Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender que todas as ações possuem uma sequência. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes a música “Uma aventura no tempo”. Dê um tempo para que eles possam assistir ao vídeo. Caso não seja possível, envie um áudio relatando o que conta a música. Na sequência, compartilhe com os estudantes:
- Quando fazemos nossas tarefas do dia a dia, estamos construindo uma história?
- Se construímos uma história, como podemos demonstrar e registrar cada momento?
Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno e compartilhem-nas no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça que os alunos construam um “Diário de Bordo” sobre a rotina e compreendam as noções históricas do antes, durante e depois. Solicite que compartilhem as respostas com a turma.
Sistematização
No caderno, peça que os estudantes respondam:
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Que dia foi ontem?
- Quem se lembra do que fizemos ontem?
Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode solicitar que os estudantes respondam coletivamente. Se for em momento assíncrono, peça que escrevam ou produzam arquivos de áudio e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS2_06UND05
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
AULA 01
AULA 02
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes