GEO9_04UND01 - Imagem para Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: As paisagens culturais da Europa
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a relacionar as diferentes paisagens aos modos de vida de diferentes povos, valorizando identidades e interculturalidades regionais, no recorte estabelecido da BNCC, que compreende a Europa, Ásia e Oceania. Esse plano trabalhará com as paisagens culturais da Europa, valorizando as transformações realizadas pelo homem ao longo da história, destacando os aspectos históricos que esse continente abarca, como por exemplo, a história das civilizações antigas, marcos do feudalismo, grandes navegações e o advento de tecnologia, como o caso da Inglaterra, berço da industrialização. Essa aula possibilita ainda o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, que nessa aula trabalhará a Europa. Nessa aula poderá ainda trabalhar com aspectos previstos na habilidade EF09GE17, que estabelece a relação entre as modificações das paisagens de acordo com a ação humana.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, sala de informática com computadores com pacote Office ou Google Drive e acesso a internet, caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima informações sobre as indicações sugeridas, para que o aluno consiga realizar o folder em uma cartolina, utilizando para isso: cartolina, tesoura, cola, imagem de paisagens culturais europeias, canetinhas, régua, lápis ou lápis de cor.
Material complementar:
Imagens para Problematização:
Mapas da Contextualização:
Imagem para Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Mapas da Contextualização:
Para você saber mais:
Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:
Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:
Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:
HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.
MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:
FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de paisagem, paisagem natural, paisagem cultural, população e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que a aula seja na Sala de Informática da sua escola, com acesso a internet para realização da pesquisa proposta nesta aula e que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos, de acordo com o número de computadores disponíveis. Nesse momento, projete ou escreva no quadro o tema da aula que irá trabalhar com as paisagens culturais da Europa, conhecido como Velho Mundo.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com paisagens culturais da sua cidade ou região influenciadas pela colonização europeia.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, apresentando aos alunos o Continente Europeu, para isso projete os slides que apresenta a indicação da Europa em relação ao planisfério, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente europeu.
Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:
Contextualização
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas ou em grupos na Sala de Informática da sua escola. Comece a aula, apresentando aos alunos o Continente Europeu, para isso projete os slides que apresenta a indicação da Europa em relação ao planisfério, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Caso não seja possível projetar as imagens, utilize um Mapa-Múndi Político e localize com os alunos o continente europeu.
Para impressão dos mapas utilizados nessa etapa acesse o link:
Contextualização
Orientações: Em seguida, apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias a fim de produzirem uma apresentação, tipo “folder” ou panfleto, já que nessas aulas serão desafiados a serem agentes de turismo com a missão de produzirem um roteiro turístico a um casal que deseja conhecer a Europa com ênfase nos aspectos históricos.
Contextualização
Orientações: Em seguida, apresente a proposta da aula, na qual consiste no desafio dos alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias a fim de produzirem uma apresentação, tipo “folder” ou panfleto, já que nessas aulas serão desafiados a serem agentes de turismo com a missão de produzirem um roteiro turístico a um casal que deseja conhecer a Europa com ênfase nos aspectos históricos.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Nessa etapa questione os alunos sobre o motivo que a Europa é conhecida como Velho Continente? Norteie a discussão relacionando as respostas dos alunos, com o fato da Europa ser palco das antigas civilizações. Durante muitos anos (cerca de 500), o Império Romano dominou o continente europeu, não havendo uma diferenciação entre países. Uma marca dessa dominação é a religião cristã que propagou-se por todo o mundo, sobretudo após as grandes navegações, com a conquista de territórios até então desconhecidos. A expansão do mundo e a descoberta de novos continentes atribuíram à Europa a denominação de Velho Continente.
No segundo questionamento, provoque a discussão estabelecida ao denominar Europa de Velho Mundo, mostrando ao alunos que a classificação é resultado do eurocentrismo que construímos nos últimos 500 anos, ao menos, estabelecendo uma relação de hegemonia e poder europeia. No entanto, sabemos da ancestralidade do humano na África e das diversas civilizações asiáticas que datam de milênios atrás e que são completamente ignoradas por nós.
Problematização
Orientações: Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem lugares e/ou cidades da Europa que tenham em suas paisagens retratos da sua história, valorizando aspectos de transformação do espaço pelo homem, como por exemplo, as construções góticas, castelos da época medieval, as ruínas das civilizações antigas, como as de Roma e Grécia ou até mesmo marcos da história, como as ruínas do Muro de Berlim, símbolo da a Guerra Fria. Nesse momento, explique o conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas.
Para você saber mais:
Rugosidades: Conceito elaborado pelo geógrafo e professor Milton Santos “rugosidades do espaço geográfico” que refere-se às ações humanas e as sociedades que vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas. Para saber mais, acesse o link disponível em:
FURQUIM, Laércio. Rugosidades. Disponível em: <https://rugosidades.wordpress.com/>. Acesso em: 28 jan. 2018.
Problematização
Orientações: Apresente algumas paisagem culturais cheia de histórias presentes na Europa. A primeira imagem, da esquerda para direita, é o Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, um grandioso monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma, que foi construído com intenção principal de entretenimento do povo, ou seja, um local para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos.
Em seguida, está o Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806 e inaugurado em 1836. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées.
A terceira imagem é a vista da cidade francesa Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. A Cité, como é conhecida sua seção dentro da muralha, tem sido ponto estratégico há milênios. Foi usada por romanos, visigodos e sarracenos e viu longas batalhas sangrentas em seu território, causadas por disputas de fronteiras, que mudaram ao longo do tempo.
E por fim Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Fica a 150 m acima do nível do mar e pode ser vista de quase toda a capital grega. Abriga monumentos consagrados como o Propileu (um grande portal em mármore branco), o Erecteion (considerado o espaço mais sagrado da acrópole onde várias divindades eram cultuadas) e o Partenon (templo da deusa Atena e símbolo da Grécia). Caso não seja possível a projeção dos slides, imprima as imagens disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DyZcv2qHb7mNtZ4NMfQfEG6mZsK9Y8XG8eXFPh6mUHANykcjpWJpM34wf96G/geo9-04und01-imagem-para-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano. Monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália: Roma. Para saber mais acesse o link:
Coliseu de Roma. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/coliseu-de-roma/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe), um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Para saber mais acesse o link disponível em:
Arco do Triunfo (França). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_(Fran%C3%A7a)>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Carcassonne, uma cidade medieval encastelada no topo de uma montanha no sul da França. Para saber mais acesse os links:
HARTOUNIAN, Alina. Carcassonne, entre a fantasia e a história. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/boa-viagem/carcassonne-entre-fantasia-a-historia-21424156>. Acesso em: 24 jan. 2019.
MINEIRO, Ana Isabel. Carcassonne, uma viagem no tempo. Alma de Viajante. Disponível em: <https://www.almadeviajante.com/carcassonne-uma-viagem-no-tempo/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Acrópole em Atenas, que foi construída em 450 a.C dedicada a deusa Atena. Para saber mais acesse o link disponível em: Atenas antiga e atual: um passeio cheio de história e modernidade. Disponível em: <https://www.unitur.com.br/atenas-antiga-e-atual-um-passeio-cheio-de-historia-e-modernidade/>. Acesso em: 24 jan. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Esse é o momento em que os alunos devem realizar a pesquisa na internet a fim de escolherem duas paisagens culturais da Europa que expressem o valor história e as transformações na paisagem causadas pela ação humana e sua apropriação desse espaço. Caso prefira, você pode sugerir alguns lugares que fornecem essas características, sobretudo, o importante, é que os alunos percebam as transformações produzidas nesse espaço, bem como consigam identificar os modos de vida dos diferentes povos nos diferentes contextos históricos em que essa sociedade vivia, valorizando as identidades e as interculturalidades de cada povo. Caso não seja possível a utilização da Sala de Informática, solicite à turma um trabalho de pesquisa como lição de casa ou disponibilize materiais impressos de paisagens culturais europeias para que os alunos produzam o panfleto/folder.
Ação Propositiva
Orientações: Para nortear a produção dos alunos apresente os itens necessários que poderam ser sistematizados em uma apresentação do Power Point ou Apresentação do Google Drive ou utilizar sites gratuitos que possibilitam a produção de panfletos e cartazes, como o utilizado no modelo apresentado que foi elaborado no Canva. A ideia que os alunos possam utilizar várias imagens e produzirem um documento online sem custos com impressões e outros materiais. Caso o uso de computadores não seja possível, escreva no quadro os itens necessários no trabalho de pesquisa que deverá ser realizado como Lição de Casa ou providencie imagens de paisagens culturais europeias.
Ação Propositiva
Orientações: Antes dos alunos produzirem seus panfletos ou folder, apresente um modelo projetando o slide. Caso não seja possível a projeção, imprima e disponibilize para os alunos. Em seguida, é a vez dos alunos! Assuma uma postura de mediação e de apoio para qualquer dúvida, circule na sala para orientação dos grupos durante a atividade.
Para impressão da imagem, acesso o link:
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Nesse momento, solicite que os roteiros sejam enviado para seu e-mail. Proponha uma apresentação de todos os roteiros na aula seguinte ou uma exposição num espaço da escola.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Apresentações
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo desta aula é identificar, nas paisagens culturais da Europa, as relações humanas e suas manifestações, por meio da transformação e da apropriação feitas pela sociedade. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Para iniciar esta etapa, envie aos alunos dois mapas disponíveis aqui. Comece a aula apresentando aos alunos o Continente Europeu e, em seguida, o Mapa Político da Europa, destacando alguns países pertencentes a esse continente. Apresente a proposta da aula, que consiste no desafio de os alunos pesquisarem as paisagens culturais europeias, a fim de produzirem uma apresentação tipo “folder” ou panfleto. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Envie aos alunos as imagens da Europa, disponíveis aqui. Nesta etapa, grave um áudio e questione os alunos a respeito do motivo por que a Europa é conhecida como Velho Continente. Norteie a discussão relacionando as respostas dos alunos com o fato de a Europa ser palco das antigas civilizações. No segundo questionamento, "Qual a relação de poder estabelecida nesta denominação?", provoque a discussão sobre denominar Europa de Velho Mundo, mostrando aos alunos que a classificação é resultado do eurocentrismo que construímos nos últimos 500 anos, pelo menos, estabelecendo uma relação de hegemonia e poder. Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem lugares e/ou cidades da Europa que tenham em suas paisagens retratos da sua história, valorizando aspectos de transformação do espaço pelo homem, como, por exemplo, as construções góticas, castelos da época medieval, as ruínas das civilizações antigas, como as de Roma e da Grécia, ou até mesmo marcos da história, como as ruínas do Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Vamos ao trabalho! Grave um áudio e explique para eles o que precisam fazer. Separe-os em grupos de, no máximo, 5 alunos. Esse é o momento em que os alunos devem realizar a pesquisa na internet, a fim de escolher duas paisagens culturais da Europa que expressem o valor histórico, as transformações na paisagem causadas pela ação humana e sua apropriação desse espaço. Caso prefira, você pode sugerir alguns lugares que fornecem essas características, o importante é que os alunos percebam as transformações produzidas no espaço, bem como que consigam identificar os modos de vida dos diferentes povos nos diferentes contextos históricos em que essa sociedade viveu, valorizando as identidades e as interculturalidades de cada povo. Para nortear a produção dos alunos, apresente os itens necessários, que poderiam ser sistematizados em uma apresentação de PowerPoint (ou Google Apresentações), ou sites gratuitos que possibilitam a produção de panfletos e cartazes, como o utilizado no modelo apresentado, o Canva. Mostre o modelo de panfleto disponível nesta etapa do Plano de Aula. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Solicite que todos enviem suas produções no WhatsApp da classe, ou indiquem o link da produção, caso tenham usado algum app. Proponha também uma apresentação criativa dos alunos, por meio de vídeos curtos, pelo WhatsApp. Professor, sane as últimas dúvidas dos alunos e analise as produções de todos. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre cultura na Europa, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar nas paisagens culturais da Europa as relações humanas e suas manifestações, por meio da transformação e apropriação feitas pela sociedade
Habilidade (s) da Base: (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
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