Fichas da contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhar e consumir
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especificidade das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula utilize projetor, imprima o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), um saquinho para colocar as fichas, um aparelho para apresentar o vídeo, lápis de cor, canetinhas, tintas ou o que dispuser para que façam o desenho.
Material complementar:
HIS2_10UND05 - Fichas da contextualização-
HIS2_10UND05 - Comparando fotografías -
HIS2_10UND05 - Tabela -
HIS2_10UND05 - Imagens dos slides para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZfbVRjNtyetJ3nQ9HQGNwedxFX5mN2Y7kJxKmXC8XjGf7tEdDWquftbbrmJz/his2-10und05-imagens-dos-slides-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Fonte: 5 Perguntas sobre práticas sustentáveis, de Bruno Mazzoco, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2081/5-perguntas-sobre-praticas-sustentaveis. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo, de André Albert e Rogério Fernandes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Consumismo: você sabe as consequências que geram na sua vida?, de Catarina Schmitz Feijó, disponível em: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula se trabalhará a relação do desenvolvimento das formas de trabalho com o consumo desenfreado, suas consequências para o ambiente e para a vida das pessoas, refletindo sobre soluções e compreendendo a sustentabilidade.
Para você saber mais:
Fonte: 5 Perguntas sobre práticas sustentáveis, de Bruno Mazzoco, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2081/5-perguntas-sobre-praticas-sustentaveis. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo, de André Albert e Rogério Fernandes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Consumismo: você sabe as consequências que geram na sua vida?, de Catarina Schmitz Feijó, disponível em: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Consumo infantil, de Patrícia Lopes, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/consumo-infantil.htm. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Como fazer dos recursos audiovisuais aliados do ensino, de Débora Garofalo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/13474/como-fazer-dos-recursos-audiovisuais-aliados-do-ensino. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
Fonte: O uso da fotografia em sala de aula, de Rogério Schnell, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/5-4.pdf. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Infância, consumo e ambiente escolar: reflexões sobre o desenvolvimento infantil na sociedade contemporânea, de Danielli Ribeiro da Silva e Priscila Soares Vidal Festa, disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n10/ARTIGO4.pdf. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Comece a aula conduzindo o seguinte questionamento: Quem compra algo novo quando o que tinha estraga? E quem tenta consertar, reutilizar? Para isso, coloque em um saquinho as fichas preparadas no material complementar: HIS2_10UND05 - Fichas da contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UfyvtVaUkFwTszRVWe4e2Sv4bRskdTYwGPUZeZpB4zBDEKaNvvXwXVuVhDyx/his2-10und05-fichas-da-contextualizacao.pdf
Antes dos alunos chegarem, deixe o slide preparado ou escreva a pergunta no quadro. Então diga a eles: Quem compra algo novo quando o que tinha estraga? E quem tenta consertar, reutilizar? Vamos descobrir!
O jogo é batata quente, todos sentam em roda e passam uma bola ou qualquer outro objeto que não seja pontudo ou muito duro e pesado, pois precisam passar ou jogar para os colegas. Coloque uma música de fundo ou cante com os alunos enquanto eles passam o objeto, quem termina com o objeto quando a canção acaba é quem vai ter que pegar uma ficha do material e responder as perguntas iniciais.
Faça duas listas no quadro. Durante a brincadeira, coloque de um lado coisas que pararam de funcionar e mandaram para o conserto ou arrumaram, e do outro, coisas que não pararam de funcionar, mas foram substituídas por novas.
Para encerrar essa etapa, questione: Será que precisamos descartar tudo isso? Cuide para sintetizar e objetivar as respostas em conclusões.
Nesta etapa, espera-se que os alunos reflitam sobre a própria realidade, listando o que eles descartam e o que consertam ou reutilizam, percebendo o que acontece com a compra e o consumo.
Como adequar à sua realidade: Inclua nas fichas, objetos e produtos que são comuns e se aproximem da realidade dos seus alunos. Cuide para não colocar coisas que não são usadas pela maioria da turma ou pelos familiares, fugindo do contato que existe do produto com a criança.
Para você saber mais:
Fonte: A sala de aula também pode ser um lugar de brincar, de Jordana Balduino e Rayane Silva, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15165/a-sala-de-aula-tambem-pode-ser-um-lugar-de-brincar. Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
Fonte: 4 perguntas sobre a alfabetização e a BNCC, de Naiara Albuquerque, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12520/4-perguntas-sobre-a-alfabetizacao-e-a-bncc. Acesso em: 21 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para esta etapa divida a turma em grupos de de até 5 alunos.
Apresente o slide ou coloque no quadro: Será que sempre houve tanto descarte?
Imprima e distribua para os grupos uma folha de atividades com as imagens dos trabalhadores e as perguntas no link: HIS2_10UND05 - Comparando fotografias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvGPTmvsWj89FCCmX9WVK5sdMWFNGrwtvRCEvmMyP82Zt9bvqXmEzWZ3QVTk/his2-10und05-comparando-fotografias.pdf
Terminando a atividade refaça as perguntas para a sala, pedindo que ao menos uma pessoa de cada grupo responda o que o grupo concluiu. Questões para investigar as imagens nesse momento com a turma toda:
- O que estão fazendo?
- Quais são os locais?
- Como são as ferramentas?
- Quantos calçados você imagina que cada um produza?
- Eles só produzem ou também arrumam calçados usados?
- Você sabe que profissão é essa?
Anote no quadro as respostas de cada grupo, então pergunte: O que podemos concluir sobre as principais diferenças na produção em uma fábrica e por um sapateiro? Isso acontece só com a produção de calçados? Faça uma sistematização destas respostas e também as anote no quadro.
Espera-se que com esta atividade a turma seja capaz de compreender a diferença da necessidade de consumo e do modo de produção das formas de trabalho devido ao desenvolvimento e crescimento das comunidades.
Como adequar à sua realidade: Se houver algum grande polo industrial na sua região ou na sua cidade, é muito interessante utilizar a forma de trabalho explorada por eles. Você pode tanto adicionar isso nesta etapa como uma segunda análise, ou usá-la como na atividade principal, ao invés do sapateiro.
Para você saber mais:
Fonte: O uso da fotografia em sala de aula, de Rogério Schnell, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/5-4.pdf. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Veremos nesta etapa que as mudanças não foram apenas na produção de calçados. Os modos de produção e demanda da sociedade mudaram de todos os lados.
Mantenha os alunos nos seus grupos e faça o download, ou se puder acessar em sua escola, abra o vídeo pelo link:
Consciente coletivo - Episódio 5 - https://www.youtube.com/watch?v=FgTMxqaj6qA. (Acesso em 15 de março de 2019)
Questões para trabalhar com o vídeo:
- Qual é a diferença entre o lixo produzido antigamente e o de hoje?
- Quantas sacolas cada pessoa consome em média?
- O lixo é descartado no local correto?
- O que acontece com o que jogamos “FORA”?
Com esta atividade, espera-se que os alunos analisem a necessidade do consumo consciente e da produção sustentável, compreendendo os impactos causados por eles no meio ambiente e a importância de repensar suas necessidades de compra e consumo.
Para você saber mais:
Fonte: Como fazer dos recursos audiovisuais aliados do ensino, de Débora Garofalo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/13474/como-fazer-dos-recursos-audiovisuais-aliados-do-ensino. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Infância, consumo e ambiente escolar: reflexões sobre o desenvolvimento infantil na sociedade contemporânea, de Danielli Ribeiro da Silva e Priscila Soares Vidal Festa, disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n10/ARTIGO4.pdf. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Animação consciente coletivo ganha prêmio internacional de cinema, de Equipe Akatu, disponível em: https://www.akatu.org.br/noticia/animacao-consciente-coletivo-ganha-premio-internacional-de-cinema/. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Youtube. Consumo Consciente - Episódio 5, de Futura, AKatu e Hp, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FgTMxqaj6qA. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Youtube. Consumo Consciente - Episódio 8, de Futura, AKatu e Hp, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bJhfGKx5SOU&t=3s. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Percebemos que antigamente era muito mais comum consertar e arrumar o que estava velho, gasto ou danificado, enquanto hoje com a facilidade que existe desde a produção até a compra de um produto novo, acabamos jogando coisas que seriam reutilizáveis no lixo.
Ainda em grupos, compartilhem suas opiniões, escute a dos colegas e então cada grupo irá elaborar uma nova embalagem para algum produto (cada grupo escolhe o seu). O objetivo é ser mais transparente ao comunicar as ações sustentáveis que existem em sua produção e atrair os clientes para a compra mais consciente.
Ao final desta aula, espera-se que os alunos possam compreender que o trabalho proporciona a sobrevivência humana, todavia, o excesso de aquisição de bens pode comprometer a boa qualidade de vida e no final de tudo, o que importa é viver bem sem cometer excessos.
Para você saber mais:
Fonte: 5 Perguntas sobre práticas sustentáveis, de Bruno Mazzoco, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2081/5-perguntas-sobre-praticas-sustentaveis. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo, de André Albert e Rogério Fernandes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Consumismo: você sabe as consequências que geram na sua vida?, de Catarina Schmitz Feijó, disponível em: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/ . Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Consumo infantil, de Patrícia Lopes, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/consumo-infantil.htm. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Como marcas podem comunicar em suas embalagens que se preocupam com o meio ambiente, de Associação Brasileira de Embalagem, disponível em: https://medium.com/abreembalagembrasil/como-marcas-podem-comunicar-em-suas-embalagens-que-se-preocupam-com-o-meio-ambiente-224ac38a079b. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: A importância do descarte correto dos resíduos industriais, de Equipe Contecom, disponível em: http://contecomambiental.com.br/a-importancia-do-descarte-correto-dos-residuos-industriais/. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Fonte: Youtube. The rise of lowsumerism (legendado), de Box1824, disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=575&v=jk5gLBIhJtA. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é aprender as relações entre trabalho e consumismo. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Envie para os estudantes o vídeo “Sociedade do consumo”. Caso não seja possível, grave um vídeo ilustrando a ideia do vídeo da aula. Questione os estudantes se eles já presenciaram em casa a troca de algum equipamento eletrônico, a derrubada de uma árvore ou a compra de uma roupa nova. Se a aula for realizada em um momento síncrono, peça para as crianças cantarem e a dançarem a sequência que a música apresenta. Se for um momento assíncrono, peça para gravarem um vídeo.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça para que, ao visualizarem as fotografias, os estudantes façam comparativos entre as duas formas de produzir sapatos. Ao final, devem responder as questões que o arquivo traz. Se a atividade for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias ou arquivos de áudio. Caso seja em momento síncrono, peça para os estudantes compartilharem as respostas oralmente e faça a mediação do debate on-line.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Consciente coletivo”. Peça para que, após verem o vídeo e conhecerem as informações apresentadas nesta aula, produzam um vídeo respondendo:
- Qual é a diferença entre o lixo produzido antigamente e o de hoje?
- Quantas sacolas cada pessoa consome em média?
- O lixo é descartado no local correto?
- O que acontece com o que jogamos “FORA”?
O vídeo deve ser compartilhado com o grupo. Peça para os estudantes comentarem os vídeos uns dos outros. Faça a mediação do debate.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças a alguns vídeos como, por exemplo, do Canal Futura no YouTube, da playlist “Consciente coletivo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Palavras-Chave: Consumo; Realização; Trabalho; Sustentabilidade.
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