16468
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Divergência cultural e mundialização

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre debater sobre um aspecto da mundialização tendo como tema a proibição e divergência em relação a uma prática cultural e religiosa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito à coletividade

Apresentação do tema da aula
Grave um áudio para a turma e apresente o tema da aula, que será a divergência entre culturas e a mundialização. Comente que a finalidade específica é levar os alunos a analisarem e debaterem aspectos negativos da globalização: a divergência entre diferentes culturas e a não aceitação da prática de alguns hábitos. Explique para os alunos a importância do respeito à coletividade, que será levado em conta nesta aula. Professor, nas orientações do plano de aula há informações que podem ajudá-lo a guiar esta aula com mais segurança. A aula deve ser conduzida pelo WhatsApp, mas, se não houver possibilidade, tente fazer uma adaptação para o e-mail. Tempo estimado: 5 minutos.

Contextualização
Envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Envie um áudio para a turma e comente a respeito do uso do véu islâmico. Peça que eles vejam os tipos que existem no arquivo acima e leiam sobre o tema. A imensa maioria dos muçulmanos (seguidores da doutrina do Islamismo) creem que o uso da vestimenta pelas mulheres é obrigatório, pois o atribuem a uma orientação do Alcorão, livro sagrado islâmico, na qual tanto homens como mulheres devem se vestir de forma comportada em público. Provoque os alunos, pergunte a opinião deles sobre o uso do véu e fale para eles enviarem mensagens ou áudios curtos à turma. Tempo estimado: 20 minutos.

Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Peça que vejam as reportagens e reflitam sobre as perguntas: “Que motivos você acredita que levam à proibição? As diferenças étnicas e religiosas devem ser respeitadas em países que tradicionalmente não têm maioria da população muçulmana?”. Incentive-os a anotarem as suas opiniões, pois ajudarão no trabalho em grupo. Tempo estimado: 20 minutos.

Ação propositiva
Professor, a sugestão é que sejam formados quatro ou cinco grupos, dependendo do número de alunos da classe. Explique para a turma que eles vão fazer um debate em grupo. Peça para fazerem a articulação e a troca de ideias com o grupo pelo WhatsApp. Eles devem levar em consideração, na produção do trabalho, os seguintes questionamentos: “Por que essa situação acontece? Há um lado mais certo? Seria o lado do Estado ou do direito individual? O que é mais correto: obedecer às leis do país ou respeitar os ensinamentos/regras/tradições da religião? Alguém deve ceder? Quem? É possível solucionar? Como solucionar?”. Cada grupo deve ter um orador e um aluno para redigir as anotações. Peça que escolham dois colegas para as funções. É significativo compreenderem que a situação é complexa e não acontece somente em decorrência de um fator, mas sim de uma junção deles (receio de atos terroristas, preconceito, intolerância com migrantes, Estado laico, dentre outros). Tempo estimado: 50 minutos.

Sistematização
Este é o momento de os grupos apresentarem suas discussões. Peça que gravem um áudio ou vídeos curtos, e compartilhem com todos. A reflexão sugerida visa avaliar as relações culturais. O objetivo da aula é ter levado os alunos a desenvolverem reflexões sobre o processo de mundialização que envolve também a migração. Em um processo como o atual, de tamanha interação devido aos meios de comunição e uso de tecnologias, o que eles têm a opinar sobre o assunto? Finalize a aula fazendo suas considerações finais e volte à questão do respeito à coletividade e às diversas culturas. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a lerem e discutirem com seus filhos o artigo "Véu islâmico: a ponta do iceberg", disponível aqui. Uma discussão entre pais e filhos pode enriquecer ainda mais o conhecimento dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_05UND05

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas