16497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - As paisagens culturais da Europa

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar nas paisagens culturais da Europa as relações humanas e suas manifestações, por meio da transformação e apropriação feitas pela sociedade

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens culturais da Europa, valorizando as transformações realizadas pelo homem ao longo da história, destacando os aspectos históricos que esse continente abarca, como por exemplo, a história das civilizações antigas, marcos do feudalismo, grandes navegações e o advento de tecnologia, como o caso da Inglaterra, berço da industrialização. Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a Europa. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, sala de informática com computadores com pacote Office ou Google Drive e acesso a internet, caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima informações sobre as indicações sugeridas, para que o aluno consiga realizar o folder em uma cartolina, utilizando para isso: cartolina, tesoura, cola, imagem de paisagens culturais europeias, canetinhas, régua, lápis ou lápis de cor.

Material complementar:

Imagens para Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyZcv2qHb7mNtZ4NMfQfEG6mZsK9Y8XG8eXFPh6mUHANykcjpWJpM34wf96G/geo9-04und01-imagem-para-problematizacao.pdf

Mapas da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Imagem para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vWuy3cajpgWf6sXwCkbNeASyf56G3sHyyT7agpUxvu84jmbfjwsNZCMpWV7B/geo9-04und01-imagem-para-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapas da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:

Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:

Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:

HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:

FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que a aula seja na Sala de Informática da sua escola, com acesso a internet para realização da pesquisa proposta nesta aula e que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos, de acordo com o número de computadores disponíveis. Nesse momento, projete ou escreva no quadro o tema da aula que irá trabalhar com as paisagens culturais da Europa, conhecido como Velho Mundo.

Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com paisagens culturais da sua cidade ou região influenciadas pela colonização europeia.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, apresentando aos alunos o Continente Europeu, para isso projete os slides que apresenta a indicação da Europa em relação ao planisfério, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente europeu.

Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, apresentando aos alunos o Continente Europeu, para isso projete os slides que apresenta a indicação da Europa em relação ao planisfério, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente europeu.

Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Em seguida, apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias a fim de produzirem uma apresentação, tipo “folder” ou panfleto, já que nessas aulas serão desafiados a serem agentes de turismo com a missão de produzirem um roteiro turístico a um casal que deseja conhecer a Europa com ênfase nos aspectos históricos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Em seguida, apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias a fim de produzirem uma apresentação, tipo “folder” ou panfleto, já que nessas aulas serão desafiados a serem agentes de turismo com a missão de produzirem um roteiro turístico a um casal que deseja conhecer a Europa com ênfase nos aspectos históricos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nessa etapa questione os alunos sobre o motivo que a Europa é conhecida como Velho Continente? Norteie a discussão relacionando as respostas dos alunos, com o fato da Europa ser palco das antigas civilizações. Durante muitos anos (cerca de 500), o Império Romano dominou o continente europeu, não havendo uma diferenciação entre países. Uma marca dessa dominação é a religião cristã que propagou-se por todo o mundo, sobretudo após as grandes navegações, com a conquista de territórios até então desconhecidos. A expansão do mundo e a descoberta de novos continentes atribuíram à Europa a denominação de Velho Continente.

No segundo questionamento, provoque a discussão estabelecida ao denominar Europa de Velho Mundo, mostrando ao alunos que a classificação é resultado do eurocentrismo que construímos nos últimos 500 anos, ao menos, estabelecendo uma relação de hegemonia e poder europeia. No entanto, sabemos da ancestralidade do humano na África e das diversas civilizações asiáticas que datam de milênios atrás e que são completamente ignoradas por nós.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem lugares e/ou cidades da Europa que tenham em suas paisagens retratos da sua história, valorizando aspectos de transformação do espaço pelo homem, como por exemplo, as construções góticas, castelos da época medieval, as ruínas das civilizações antigas, como as de Roma e Grécia ou até mesmo marcos da história, como as ruínas do Muro de Berlim, símbolo da a Guerra Fria. Nesse momento, explique o conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas.

Para você saber mais:

Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:

FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente algumas paisagem culturais cheia de histórias presentes na Europa. A primeira imagem, da esquerda para direita, é o Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, um grandioso monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma, que foi construído com intenção principal de entretenimento do povo, ou seja, um local para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos.

Em seguida, está o Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806 e inaugurado em 1836. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées.

A terceira imagem é a vista da cidade francesa Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. A Cité, como é conhecida sua seção dentro da muralha, tem sido ponto estratégico há milênios. Foi usada por romanos, visigodos e sarracenos e viu longas batalhas sangrentas em seu território, causadas por disputas de fronteiras, que mudaram ao longo do tempo.

E por fim Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Fica a 150 m acima do nível do mar e pode ser vista de quase toda a capital grega. Abriga monumentos consagrados como o Propileu (um grande portal em mármore branco), o Erecteion (considerado o espaço mais sagrado da acrópole onde várias divindades eram cultuadas) e o Partenon (templo da deusa Atena e símbolo da Grécia). Caso não seja possível a projeção dos slides, imprima as imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyZcv2qHb7mNtZ4NMfQfEG6mZsK9Y8XG8eXFPh6mUHANykcjpWJpM34wf96G/geo9-04und01-imagem-para-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:

Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:

Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:

HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Esse é o momento em que os alunos devem realizar a pesquisa na internet a fim de escolherem duas paisagens culturais da Europa que expressem o valor história e as transformações na paisagem causadas pela ação humana e sua apropriação desse espaço. Caso prefira, você pode sugerir alguns lugares que fornecem essas características, sobretudo, o importante, é que os alunos percebam as transformações produzidas nesse espaço, bem como consigam identificar os modos de vida dos diferentes povos nos diferentes contextos históricos em que essa sociedade vivia, valorizando as identidades e as interculturalidades de cada povo. Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, solicite à turma um trabalho de pesquisa como lição de casa ou disponibilize materiais impressos de paisagens culturais europeias para que os alunos produzam o panfleto/folder.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para nortear a produção dos alunos apresente os itens necessários que poderam ser sistematizados em uma apresentação do Power Point ou Apresentação do Google Drive ou utilizar sites gratuitos que possibilitam a produção de panfletos e cartazes, como o utilizado no modelo apresentado que foi elaborado no Canva. A ideia que os alunos possam utilizar várias imagens e produzirem um documento online sem custos com impressões e outros materiais. Caso o uso de computadores não seja possível, escreva no quadro os itens necessários no trabalho de pesquisa que deverá ser realizado como Lição de Casa ou providencie imagens de paisagens culturais europeias.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Antes dos alunos produzirem seus panfletos ou folder, apresente um modelo projetando o slide. Caso não seja possível a projeção, imprima e disponibilize para os alunos. Em seguida, é a vez dos alunos! Assuma uma postura de mediação e de apoio para qualquer dúvida, circule na sala para orientação dos grupos durante a atividade.

Para impressão da imagem, acesso o link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vWuy3cajpgWf6sXwCkbNeASyf56G3sHyyT7agpUxvu84jmbfjwsNZCMpWV7B/geo9-04und01-imagem-para-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento, solicite que os roteiros sejam enviado para seu e-mail. Proponha uma apresentação de todos os roteiros na aula seguinte ou uma exposição num espaço da escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens culturais da Europa, valorizando as transformações realizadas pelo homem ao longo da história, destacando os aspectos históricos que esse continente abarca, como por exemplo, a história das civilizações antigas, marcos do feudalismo, grandes navegações e o advento de tecnologia, como o caso da Inglaterra, berço da industrialização. Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a Europa. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.

Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, sala de informática com computadores com pacote Office ou Google Drive e acesso a internet, caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima informações sobre as indicações sugeridas, para que o aluno consiga realizar o folder em uma cartolina, utilizando para isso: cartolina, tesoura, cola, imagem de paisagens culturais europeias, canetinhas, régua, lápis ou lápis de cor.

Material complementar:

Imagens para Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyZcv2qHb7mNtZ4NMfQfEG6mZsK9Y8XG8eXFPh6mUHANykcjpWJpM34wf96G/geo9-04und01-imagem-para-problematizacao.pdf

Mapas da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Imagem para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vWuy3cajpgWf6sXwCkbNeASyf56G3sHyyT7agpUxvu84jmbfjwsNZCMpWV7B/geo9-04und01-imagem-para-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapas da Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Para você saber mais:

Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:

Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:

Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:

HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:

FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: É recomendável que a aula seja na Sala de Informática da sua escola, com acesso a internet para realização da pesquisa proposta nesta aula e que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos, de acordo com o número de computadores disponíveis. Nesse momento, projete ou escreva no quadro o tema da aula que irá trabalhar com as paisagens culturais da Europa, conhecido como Velho Mundo.

Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com paisagens culturais da sua cidade ou região influenciadas pela colonização europeia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, apresentando aos alunos o Continente Europeu, para isso projete os slides que apresenta a indicação da Europa em relação ao planisfério, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente europeu.

Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, apresentando aos alunos o Continente Europeu, para isso projete os slides que apresenta a indicação da Europa em relação ao planisfério, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente europeu.

Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UKwnYB53YPPENXfnZ3tGNsvmQjQHbX294Krebyt74E4k7BQRaaZVdYNf3p4T/geo9-04und01-mapas-para-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Em seguida, apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias a fim de produzirem uma apresentação, tipo “folder” ou panfleto, já que nessas aulas serão desafiados a serem agentes de turismo com a missão de produzirem um roteiro turístico a um casal que deseja conhecer a Europa com ênfase nos aspectos históricos.

Slide Plano Aula

Orientações: Em seguida, apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias a fim de produzirem uma apresentação, tipo “folder” ou panfleto, já que nessas aulas serão desafiados a serem agentes de turismo com a missão de produzirem um roteiro turístico a um casal que deseja conhecer a Europa com ênfase nos aspectos históricos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Nessa etapa questione os alunos sobre o motivo que a Europa é conhecida como Velho Continente? Norteie a discussão relacionando as respostas dos alunos, com o fato da Europa ser palco das antigas civilizações. Durante muitos anos (cerca de 500), o Império Romano dominou o continente europeu, não havendo uma diferenciação entre países. Uma marca dessa dominação é a religião cristã que propagou-se por todo o mundo, sobretudo após as grandes navegações, com a conquista de territórios até então desconhecidos. A expansão do mundo e a descoberta de novos continentes atribuíram à Europa a denominação de Velho Continente.

No segundo questionamento, provoque a discussão estabelecida ao denominar Europa de Velho Mundo, mostrando ao alunos que a classificação é resultado do eurocentrismo que construímos nos últimos 500 anos, ao menos, estabelecendo uma relação de hegemonia e poder europeia. No entanto, sabemos da ancestralidade do humano na África e das diversas civilizações asiáticas que datam de milênios atrás e que são completamente ignoradas por nós.

Slide Plano Aula

Orientações: Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem lugares e/ou cidades da Europa que tenham em suas paisagens retratos da sua história, valorizando aspectos de transformação do espaço pelo homem, como por exemplo, as construções góticas, castelos da época medieval, as ruínas das civilizações antigas, como as de Roma e Grécia ou até mesmo marcos da história, como as ruínas do Muro de Berlim, símbolo da a Guerra Fria. Nesse momento, explique o conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas.

Para você saber mais:

Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:

FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente algumas paisagem culturais cheia de histórias presentes na Europa. A primeira imagem, da esquerda para direita, é o Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, um grandioso monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma, que foi construído com intenção principal de entretenimento do povo, ou seja, um local para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos.

Em seguida, está o Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806 e inaugurado em 1836. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées.

A terceira imagem é a vista da cidade francesa Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. A Cité, como é conhecida sua seção dentro da muralha, tem sido ponto estratégico há milênios. Foi usada por romanos, visigodos e sarracenos e viu longas batalhas sangrentas em seu território, causadas por disputas de fronteiras, que mudaram ao longo do tempo.

E por fim Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Fica a 150 m acima do nível do mar e pode ser vista de quase toda a capital grega. Abriga monumentos consagrados como o Propileu (um grande portal em mármore branco), o Erecteion (considerado o espaço mais sagrado da acrópole onde várias divindades eram cultuadas) e o Partenon (templo da deusa Atena e símbolo da Grécia). Caso não seja possível a projeção dos slides, imprima as imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyZcv2qHb7mNtZ4NMfQfEG6mZsK9Y8XG8eXFPh6mUHANykcjpWJpM34wf96G/geo9-04und01-imagem-para-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:

Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:

Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:

HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.

MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Esse é o momento em que os alunos devem realizar a pesquisa na internet a fim de escolherem duas paisagens culturais da Europa que expressem o valor história e as transformações na paisagem causadas pela ação humana e sua apropriação desse espaço. Caso prefira, você pode sugerir alguns lugares que fornecem essas características, sobretudo, o importante, é que os alunos percebam as transformações produzidas nesse espaço, bem como consigam identificar os modos de vida dos diferentes povos nos diferentes contextos históricos em que essa sociedade vivia, valorizando as identidades e as interculturalidades de cada povo. Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, solicite à turma um trabalho de pesquisa como lição de casa ou disponibilize materiais impressos de paisagens culturais europeias para que os alunos produzam o panfleto/folder.

Slide Plano Aula

Orientações: Para nortear a produção dos alunos apresente os itens necessários que poderam ser sistematizados em uma apresentação do Power Point ou Apresentação do Google Drive ou utilizar sites gratuitos que possibilitam a produção de panfletos e cartazes, como o utilizado no modelo apresentado que foi elaborado no Canva. A ideia que os alunos possam utilizar várias imagens e produzirem um documento online sem custos com impressões e outros materiais. Caso o uso de computadores não seja possível, escreva no quadro os itens necessários no trabalho de pesquisa que deverá ser realizado como Lição de Casa ou providencie imagens de paisagens culturais europeias.

Slide Plano Aula

Orientações: Antes dos alunos produzirem seus panfletos ou folder, apresente um modelo projetando o slide. Caso não seja possível a projeção, imprima e disponibilize para os alunos. Em seguida, é a vez dos alunos! Assuma uma postura de mediação e de apoio para qualquer dúvida, circule na sala para orientação dos grupos durante a atividade.

Para impressão da imagem, acesso o link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vWuy3cajpgWf6sXwCkbNeASyf56G3sHyyT7agpUxvu84jmbfjwsNZCMpWV7B/geo9-04und01-imagem-para-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento, solicite que os roteiros sejam enviado para seu e-mail. Proponha uma apresentação de todos os roteiros na aula seguinte ou uma exposição num espaço da escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano