16482
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - A escola que eu quero

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre A escola que eu quero

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_06UND05

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto

O objetivo deste plano é observar e analisar a estrutura da escola e propor sugestões. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Solicite aos estudantes que tentem se lembrar de como é a escola e, em arquivo de áudio, repasse às seguintes questões:

- O que vocês consideram bom na sala de aula? O que poderia ser mudado?
- O que vocês lembram nos corredores das salas? E do pátio?
- O que você mais gostava na escola?
- Vocês chegaram a frequentar a sala de leitura/biblioteca. Vocês gostam? É atrativo?

Peça que eles respondam às questões por arquivo de áudio, ou que compartilhem as opiniões livremente, caso estejam na aula síncrona.

Problematização

Envie para os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui). Peça que, com a ajuda de um adulto, respondam o que é solicitado.

Sistematização

Solicite aos estudantes que gravem um vídeo curto, máximo de 01 minuto, apresentando o arquivo de problematização respondido. Encaminhe as reivindicações dos estudantes para a equipe gestora da escola e peça para o gestor/diretor também gravar um vídeo no qual, a partir das sugestões dos estudantes, possa falar sobre as possíveis melhorias que pode realizar na escola, Envie para os estudantes e aguarde os comentários que possam surgir. Caso disponha de momento síncrono, convide o gestor/diretor para participar da aula e verificar as reivindicações dos estudantes e já encaminhar as respostas.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobras as escolas do passado os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado" (disponível aqui).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06, EF01ER01.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_06UND05

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas