16462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Registrando a memória dos nossos brinquedos

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Registrando a memória dos nossos brinquedos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_05UND04

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Sala de Aula.

Contexto

Neste plano, o objetivo é perceber nossas brincadeiras e memórias através dos brinquedos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Para esta etapa é ideal que você produza um arquivo com figuras ou desenhos que representem brinquedos que fizeram parte da sua infância. Você pode usar o arquivo de contextualização (acesse aqui) que deixamos como sugestão, porém, o ideal é que você faça um que tenha a ver com a sua realidade. Você deve gravar um vídeo, com duração máxima de 01 minuto para cada brinquedo - no mínimo, 3 brinquedos - contando um pouco da sua relação com ele.

Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem ou tirem dúvidas sobre os vídeos que você enviou. Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncronas. Peça que os estudantes enviem os comentários por áudio ou vídeo de 30 segundos, no máximo.

Problematização

Mande um áudio ou faça um vídeo curto pedindo aos estudantes que escolham um brinquedo de sua preferência. Eles irão gravar um vídeo de, no máximo 01 minuto, mostrando e falando sobre este brinquedo e respondendo a algumas questões:
- O que você mais gosta nesse brinquedo?
- Onde você guarda ele?
- Você usa ele quando brinca com outras crianças?
- Seus pais (responsáveis) brincam com você usando este brinquedo?
- Desde quando você tem este brinquedo?
- Você escolheu este brinquedo ou alguém o escolheu para você?
- Conte como foi a última vez que você brincou com ele.

Se estiver em um momento síncrono, peça para que eles falem sobre seus brinquedos livremente.

Sistematização

Peça, via arquivo de áudio, que os estudantes se reúnam em chats privados em duplas e que conversem entre si, trocando informações sobre os brinquedos uns dos outros. Encaminhe para eles o arquivo de sistematização (disponível aqui) para que respondam juntos. Dê um tempo para que eles possam responder. Quando concluírem, peça que enviem um arquivo, de no máximo 1 minuto, com comentários e síntese das reflexões orientadas pelas questões.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_05UND04

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas