16492
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - Os objetos têm história

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Os objetos têm história

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais: Whatsapp e PDF.
Optativas:  Google Meet, Google Docs, Google Classroom Google View, Print e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer marcas do passado em objetos usados pela sociedade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Solicite antecipadamente que os alunos separem em casa um objeto que gostem muito ou que tenha um valor sentimental (de preferência, que não seja brinquedo). Será com este objeto que você iniciará esta aula. Peça aos estudantes que gravem um vídeo de 1 minuto mostrando o objeto que escolheram e respondendo as seguintes questões:

- Qual o nome do seu objeto? 
- Como você o conseguiu? 
- Há quanto tempo você tem este objeto?
- O que ele representa para você?
- De que é feito este objeto?
- Para que ele serve?

Peça que enviem o vídeo para o grupo da escola. 

Problematização
Apresente o arquivo de problematização ou mande prints das imagens. Na sequência, encaminhe os seguintes questionamentos:

- Vocês conhecem este objeto?
- Alguém tem ele em casa? Sabem como funciona?
- Este é um objeto usado nos dias atuais?
- Por que ele foi substituído?

Dê um tempo para que a turma responda as questões. Solicite que socializem no grupo da escola, via arquivo de áudio ou escrito no caderno.

Sistematização
Produza uma nuvem de palavras (uma possibilidade é usar a extensão Pollev para o navegador Chrome - veja o Pollevery aqui) com as impressões dos estudantes ao observarem a imagem dos objetos antigos compartilhadas na etapa anterior. Peça que enviem para o grupo da turma uma palavra que estabelece o que eles percebem ao ver os objetos antigos. Após, realize um levantamento para observar as palavras que mais aparecem. Você pode organizar o resultado manualmente, listando as palavras que aparecem mais e as que aparecem menos, em ordem decrescente, e escrever em uma folha de papel em tamanho maior as que aparecem mais e diminuindo o tamanho das que aparecem menos. Você pode compartilhar um arquivo do Google Docs e solicitar que os próprios estudantes realizem essa produção, caso tenham acesso (veja aqui com fazer uma nuvem de palavras no Google Docs). Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Loja de antiguidade de Alfenas”, “Objetos antigos - Museu do Cariri” e “Tv Votorantim - Objetos antigos particulares”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15LP01, EF15AR03, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR08. 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_09UND01

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas