Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Brinquedos e brincadeiras nas memórias dos adultos
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Brinquedos antigos de cada colaborador, papel, lápis de cor e lápis grafite.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Previamente: Combine com alguns dos colaboradores da instituição em que você trabalha (em torno de 5 ou 6 pessoas, entre professores, técnicos, assistentes, coordenadores, profissionais responsáveis pela limpeza, alimentação e recreação na escola), para que levem brinquedos de suas infâncias e que parem um pouco suas atividades no horário da aula, para interagir com os alunos. Se possível, elabore (a partir das informações fornecidas por essas pessoas) uma sequência/roteiro com a ordem da participação de cada uma nesta atividade e com algumas questões que podem contribuir para explorar as memórias de cada indivíduo.
Na aula:1. Apresente à turma o ofício de historiador, introduza conceitos e métodos de investigação pertinentes ao trabalho de pesquisa e em seguida, explique quais serão os próximos passos da aula de acordo com este ofício, apresentando as questões que você elaborou previamente e, se possível, elaborando novas questões com os alunos.
Como adequar à sua realidade: O foco desta aula é o aprendizado da história por meio da oralidade e da materialidade, portanto é importante que hajam adultos que se disponham a falar sobre suas infâncias, mesmo que sejam os pais e responsáveis pelas crianças, ou pessoas da comunidade que se disponham a colaborar. Na ausência do objeto (do brinquedo) podem ser usadas fotografias ou imagens representativas deles.
Para você saber mais: A respeito do ofício do historiador, recomenda-se a leitura do livro: BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar. 2001. 159p.
Recomenda-se também a leitura dos seguintes textos: BARROS, José D’Assunção. O coletivo, o estrutural e o espaço; Presente e passado: uma alteridade interativa. In: __________ Teoria da história. Volume V. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012. pp. 149-151; 182-191.
O vídeo: “Historiografia e o Ofício do Historiador | Viagens de Clio por Pedro Ivo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DYII1yZW6hw (Acesso em 13 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações:
1. Convide os alunos a praticar a pesquisa como historiadores, usando as questões discutidas em sala de aula para fazer entrevistas com os membros da equipe da escola/instituição;
2. Divida a turma em no máximo 6 grupos e vá com toda a turma até o primeiro(a) entrevistado(a). Em contato com esta pessoa, somente um grupo terá de conduzir a entrevista, enquanto os outros devem ouvir com atenção.
3. Se possível, grave o áudio da entrevista com o celular e fotografe o brinquedo que a pessoa levou. Estes arquivos podem servir para o momento posterior.
4. Após a conclusão da primeira entrevista, dirija-se para o próximo entrevistado com a turma e escolha outro grupo para conduzir a entrevista;
5. Promova a rotatividade dos grupos e entrevistados até que todos os grupos tenham concluído as entrevistas.
Se possível, permita que as crianças tirem fotos de cada entrevistado com seu brinquedo, de modo que estas fotografias sejam inseridas posteriormente no quadro criado na próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Feitas todas as entrevistas, retorne a sala de aula com a turma e estabeleça o diálogo no sentido da identificação dos brinquedos/brincadeiras, daquilo que eles têm em comum e das diferenças que guardam entre si.
2. Elabore, junto com a turma, um quadro com os conjuntos identificados: quais são as brincadeiras/brinquedos, o que elas têm em comum e quais são as suas diferenças, o quadro deve unir elementos de quadro semântico e de mapa mental, incluindo desenhos dos brinquedos (fotos tiradas por você podem ser usadas como referências aqui) e palavras-chave encadeadas e reunidas em grupos correspondentes às categorias supracitadas (aproximação e distanciamento).
Para você saber mais:
- Sobre a criação de mapas mentais: “Como fazer mapa mental | técnica de estudo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Fgexqy5c9E (Acesso em 13 de março de 2019) e “Como fazer um mapa mental passo a passo | seja um estudante melhor”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M (Acesso em 13 de março de 2019)
- Veja o vídeo: “Mapa Conceitual, Iconográfico e Painel Semântico”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gxqaGOuuf_Y (Acesso em 13 de março de 2019)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer memórias de infância. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, caso elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional e que os estudantes manuseiam sozinhos. Produza 4 vídeos, de no máximo 01 minuto cada, com pessoas do seu convívio e peça para que elas falem dos brinquedos que gostavam na infância. Peça que falem de momentos marcantes. Compartilhe os vídeos com os estudantes. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem ou tirem dúvidas sobre os vídeos que você enviou. Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncronas. Peça que os estudantes pensem as seguintes questões:
- O que as falas têm em comum?
- Como podemos perceber que as pessoas falam dos tempos de hoje ou do passado?
Solicite que eles enviem os comentários por áudio ou vídeos curtos, caso você esteja em um momento assíncrono.
Problematização
Mande um áudio ou faça um vídeo curto para os estudantes pedindo que eles escolham uma pessoa mais velha do seu convívio para realizar uma entrevista. Compartilhe o arquivo de problematização (disponível aqui) e dê um tempo para que eles executem a tarefa.
Sistematização
Peça, via arquivo de áudio, que os estudantes se reúnam em chats privados em duplas e que troquem entre si as entrevistas. Peça que apenas um aluno da dupla grave um vídeo de 01 minuto, no máximo, relatando as semelhanças e diferenças entre as informações da sua entrevista e a do colega.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). Outra opção é que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Palavras-Chave: Investigação; diversidade cultural; memória; brinquedo, brincadeira; infância
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA