16465
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Construindo brinquedos e revivendo brincadeiras

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Construindo brinquedos e revivendo brincadeiras

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Garrafas pet, palitos de churrasco, fita adesiva, corda, papel colorido e lápis de cor.

Previamente: Com pelo menos uma semana de antecedência, entre em contato com a equipe de colaboradores da escola para arrecadar o material necessário para esta aula em uma quantidade compatível com o número de alunos da turma. Professores, auxiliares de cozinha e limpeza e gestores podem contribuir com os palitos de churrasco e as garrafas pet necessárias para a produção de alguns dos brinquedos. Se possível, em casa, construa alguns dos brinquedos indicados nos vídeos sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos. Este exercício é importante para calcular o tempo de produção de cada brinquedo além de preparar o que for necessário para o momento da aula (como cortar e furar as garrafas pet, por exemplo).

Faça os brinquedos dos vídeos indicados abaixo, no tópico: “Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos”, são eles: fantoche de origami, “cai-não-cai” (que pode ser feito com pedrinhas no lugar de bolas de gude) e “vai-e-vem”. Além deles, a pipa (ou papagaio), as “cinco Marias” e os “pés de lata” são boas opções para o trabalho em sala de aula.

Para você saber mais:

  • Sobre patrimônio imaterial, brinquedos e modos de fazer:

Vídeos: “Patrimônio imaterial”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Patrimônio cultural imaterial: para saber mais”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

  • Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos:

“COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1” | Sandra M. Gobert - Pensarte e artesanato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO” | KIM ROSACUCA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

“Como jogar Cinco Marias” | Aprender por inteiro nos completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

“Como Fazer Pé de Lata” | O Baú da Camilinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Mostre aos alunos as imagens disponíveis no link abaixo. Em seguida, pergunte:

  • Algum de vocês já viu esse tipo de brinquedo antes?
  • (Se sim) Onde vocês viram estes brinquedos?
  • Vocês sabem usar eles?
  • Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos?

A partir de então, usando as respostas dadas pela turma, Introduza o tema das brincadeiras antigas, falando das bonecas de sabugo de milho, das bonecas de pano, dos piões, das pipas (ou papagaios), das bolas de gude, das cordas de pular e de outros brinquedos antigos da sua região.

Imagens de alguns brinquedos e brincadeiras antigos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bBUh6VAhBMEWZ6drxDs9zeddUrYeYgPAq2Md8qKjaUE95JbkEmgHunzEsJEC/his1-05nud06-imagens-de-contingencia.pdf

Para você saber mais:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 min

Orientações: Apresente aos alunos os materiais que serão usados neste momento (todos os que você organizou junto aos colaboradores da escola e preparou anteriormente), reúna quartetos (grupos compostos por quatro crianças) e oriente a produção de modo que cada grupo construa um tipo de brinquedo dentre aqueles indicados no slide 1.

Neste momento (depois de observar e conhecer um pouco do funcionamento dos brinquedos antigos no momento anterior) a problematização consiste em:

  • Identificar as partes dos brinquedos que sejam compatíveis com as formas que viram nas imagens exibidas no momento anterior, e montá-los em conjunto, de acordo com suas interpretações para o que viram, não se trata de fazer “da forma correta” ou não, mas de...
  • ter o contato com o processo de produção do brinquedo (experiência mais próxima das infâncias de outras temporalidades), o que permite uma identificação e apropriação do objeto final por parte das crianças, basicamente, obtêm-se deste processo um princípio básico de patrimonialização do bem produzido, ou seja, os brinquedos feitos nesse momento são únicos e importantes exatamente por serem resultado do trabalho conjunto das crianças.
  • Aqui, oriente a produção respeitando e dialogando com as ideias que os alunos tiveram a respeito dos brinquedos antigos exibidos, buscando aproximar ao máximo o resultado final do trabalho do objetivo inicial, a produção de brinquedos similares aos antigos.

Para você saber mais:

  • Sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos:

COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1 | Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE

“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO | KIM ROSACUCA”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min

Orientações: Concluída a montagem dos brinquedos, pergunte aos alunos o que eles acharam do processo, se eles têm brinquedos em casa construídos com esses materiais e o que acontece com essas matérias-primas normalmente. Enquanto isso, deixe-os livres para brincar com os brinquedos que eles mesmos produziram, orientando-os se for necessário.

A própria prática da brincadeira e do uso dos brinquedos com os quais não estão habituados, apresenta aos alunos a possibilidade de reinterpretação dos materiais do cotidiano, assim como promove o contato com um brincar diferente daquele que praticam diariamente. Trata-se de um momento no qual a prática produz a experiência e a operação de comparação e diferenciação da brincadeira e do brincar passados com os presentemente vividos pela turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Garrafas pet, palitos de churrasco, fita adesiva, corda, papel colorido e lápis de cor.

Previamente: Com pelo menos uma semana de antecedência, entre em contato com a equipe de colaboradores da escola para arrecadar o material necessário para esta aula em uma quantidade compatível com o número de alunos da turma. Professores, auxiliares de cozinha e limpeza e gestores podem contribuir com os palitos de churrasco e as garrafas pet necessárias para a produção de alguns dos brinquedos. Se possível, em casa, construa alguns dos brinquedos indicados nos vídeos sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos. Este exercício é importante para calcular o tempo de produção de cada brinquedo além de preparar o que for necessário para o momento da aula (como cortar e furar as garrafas pet, por exemplo).

Faça os brinquedos dos vídeos indicados abaixo, no tópico: “Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos”, são eles: fantoche de origami, “cai-não-cai” (que pode ser feito com pedrinhas no lugar de bolas de gude) e “vai-e-vem”. Além deles, a pipa (ou papagaio), as “cinco Marias” e os “pés de lata” são boas opções para o trabalho em sala de aula.

Para você saber mais:

  • Sobre patrimônio imaterial, brinquedos e modos de fazer:

Vídeos: “Patrimônio imaterial”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Patrimônio cultural imaterial: para saber mais”, disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_1__parasabermais_web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

  • Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos:

“COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1” | Sandra M. Gobert - Pensarte e artesanato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO” | KIM ROSACUCA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

“Como jogar Cinco Marias” | Aprender por inteiro nos completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

“Como Fazer Pé de Lata” | O Baú da Camilinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações: Mostre aos alunos as imagens disponíveis no link abaixo. Em seguida, pergunte:

  • Algum de vocês já viu esse tipo de brinquedo antes?
  • (Se sim) Onde vocês viram estes brinquedos?
  • Vocês sabem usar eles?
  • Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos?

A partir de então, usando as respostas dadas pela turma, Introduza o tema das brincadeiras antigas, falando das bonecas de sabugo de milho, das bonecas de pano, dos piões, das pipas (ou papagaios), das bolas de gude, das cordas de pular e de outros brinquedos antigos da sua região.

Imagens de alguns brinquedos e brincadeiras antigos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bBUh6VAhBMEWZ6drxDs9zeddUrYeYgPAq2Md8qKjaUE95JbkEmgHunzEsJEC/his1-05nud06-imagens-de-contingencia.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 min

Orientações: Apresente aos alunos os materiais que serão usados neste momento (todos os que você organizou junto aos colaboradores da escola e preparou anteriormente), reúna quartetos (grupos compostos por quatro crianças) e oriente a produção de modo que cada grupo construa um tipo de brinquedo dentre aqueles indicados no slide 1.

Neste momento (depois de observar e conhecer um pouco do funcionamento dos brinquedos antigos no momento anterior) a problematização consiste em:

  • Identificar as partes dos brinquedos que sejam compatíveis com as formas que viram nas imagens exibidas no momento anterior, e montá-los em conjunto, de acordo com suas interpretações para o que viram, não se trata de fazer “da forma correta” ou não, mas de...
  • ter o contato com o processo de produção do brinquedo (experiência mais próxima das infâncias de outras temporalidades), o que permite uma identificação e apropriação do objeto final por parte das crianças, basicamente, obtêm-se deste processo um princípio básico de patrimonialização do bem produzido, ou seja, os brinquedos feitos nesse momento são únicos e importantes exatamente por serem resultado do trabalho conjunto das crianças.
  • Aqui, oriente a produção respeitando e dialogando com as ideias que os alunos tiveram a respeito dos brinquedos antigos exibidos, buscando aproximar ao máximo o resultado final do trabalho do objetivo inicial, a produção de brinquedos similares aos antigos.

Para você saber mais:

  • Sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos:

COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1 | Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE

“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO | KIM ROSACUCA”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min

Orientações: Concluída a montagem dos brinquedos, pergunte aos alunos o que eles acharam do processo, se eles têm brinquedos em casa construídos com esses materiais e o que acontece com essas matérias-primas normalmente. Enquanto isso, deixe-os livres para brincar com os brinquedos que eles mesmos produziram, orientando-os se for necessário.

A própria prática da brincadeira e do uso dos brinquedos com os quais não estão habituados, apresenta aos alunos a possibilidade de reinterpretação dos materiais do cotidiano, assim como promove o contato com um brincar diferente daquele que praticam diariamente. Trata-se de um momento no qual a prática produz a experiência e a operação de comparação e diferenciação da brincadeira e do brincar passados com os presentemente vividos pela turma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano