Questionário
Plano de Aula
Plano de aula: Registrando a memória dos nossos brinquedos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Brinquedo antigo do professor, um brinquedo de cada aluno, papel, lápis de cor e lápis grafite.
Material complementar: O arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf é um modelo do qual as perguntas podem ser elaboradas ao longo da Problematização, e o sistema de cores usado para respondê-las no momento posterior.
Para você saber mais: O modelo que consta no arquivo acima foi formulado com base no diálogo à respeito da memória, promovido por Maurice Halbwachs no livro “A memória coletiva” (2013), sobre o qual se recomenda a resenha:
SILVA, G. F.. A memória coletiva- Revista Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/59252/38241 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019),
além da leitura do próprio livro.
A ficha fundamenta-se também na prática da construção de inventários participativos, sobre a qual é possível ler no texto: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto, Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019).
Considere que a experiência da infância e da brincadeira como vivenciadas pelos alunos é parte de um conjunto importante para o processo de socialização e aprendizado que atravessam a infância. Esta fase contém elementos identificáveis e “inventariáveis”, por sua importância para a população nesta faixa etária a que chamamos de infância.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leve um brinquedo seu e um de outra pessoa que ceda um brinquedo antigo para este fim (recomenda-se que pelo menos três brinquedos sejam usados nesse momento), para a sala de aula e apresente-os aos alunos, destacando características que chamam atenção e contando pelo menos uma história da época de sua infância que o inclua. Incentive as crianças a fazer perguntas sobre o brinquedo e a sua relação (ou a relação das crianças da época de sua infância) com ele. Permita que o brinquedo seja visto de perto pelas crianças, que elas o passem de mão em mão para sentir a textura dos materiais e observar melhor suas cores, tamanho e forma.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de usar brinquedos antigos, nesta etapa, opte por levar fotografias de sua infância e de outras pessoas, onde apareçam brinquedos antigos. Com elas, a dinâmica deste momento continua a mesma, desde que acrescida de uma descrição mais detalhada dos aspectos dos brinquedos retratados.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Junto aos alunos e com base na narrativa e nos questionamentos do momento anterior, elabore uma ficha com perguntas que ajudem a identificar dados que a própria turma considere relevantes para conhecer melhor os brinquedos que eles levaram e as memórias relacionadas a eles. É importante que além das próprias narrativas, o questionário leve em consideração o brinquedo como objeto de memória de cada criança, que contenha perguntas sobre aspectos considerados relevantes pela turma.
Neste processo, as crianças devem trocar de brinquedos umas com as outras, para que tenham um contato mais próximo com as impressões umas das outras e formulem questões sobre estes objetos.
Neste momento podem ser levantadas questões como:
- O que você mais gosta nesse brinquedo?
- Em que horário você brinca com ele?
- Onde você guarda ele?
- Você usa ele quando brinca com outras crianças?
- Seus pais (responsáveis) brincam com você usando este brinquedo?
- Desde quando você tem este brinquedo?
- Você escolheu este brinquedo ou alguém o escolheu para você?
- De que material ele é feito?
- Quais são as cores dele?
- Conte como foi a última vez que você brincou com ele.
Como adequar à sua realidade: Segue uma sugestão de questionário com algumas perguntas que podem fazer parte do produto final deste momento da aula. Ele pode e deve ser adaptado de acordo com os interesses da turma e o momento do processo de aprendizagem em que se encontra. Link para o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Reúna os alunos em trios para que eles preencham as fichas criadas anteriormente, com informações sobre os brinquedos uns dos outros, identificando as informações que são comuns às suas práticas, por meio de um código de cores. É importante que o exercício se aproxime do que foi feito no momento da Contextualização, ou seja, que os alunos manuseiem os brinquedos uns dos outros, façam perguntas (mesmo que fora do questionário) e identifiquem as aproximações e diferenças entre suas próprias práticas no que diz respeito a estes brinquedos e brincadeiras. Se necessário, amplie o número de alunos por grupo para que eles tenham contato com mais brinquedos diferentes uns dos outros.
Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de leitura e escrita por parte da turma, leia as questões que cada aluno responderá observando o seu próprio brinquedo, as respostas individuais podem ser socializadas neste momento.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Sala de Aula.
Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber nossas brincadeiras e memórias através dos brinquedos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Para esta etapa é ideal que você produza um arquivo com figuras ou desenhos que representem brinquedos que fizeram parte da sua infância. Você pode usar o arquivo de contextualização (acesse aqui) que deixamos como sugestão, porém, o ideal é que você faça um que tenha a ver com a sua realidade. Você deve gravar um vídeo, com duração máxima de 01 minuto para cada brinquedo - no mínimo, 3 brinquedos - contando um pouco da sua relação com ele.
Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem ou tirem dúvidas sobre os vídeos que você enviou. Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncronas. Peça que os estudantes enviem os comentários por áudio ou vídeo de 30 segundos, no máximo.
Problematização
Mande um áudio ou faça um vídeo curto pedindo aos estudantes que escolham um brinquedo de sua preferência. Eles irão gravar um vídeo de, no máximo 01 minuto, mostrando e falando sobre este brinquedo e respondendo a algumas questões:
- O que você mais gosta nesse brinquedo?
- Onde você guarda ele?
- Você usa ele quando brinca com outras crianças?
- Seus pais (responsáveis) brincam com você usando este brinquedo?
- Desde quando você tem este brinquedo?
- Você escolheu este brinquedo ou alguém o escolheu para você?
- Conte como foi a última vez que você brincou com ele.
Se estiver em um momento síncrono, peça para que eles falem sobre seus brinquedos livremente.
Sistematização
Peça, via arquivo de áudio, que os estudantes se reúnam em chats privados em duplas e que conversem entre si, trocando informações sobre os brinquedos uns dos outros. Encaminhe para eles o arquivo de sistematização (disponível aqui) para que respondam juntos. Dê um tempo para que eles possam responder. Quando concluírem, peça que enviem um arquivo, de no máximo 1 minuto, com comentários e síntese das reflexões orientadas pelas questões.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Palavras-Chave: Investigação e diversidade cultural; respeito à diversidade cultural
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA