Observando fotografias
Plano de Aula
Plano de aula: Novas formas de trabalho
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especificidade das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula, utilize projetor, imprima o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade). Também serão necessários papel grande (cartolina, A2, papel em metro), revistas, lápis de cor, cola.
Material complementar:
HIS2_10UND04 - Observando fotografias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KqS5GrQr2YCC9qsCKaqe6HT8GDCVPYt2j7Mjhcj4s9GQQYqTTVWnJsxtusTJ/his2-10und04-observando-fotografias.pdf
HIS2_10UND04 - Imagens dos slides para impressão -
Para você saber mais:
Fonte: Dirigindo o seu trabalho, de Wellington Soares, Alice Vasconcellos e Monise Cardoso, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8707/dirigindo-o-seu-trabalho. Acesso em: 31 de janeiro de 2019.
Fonte: As novas formas de trabalho, de Lucianne Carneiro, disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/as-novas-formas-de-trabalho-8258188. Acesso em: 31 de janeiro de 2019.
Fonte: Exemplos de práticas inovadoras que impactam na aprendizagem, de Claudio Sassaki, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/471/exemplos-de-praticas-inovadoras-que-impactam-na-aprendizagem. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Fonte: Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital, de Débora Garofalo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide a turma e faça uma leitura coletiva. Nessa aula se trabalhará as novas formas de trabalho que surgem a partir do crescimento da tecnologia, do acesso fácil à diversas informações e produtos e do aumento da concepção de distância, trabalho presencial, tempo e qualidade de serviço.
Para você saber mais:
Fonte: Dirigindo o seu trabalho, de Wellington Soares, Alice Vasconcellos e Monise Cardoso, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8707/dirigindo-o-seu-trabalho. Acesso em: 31 de janeiro de 2019.
Fonte: As novas formas de trabalho, de Lucianne Carneiro, disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/as-novas-formas-de-trabalho-8258188. Acesso em: 31 de janeiro de 2019.
Fonte: Exemplos de práticas inovadoras que impactam na aprendizagem, de Claudio Sassaki, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/471/exemplos-de-praticas-inovadoras-que-impactam-na-aprendizagem. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Fonte: Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital, de Débora Garofalo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Escreva a a estrofe da música no quadro:
“Passa, passa gavião,
todo mundo é bom.
Passa, passa gavião,
todo mundo é bom.
As lavadeiras fazem assim,
as lavadeiras fazem assim,
assim, assim, assim, assim.”
Então, reúna a turma em roda, cante e dance essa estrofe para apresentá-los à cantiga. Na dança dessa cantiga, todos devem fazer um gesto que representa a forma de trabalho que estão cantando, cada vez que a estrofe se repete, a forma de trabalho deve trocar, por exemplo, troca-se “as lavadeiras fazem assim” por “os motoristas fazem assim”.
Você pode acessar um exemplo de como trabalhar a cantiga nesse link: Quintal musical - Passa, passa, gavião, de Quintal da cultura, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SMx2z5hjTf8 ( Acesso em: 31 de janeiro de 2019).
Faça com eles a primeira estrofe, depois troque a forma de trabalho uma vez para que eles entendam a brincadeira, em seguida, peça que eles digam outras profissões e inventem um gesto para expressá-las. Para encerrar, faça um desafio, tentar cantar e dançar em sequência e sem parar, todas as profissões com gestos que eles criaram.
Espera-se que eles se divirtam e relembrem formas de trabalho e suas funções, preparando-os para trabalharem o novo conteúdo desta aula.
Como adequar à sua realidade: Se dispuser, você pode apresentar o vídeo sugerido para que entendam a brincadeira, ou também, pode colocar a música para tocar enquanto realizam a atividade, faça como se sentir mais confortável. Ou então, se houver uma cantiga de trabalho popular na sua região, você pode utilizá-la.
Para você saber mais:
Fonte: Youtube. Quintal musical - Passa, passa, gavião, de Quintal da cultura, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SMx2z5hjTf8. Acesso em: 31 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Apresente apenas a atividade 1 do documento, disponível no link: HIS2_10UND04 - Observando fotografias - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KqS5GrQr2YCC9qsCKaqe6HT8GDCVPYt2j7Mjhcj4s9GQQYqTTVWnJsxtusTJ/his2-10und04-observando-fotografias.pdf
Questione-os para que reflitam sobre as diferentes formas de trabalho que estão cada vez mais comuns. Algumas questões para auxiliar nesse momento:
O que elas estão fazendo?
Onde elas estão?
Quais as semelhanças entre os 3 tipos de trabalho?
Em seguida, apresente a atividade 2 do mesmo documento. E refaça os mesmos questionamentos da parte 1.
Para finalizar, pergunte sobre as diferenças e semelhanças entre as duas seleções de imagens. Faça uma lista no quadro separando cada aspecto dito pela turma em uma coluna.
Importante: Atente para sistematizar as respostas da turma em anotações no quadro sobre cada parte dessa etapa. Independente de como apresentar o documento do material complementar, com projetor ou impresso em papel, cuide para que não os entregue simultaneamente.
Espera-se que os alunos compreendam as novas formas de trabalho, suas condições de liberdade e autonomia, contrastando com a realidade das formas de trabalho de antigamente e até mesmo entre as atuais, como vemos o exemplo do grafiteiro que possui seu estilo de arte e técnica possuindo mais autonomia do que um freelancer que deve se adequar a padrões exigidos, entretanto, os dois possuem liberdade para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Como adequar à sua realidade: As imagens podem ser apresentadas com um projetor, ou você pode imprimir e distribuir para turma, ou até fazer uma única cópia em tamanho ampliado para colar no quadro/ parede. É possível alterar as formas de trabalho apresentadas nas fotografias, trocando para outras que sejam mais comuns, próximas e/ou conhecidas pelos seus alunos, para que se aproxime melhor deles, reconhecendo as especificidades da sua região.
Para você saber mais: Fonte: O uso da fotografia em sala de aula, de Rogério Schnell, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/5-4.pdf. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Pergunte:
- Vocês conhecem outras profissões modernas?
- Algum familiar ou conhecido seu faz algum desse tipo de trabalho?
Em seguida, todos juntos irão realizar uma lista de profissões atuais, podendo colocar as formas de trabalho vistas na atividade anterior e adicionar outras que eles conheçam, e depois relacionar palavras a elas, como tecnologia, rapidez, prazer, liberdade, facilidade, acessível. Participe como escriba e anote as informações no quadro.
Então, apresente o slide ou reproduza o mesmo esquema no quadro.
Peça que se juntem em grupos de até cinco crianças, entregue um pedaço grande de folha, onde possam realizar um mapa mental. Explique que a frase central será profissões do futuro, e nos balões eles anotam palavras que se relacionem com o tema, assim como fizeram anteriormente, mas aqui poderão escrever, desenhar, ou colar qualquer símbolo ou imagem que represente a palavra que pensarem.
Espera-se que os alunos aprendam sobre as formas de trabalho que surgiram e fazem parte das características do mundo digital atualmente, entendendo as diferenças e as transformações das necessidades e especificidades do trabalho ao passar do tempo, na medida em que o mundo se desenvolve.
Como adequar à sua realidade: Caso seja mais adequado à sua turma, peça que façam o mesmo que fizeram com as profissões modernas com as futuras, realizando apenas uma lista. Também pode solicitar que façam apenas um desenho sobre.
Para você saber mais:
Fonte: Quais são os caminhos para ensinar no mundo digital, de Débora Garofalo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15057/quais-sao-os-caminhos-para-ensinar-no-mundo-digital. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Fonte: Mapa mental: O que é e como fazer[Guia passa a passo], de Sociedade Brasileira de Coaching, disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/mapa-mental/. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Fonte: Mapa mental - descubra o que é e como fazer, de Manual da secretaria, disponível em: https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Fonte: Exemplos de práticas inovadoras que impactam na aprendizagem, de Claudio Sassaki, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/471/exemplos-de-praticas-inovadoras-que-impactam-na-aprendizagem. Acesso em: 03 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Print e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é analisar as diferentes formas de trabalho da atualidade. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Envie para os estudantes o vídeo “Passa, passa”. Se for em um momento síncrono peça para as crianças cantarem e dançarem a sequência que a música apresenta. Se for um momento assíncrono, peça para gravarem o vídeo executando tal momento.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça para os estudantes, ao visualizarem as fotografias, façam comparativos entre as atividades 1 e 2. Eles devem fazer duas colunas no caderno, uma com semelhanças e outra com diferenças entre as atividades. Se for em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias. Caso seja em momento síncrono, peça para os estudantes compartilharem as respostas oralmente e faça a mediação do debate on-line.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes por print o slide 5 do plano. Peça para eles relatarem se e como os pais estão trabalhando em meio a pandemia. Espera-se que percebam que as formas de trabalho mudaram de forma repentina, como o uso de máscara, aumento da higienização etc. Peça para gravarem um áudio com os relatos e enviarem no grupo da turma. Dê retorno das atividades aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “História do trabalho” e “Profissões - Serelepe”, “Home Office e pandemia”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Palavras-Chave: Trabalho; Atualidade; Contemporâneo; Digital; Trabalho informal.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA