16465
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Construindo brinquedos e revivendo brincadeiras

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Construindo brinquedos e revivendo brincadeiras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_05UND06

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom.

Contexto

Neste plano o objetivo é conhecer, construir e usar brinquedos antigos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Envie aos estudantes o arquivo de contextualização (disponível aqui). Dê um tempo para que eles visualizem livremente. Via arquivo de áudio, ou vídeo, envie aos estudantes as seguintes questões:

- Algum de vocês já viu esse tipo de brinquedo antes?
- Se sim, onde vocês viram estes brinquedos?
- Vocês sabem usar eles?
- Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos?

Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem sobre as questões elencadas. Peça que os estudantes enviem os comentários por áudio ou vídeos curtos, caso você esteja em um momento assíncrono.

Problematização

Envie para os alunos os seguintes links disponibilizado logo abaixo. Peça para que eles escolham um dos brinquedos e produzam em casa.

Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Origami: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE. Acesso em 8 de junho de 2020. 

Sistematização

Peça, via arquivo de vídeo de no máximo 1 minuto, que os alunos façam um pequeno relato dos brinquedos que escolheram, como foi a produção, se já conheciam os brinquedos e se eles gostaram do produto final.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia”(você pode acessar em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_05UND06

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas