, por meio da transformação e apropriação feitas pela sociedade. Acesse o Plano de Aula, lá você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar essa aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor "protagonismo" estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Para iniciar esta etapa, envie dois mapas para os alunos, disponíveis aqui. Comece a aula apresentando aos alunos o Continente Europeu, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias, a fim de produzirem uma apresentação tipo “folder” ou panfleto. Tempo estimado: 5 minutos.

Problematização
Envie as imagens da Europa para os alunos (acesse aqui). Nessa etapa, grave um áudio e questione os alunos sobre o motivo que a Europa é conhecida como Velho Continente. Norteie a discussão relacionando as respostas dos alunos com o fato da Europa ser palco das antigas civilizações. No segundo questionamento, "Qual a relação de poder estabelecida nesta denominação?", provoque a discussão estabelecida ao denominar Europa de Velho Mundo, mostrando ao alunos que a classificação é resultado do eurocentrismo que construímos nos últimos 500 anos, ao menos, estabelecendo uma relação de hegemonia e poder europeia. Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem lugares e/ou cidades da Europa que tenham em suas paisagens retratos da sua história, valorizando aspectos de transformação do espaço pelo homem, como por exemplo, as construções góticas, castelos da época medieval, as ruínas das civilizações antigas, como as de Roma e Grécia ou até mesmo marcos da história, como as ruínas do Muro de Berlim, símbolo da a Guerra Fria. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Vamos ao trabalho! Grave um áudio e explique para eles o que precisam fazer. Separe-os em grupos com, no máximo, 5 alunos. Esse é o momento em que os alunos devem realizar a pesquisa na internet a fim de escolherem duas paisagens culturais da Europa que expressem o valor histórico, as transformações na paisagem causadas pela ação humana e sua apropriação desse espaço. Caso prefira, você pode sugerir alguns lugares que fornecem essas características, sobretudo, o importante, é que os alunos percebam as transformações produzidas nesse espaço, bem como consigam identificar os modos de vida dos diferentes povos nos diferentes contextos históricos em que essa sociedade vivia, valorizando as identidades e as interculturalidades de cada povo. Para nortear a produção dos alunos, apresente os itens necessários que poderiam ser sistematizados em uma apresentação do Power Point (ou Apresentação do Google) ou utilizar sites gratuitos que possibilitam a produção de panfletos e cartazes, como o utilizado no modelo apresentado que foi elaborado no Canva. Mostre um modelo de panfleto disponível nesta etapa do Plano de Aula. Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Solicite que todos enviem suas produções no WhatsApp da classe, ou indique o link da produção, caso tenha usado algum app. Proponha também uma apresentação criativa dos alunos neste momento, usando vídeos curtos pelo WhatsApp. Professor, sane as últimas dúvidas dos alunos e analise as produções de todos. Tempo estimado: 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre cultura na Europa, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_04UND01

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas