Slide inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Para cada tempo, uma ação!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, cartolina, papel sulfite, tesoura, cola, canetas hidrocor, giz de cera, lápis de cor e revistas para recorte.
Material complementar:
- Documento contendo o slide inicial desta aula: HIS2_06UND5 - Slide inicial - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ufMCsHFebHHZNKABu9xxNPfaEnpxmNgd2gPXshzz23F83PbJMY6cg3Bj8Tm7/his2-06und05-slide-inicial.pdf. Documento contendo a imagem de um calendário indígena : HIS2_06UND05 - Calendário indígena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H3SY2E665qqYyt3DDZSvNrABccjd9R7je2P9UDPFCkUmTsdyNRN4kzQzJXvG/his2-06und05-calendario-indigena.pdf. Documento contendo um modelo de estruturação para este mural: HIS2_06UND05 - Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BG78ub3Rg2ep6tm9sgdCUfymMVpUVuWBQ45t736WYtMPvAazyDEtcDt8wFHF/his2-06und05-diario-de-bordo.pdf .
- Fonte de áudio de música brasileira: Uma aventura no tempo, da Banda 9 Volts - https://www.youtube.com/watch?v=KvrH6C9a4GE. Acesso em: 20 de outubro de 2018. (2:25min).
- Fonte de mídia que disponibiliza a letra da música Uma aventura no tempo, da Banda 9 Volts: https://www.letras.mus.br/9-volts/1645783/. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_06UND05 - Slide da Problematização -
- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nEdfubY3nNncTvSe8KBDEHtYD4AtWHpFqyR8xUAQq4G6r87Uu7ScUvBWjMU8/his2-06und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo o slide da Sistematização: HIS2_06UND5 - Slide da Sistematização -
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o uso do calendário como um marcador de tempo e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011
- Como e onde foi feito o primeiro calendário: https://novaescola.org.br/conteudo/167/como-onde-feito-primeiro-calendario-babilonia-mesopotamia-sumerios-caldeus . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- História do calendário: https://escolakids.uol.com.br/historia/historia-do-calendario.htm. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- História e origem do calendário: https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-calendario/ . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252012000400023. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Calendário Tupi-guarani: Diferentes calendários: https://knowken.wordpress.com/tag/calendario-tupi-guarani/. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Os ciclos anuais - Calendário dos povos indígenas do rio Tiquié: https://ciclostiquie.socioambiental.org/pt/index.html#cycles. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/41/31 . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Instituto Socioambiental - Povos indígenas no Brasil: https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa/programas/povos-indigenas-no-brasil . Acesso em: 20 de outubro de 201
Fonte das imagens:
Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Apresente este slide aos alunos. Caso você não tenha como apresentá-lo poderá utilizar o documento que o contém: HIS2_06UND5 - Slide inicial - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ufMCsHFebHHZNKABu9xxNPfaEnpxmNgd2gPXshzz23F83PbJMY6cg3Bj8Tm7/his2-06und05-slide-inicial.pdf
- Diga que você conhece uma banda que se chama Banda 9 Volts e que ela compôs uma música para um desenho da Turma da Mônica, que fala sobre o tempo: “Vamos conhecer esta música?”. Esta música será uma das fontes utilizadas nesta aula e que dará a você condições de tratar o tema de uma forma mais lúdica, com maior facilidade e próximo das crianças.
- Apresente a fonte de áudio (ou a fonte de mídia) Uma aventura no tempo, da Banda 9 Volts - https://www.youtube.com/watch?v=KvrH6C9a4GE .(Acesso em 22/03/2019)
- Explore as imagens que aparecem neste vídeo e/ou nas frases da música. Caso necessite, utilize o link para acessar a letra da música: https://www.letras.mus.br/9-volts/1645783/ . (Acesso em 22/03/2019)
- Leve os alunos a pensarem e discutirem sobre o tema. Utilize-se destes questionamentos:
- Quando fazemos nossas tarefas do dia a dia estamos construindo uma história?
- Se construímos uma história, como podemos demonstrar, registrar cada momento?
- Utilize as expressões temporais (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) para que os alunos iniciem o desenvolvimento da compreensão da temporalidade linear.
- Diga aos alunos que eles são sujeitos históricos, pois agem no mundo onde vivem (na sua escola, comunidade, na família, etc) . Tudo o que fazem fica registrado no tempo, seja através das memórias (lembranças), das fotos, das conquistas, do próprio crescimento.
- Peça aos alunos, que queiram participar, para contarem o que fizeram no ontem, o que fizeram hoje e o que farão no amanhã.
- Conte aos alunos que algumas crianças estão inseridas em uma cultura que entende e marca o tempo através das tarefas que precisam fazer (marcador laboral), enquanto outras crianças inseridas em outras culturas entendem e marcam o tempo como sendo o tempo da natureza (nascer e pôr-do-sol, por exemplo).
- Diga que os indígenas possuem a forma particular de marcar o tempo e de saberem quando é o tempo certo para fazer cada atividade em suas comunidades através da natureza
- Assista com os alunos um vídeo que mostra o dia a dia de uma criança indígena piaroa da comunidade Betania del Topocho, que fica no estado do Amazonas na Venezuela: Mirim- Povos indígenas no Brasil: https://mirim.org/como-vivem (Acesso em 14 de março de 2019)
É importante que os alunos possam compreender que o tempo é um elemento cultural, sendo vivido e compreendido de diferentes formas a partir da cultura de cada povo. No caso dos indígenas, o tempo é um marcador que se relaciona com o trabalho, com o cultivo e plantio de determinadas plantas e decisivo na sobrevivência da sua comunidade. Já no caso de outros grupos sociais, o mesmo tempo vai ser entendido como tempo da natureza. É importante destacar que o texto "Categorias de entendimento do passado entre os Kadiwéu: narrativas, memórias e ensino de história indígena", já disponibilizado, pode ajudar a pensar essa questão.
Caso não tenha como fazer a exibição do vídeo-clipe, grave a música ou faça a impressão da letra e apresente-a aos alunos.
Para você saber mais:
Para se preparar para discursar sobre este assunto, leia os materiais complementares sugeridos abaixo. Os links abaixo trazem informações sobre como os indígenas marcam o tempo:
- O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252012000400023 . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Calendário Tupi-guarani: Diferentes calndários: https://knowken.wordpress.com/tag/calendario-tupi-guarani/ . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Os ciclos anuais - Calendário dos povos indígenas do rio Tiquié: https://ciclostiquie.socioambiental.org/pt/index.html#cycles . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos. Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_06UND05 - Slide da Problematização -
- Proponha a construção de um quadro (móvel) com três colunas, chamado “Diário de bordo da turma”, para registrarem:
O que fizemos ontem?
O que vamos fazer hoje?
O que faremos amanhã?
- Explique aos alunos o que vem a ser um diário. Diga que a criação do diário de bordo é uma ótima atividade para que eles possam ver suas ações do passado (as que fizeram ontem), como as ações do presente (as que fizerem hoje) têm consequências futuras (nas que farão amanhã) e que podemos sentir no presente as consequências de ações do passado.
- Caso necessite, você poderá acessar o documento que contém um modelo de estruturação para este mural: HIS2_06UND05 - Diário de bordo -
- O registro poderá ser feito através de desenhos, imagens ou escritas.
- Converse com os alunos e peça que eles levantem hipóteses sobre o que acontecerá com o painel feito e com as informações que estão nele: “Será preciso fazer alguma coisa nos próximos dias?“
- A intenção é provocar nos alunos os seguintes pontos:
- a importância de rever o quadro todos os dias para que as informações fiquem verossímil quanto a sua temporalidade;
- que fatos que nos acontecem se tornam história;
- que quando os fatos são registrados, contados e relembrados (ou seja se produz uma fonte) é mais difícil o risco deles se perderem com o tempo.
- Demonstre aos alunos o encadeamento das coisas no tempo: estes registros se iniciarão com os fatos do dia atual e do dia seguinte, deixando a coluna “O que fizemos ontem?” em branco.
- No dia seguinte (e nos próximos), retome o quadro “Diário de bordo da turma”: você, juntamente com os alunos, deverão:
- passar o fato registrado na coluna “O que vamos fazer hoje?” para a coluna “O que fizemos ontem?” – registrar o dia (a data) nesta representação;
- o fato que estiver registrado na coluna “O que faremos amanhã?” deverá passar para a coluna “O que faremos hoje?”;
- incluirão na coluna “O que faremos amanhã?” o fato que acharem relevante registrarem para o dia seguinte.
- Neste momento, conclua com os alunos que o tempo passou e que o que fizeram ontem se tornou história.
- Caso não haja disponibilidade de espaço em sua sala de aula, você poderá confeccionar um caderno para a criação do diário de bordo e coletivamente, e oralmente, faça as observações sobre as ações diárias da turma e logo após faça a escolha de um aluno para proceder o registro no caderno.
Para você saber mais:
- A confecção dos quadros de registros de ações diárias auxilia na visualização e compreensão da cronologia dos fatos cotidianos e na aplicação de expressões importantes para a aprendizagem deste conteúdo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois, ontem, hoje, amanhã.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Orientações:
- Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso contrário apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma.
- Caso não seja possível apresentar o slide utilize o documento que contém esta imagem: HIS2_06UND5 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b9HueQwepv3jrQ2Hv6NtzhYeccVGQ7dWDS4SsS6uVRHBe6WuhuBq4TQZxCex/his2-06und5-slide-da-sistematizacao.pdf
- Explique aos alunos o que significa o termo “Atualizar”.
- Todos os dias você deverá incentivar os alunos para os registros diários, até que as noções de temporalidade trabalhadas nesta aula estejam compreendidas.
- Explore um calendário para que os alunos consigam visualizar em que dia estão e consigam relacionar estas convenções temporais (ontem, hoje, amanhã).
- Utilize-se destes questionamentos:
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Que dia foi ontem?
- Quem se lembra do que fizemos ontem?
- Utilize também o quadro de horários da turma: você poderá construir com os alunos um quadro com os horários diários (aulas) da turma através de desenhos, imagens ou escritas. Este quadro será de grande referência para definirem os fatos que irão registrar nas colunas “O que vamos fazer hoje?” e “O que faremos amanhã?”.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de compreenderem que os fatos que acontecem possuem uma cronologia e se apropriaram das noções temporais trabalhadas: dias da semana, ontem/hoje/ amanhã, cronologia, diário, calendário e rotina.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender que todas as ações possuem uma sequência. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes a música “Uma aventura no tempo”. Dê um tempo para que eles possam assistir ao vídeo. Caso não seja possível, envie um áudio relatando o que conta a música. Na sequência, compartilhe com os estudantes:
- Quando fazemos nossas tarefas do dia a dia, estamos construindo uma história?
- Se construímos uma história, como podemos demonstrar e registrar cada momento?
Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno e compartilhem-nas no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça que os alunos construam um “Diário de Bordo” sobre a rotina e compreendam as noções históricas do antes, durante e depois. Solicite que compartilhem as respostas com a turma.
Sistematização
No caderno, peça que os estudantes respondam:
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Que dia foi ontem?
- Quem se lembra do que fizemos ontem?
Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode solicitar que os estudantes respondam coletivamente. Se for em momento assíncrono, peça que escrevam ou produzam arquivos de áudio e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Palavras-Chave: Noções de temporalidade: ontem/hoje/ amanhã; Cronologia; Diário; Calendário; Rotina;
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA