16489
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Para cada tempo, uma ação!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Para cada tempo, uma ação!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender que todas as ações possuem uma sequência. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Compartilhe com os estudantes a música “Uma aventura no tempo”. Dê um tempo para que eles possam assistir ao vídeo. Caso não seja possível, envie um áudio relatando o que conta a música. Na sequência, compartilhe com os estudantes:
- Quando fazemos nossas tarefas do dia a dia, estamos construindo uma história?
- Se construímos uma história, como podemos demonstrar e registrar cada momento?

Peça aos estudantes que escrevam as questões e as respostas no caderno e compartilhem-nas no grupo da escola. Caso não sejam alfabetizados, peça para gravarem um áudio.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça que os alunos construam um “Diário de Bordo” sobre a rotina e compreendam as noções históricas do antes, durante e depois. Solicite que compartilhem as respostas com a turma.

Sistematização
No caderno, peça que os estudantes respondam:
- Que dia é hoje?
- Que dia da semana é hoje?
- Que dia foi ontem?
- Quem se lembra do que fizemos ontem?

Se a atividade for realizada em momento síncrono, você pode solicitar que os estudantes respondam coletivamente. Se for em momento assíncrono, peça que escrevam ou produzam arquivos de áudio e compartilhem no grupo da turma. Atente para dar feedback das atividades.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “a rotina de uma criança indígena”, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_06UND05

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas