16466
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Localização da Oceania e sua natureza

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre conhecer a localização da Oceania e seus impactos na vida da população desse continente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_09UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou E-mail

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo dessa aula é conhecer a localização da Oceania e seus impactos na vida da população desse continente. Em seguida, eles jogarão um jogo da velha com símbolos das placas das estradas da Austrália e da Nova Zelândia, onde ganhará a dupla que responder corretamente às questões sobre a Oceania e formar a sequência de símbolos da sua equipe. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie para os alunos os arquivos disponíveis aqui, eles servirão para várias etapas da aula. Grave um áudio e ambiente o aluno através da observação dos dois mapas da primeira página. Pergunte se eles imaginam como é a distribuição do território da Oceania. Peça para que compare a Oceania aos demais continentes. Peça para que percebam os microterritórios. O que seriam esses microterritórios? Quais linhas imaginárias passam por esse continente? Aponte que o país com dimensões continentais é a Austrália e que abaixo dela, à direita, é a Nova Zelândia. Ambos são destaques econômicos da Oceania. Já os microterritórios fazem parte dos três grandes grupos de ilhas em que a Oceania pode ser dividida: Micronésia, Polinésia e Melanésia (próximo slide). Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Destaque que a Oceania é uma das áreas mais singulares do globo. Ela conta com climas e faunas variadas, desertos, arquipélagos paradisíacos, gêiseres, entre outros. Em seguida, peça para que os alunos observem as imagens 1, 2 e 3 e peça para que eles discutam entre eles sobre como as características naturais da Oceania podem afetar no modo de vida das pessoas desse continente. Incentive-os a enviar mensagens ou áudios pelo WhatsApp. Nesse momento não importa se as respostas estejam certas ou erradas, pois o que vale é extrair todo o conhecimento que eles já dispõem sobre a região e também fazê-los falar sobre a relação homem-natureza. Professor, há muita informação no Plano de Aula para você aprofundar com a turma. Tempo estimado: 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo essa etapa. Essa imagem é uma seleção de fotografias de algumas belezas naturais da Oceania que atraem turistas de várias partes do mundo. A ideia é jogar um jogo da velha. No link acima estão também o diagrama do jogo da velha e as cartas do Kiwi, do canguru e a folha com as perguntas e respostas. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Pergunte se eles conhecem essas representações. São placas de trânsito dos animais que podem ser encontrados nas estradas da Austrália e da Nova Zelândia. Professor, consulte o Plano de Aula, lá você obtém os detalhes do jogo. Tempo estimado: 35 minutos.

Sistematização
Para finalizar a aula, você vai lançar perguntas com algumas curiosidades sobre a Oceania a todos os grupos. Grave áudio com as perguntas e depois mande as respostas. Seguem as perguntas e respostas aqui. Tempo estimado: 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem o vídeo sobre a Austrália, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_09UND05

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas