10237
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Problemas envolvendo o cálculo da raiz quadrada por estimativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Radiciação, potenciação, problemas, estimativa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_03NUM07

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO

Aquecimento
O Aquecimento traz importantes reflexões e possibilita construções, além de exigir uma sequência de passos para encontrar o valor aproximado de uma raiz quadrada, usando a calculadora. Por essa razão, você pode focar inteiramente sua aula nas questões do Aquecimento. Disponibilize a versão impressa aos alunos. Faça a orientação da atividade usando um áudio do WhatsApp, por exemplo. Você pode sugerir a elaboração de problemas sobre o tema. Solicite que os alunos encaminhem as respostas pelo aplicativo para prosseguir às discussões das soluções.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de radiciação. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/rational-exponents-and-radicals/alg1-radicals/v/introduction-to-square-roots 

Atividade principal
A atividade principal é extensa e pode ser explorada em outros momentos, como recurso para ampliar e revisar as aprendizagens. Disponibilize a versão impressa aos alunos e não esqueça de retomar as discussões.

Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione pontos para dar o feedback que pode ser por meio de um áudio, um texto informativo ou um vídeo curto. Socialize com a turma suas impressões sobre as construções deles. Você pode usar uma das questões da Atividade principal para ilustrar exemplos, no seu feedback.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxx

Raio X
O Raio X e a atividade complementar podem ser usados como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, em outro momento.

Convite às famílias
Estimativas podem ser discutidas com as famílias. Se eles têm algum conhecimento de raiz quadrada, podem refletir junto aos alunos sobre que valor seria mais aproximado de uma raiz inexata. Se eles não têm conhecimento podem discutir sobre aproximações/arredondamentos de números decimais.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_03NUM07

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas