10237
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Problemas envolvendo o cálculo da raiz quadrada por estimativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Radiciação, potenciação, problemas, estimativa.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Objetivos específicos

Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da raiz quadrada por estimativa.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, problemas, estimativa.

Recursos necessários

  • Calculadora;
  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre como é feita a estimativa do cálculo da raiz quadrada de um número, anote as respostas no quadro, alguns alunos podem falar como fazem mentalmente ou com o uso da calculadora, incentive para que eles façam a descrição do passo-a-passo.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre como fazer estimativas de valores de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • De que formas pode ser feita a estimativa do valor de uma raiz quadrada?
  • Como pode ser feita a estimativa de uma raiz quadrada com o uso da calculadora ou mentalmente?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
  • Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
  • Como você representaria os valores estimados nesta situação?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
  • Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
  • Como você representaria os valores estimados nesta situação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
  • Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
  • Como você representaria os valores estimados nesta situação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de fazer a estimativa da raiz quadrada de um número, tanto mentalmente quanto com o uso da calculadora.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando as possibilidades para se estimar a raiz quadrada de um número.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução do problema.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre estimativas de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Para fazer estimativas é sempre necessário o uso da calculadora?
  • Como podemos proceder para fazer uma estimativa mais próxima do resultado de uma raiz?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do raio x

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Objetivos específicos

Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da raiz quadrada por estimativa.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, problemas, estimativa.

Recursos necessários

  • Calculadora;
  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre como é feita a estimativa do cálculo da raiz quadrada de um número, anote as respostas no quadro, alguns alunos podem falar como fazem mentalmente ou com o uso da calculadora, incentive para que eles façam a descrição do passo-a-passo.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre como fazer estimativas de valores de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • De que formas pode ser feita a estimativa do valor de uma raiz quadrada?
  • Como pode ser feita a estimativa de uma raiz quadrada com o uso da calculadora ou mentalmente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
  • Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
  • Como você representaria os valores estimados nesta situação?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
  • Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
  • Como você representaria os valores estimados nesta situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
  • Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
  • Como você representaria os valores estimados nesta situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)

Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
  • Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de fazer a estimativa da raiz quadrada de um número, tanto mentalmente quanto com o uso da calculadora.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando as possibilidades para se estimar a raiz quadrada de um número.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução do problema.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre estimativas de raízes quadradas.

Discuta com a turma:

  • Para fazer estimativas é sempre necessário o uso da calculadora?
  • Como podemos proceder para fazer uma estimativa mais próxima do resultado de uma raiz?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do raio x

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano