Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_07UND06
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer que as pessoas possuem diferentes origens. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online).
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Eu” (disponível aqui). Peça, via arquivo de áudio, que os estudantes o assistam e, caso não seja possível, descreva o que a música apresenta, também em arquivo de áudio. Repasse para os estudantes as questões a seguir para nortear a análise da música:
- Existem coisas que fazemos e aprendemos com nossos pais ou avós?
- Para estarmos aqui, dependemos de quem veio antes de nós?
- Você sempre morou aqui?
- E seus pais?
- E seus avós?
Você pode inserir outros questionamentos que achar pertinente e adequado à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 01 minuto com suas impressões sobre a música, a partir dos questionamentos propostos. Siga as reflexões que o plano propõe.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o trecho abaixo, ou recite, caso eles não estejam alfabetizados:
“E EU FICO IMAGINANDO, FICO MESMO INTRIGADO
SE NÃO FOSSE UMA BARATA NINGUÉM TERIA GRITADO
MEU BISAVÔ NADA OUVIRIA E SEGUIRIA NA CAÇADA
EU NÃO TERIA BISAVÔ, BISAVÓ, AVÔ, AVÓ, PAI, MÃE,
NÃO TERIA NADA …”
Para a análise do trecho, envie as questões abaixo:
- Quem veio antes de mim, meus pais ou avós?
- E antes de meus avós?
- E antes de meus bisavós?
- Você conhece seus avós ou bisavós?
Solicite que os estudantes gravem, a partir dos questionamentos propostos, um áudio com suas impressões sobre o trecho.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Se eles puderem imprimir, peça que no arquivo impresso coloquem o nome dos familiares para construírem uma espécie de árvore genealógica. Siga as instruções que o plano traz. Ao final, peça que compartilhem fotos das produções ou, se possível, produza um mural no Padlet (veja como fazer um Padlet) para que eles possam ver as produções dos colegas e comentar. Atente para dar um retorno sobre as produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver junto com as crianças os vídeos “A história de uma família” (disponível aqui), o audiobook “A família do Marcelo” (disponível aqui) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12 e EF04HI03.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS1_07UND06
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 07
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes