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Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender o que são os chamados parques tecnológicos e sua importância para o capitalismo global

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Apolinário Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC - página 391. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.

Materiais necessários: Cópias A4 para distribuir os textos e questionário para os estudantes; Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Material complementar:

Questionário de leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf

Parques Científicos e Tecnológicos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Resposta atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeTjRvCG97ZVDaqyAJZHFqqgE6qd8E6rWQSJ4CVWN5sXPnzHV6sgjRTdmpCR/geo9-11und05-resposta-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Para você saber mais:

FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.

MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.

Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos e geográficos. É interessante que os estudantes conheçam, ainda que de maneira introdutória, as diversas fases de desenvolvimento do capitalismo, especialmente a 4º fase de desenvolvimento: o capitalismo informacional e a 3º revolução industrial.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: atividade para ser desenvolvida no lar

Orientações: Tendo em vista que esse plano de aula utiliza como metodología a “sala de aula invertida”, os alunos deverão ler um texto introdutório e extrair dele suas ideias principais conceituando Parques tecnológicos e 3º revolução industrial. Entregue as cópias tamanho A4 do texto Parques científicos tecnológicos (disponível abaixo) para os estudantes e peça para que leiam no lar, incentive-os a resumir o texto, fazer anotações, grifar passagens importantes, procurar palavras no dicionário. Informe os alunos que eles devem trazer o texto e as anotações na próxima aula.

Explicite que na atividade em sala eles irão trabalhar em grupo de aproximadamente 5 pessoas.

Texto para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Fonte da imagem: Silicon Valley North. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silicon_valley_north.JPG>. Acesso em: 06 fev. 2019

Como adequar à sua realidade: Se na região em que os alunos vivem existir algum centro de pesquisa e tecnologia (tecnopolo ou parque tecnológico) a produção de texto posterior à aula pode ser direcionada a discutir essa realidade local. A pesquisa e produção posterior pode ser direcionada a um centro de pesquisa e desenvolvimento do estado da federação que a escola faz parte.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes se eles sabem em quais países surgiram importantes empresas de tecnologia como Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Netflix, Waze, Uber, Sony, Samsung, AMD, Intel etc. Provavelmente os alunos apontarão algumas respostas corretas e outras não. Chame a atenção dos alunos para o fato de que as as empresas de maior valor na atualidade são empresas relacionadas às tecnologias digitais e à internet, e que o desenvolvimento desses mercados se deu em alguns locais muito especiais na configuração urbana e que esses lugares foram denominados com diversos nomes (parques tecnológicos, tecnopolos, parques de ciência e tecnologia etc) dependendo da sua abrangência, escala e configuração organizacional.

Explique que existem centenas de áreas que tem por objetivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento no mundo e que os marcadores do mapa justamente indicam tais áreas.

Indique aos alunos que o texto lido no lar servirá agora como material de apoio para a realização da atividade. Distribua o questionário de leitura (um para cada grupo). Incentive os alunos a utilizarem o texto e as anotações para responder a ficha.

Questionário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf

Fonte da imagem: IASP members. Disponivel em: . Acesso em: 6 fev de 2019

Para você saber mais:

FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.

MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.

Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em 4 grupos e explique que eles irão fazer uma atividade dinâmica, um jogo de “passa ou repassa” sobre o tema parques tecnológicos. Se achar conveniente permita que os estudantes nomeiem os quatro grupos.

Peça um representante de cada grupo que será responsável por responder as perguntas feitas pelo grupo adversário e peça para os 4 representantes escolhidos tirarem “dois ou um” (ou algo similar) para decidir que irá iniciar.

Inicie a atividade cronometrando um tempo de 5 minutos para os alunos formularem perguntas sobre o tema. Terminado o tempo, o grupo que “ganhou” iniciará o jogo. O grupo adversário terá 30 segundos para formular uma resposta (é interessante estipular um limite de resposta de 1 minuto, somente para garantir uma atividade dinâmica). Se a resposta for correta, marca-se um ponto para o grupo, se for errônea, o time que efetuou a pergunta deve respondê-la corretamente, se não conseguir respondê-la corretamente o outro time ganha um ponto.

Logicamente que a equipe que conseguir marcar mais pontos será a vencedora do jogo. Se achar conveniente estipule uma premiação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Cesse a atividade de “Passa ou repassa” e contabilize o grupo vencedor da dinâmica. Peça para os estudantes se organizarem de forma cotidiana.

Retome os principais objetivos da aula (os alunos devem ser estimulados à tentarem definir os conceitos com o professor):

  • Definir o conceito de “parques tecnológicos”;
  • Entender que esses espaços são essenciais para o funcionamento do sistema capitalista informacional;
  • Que a distribuição e escala desses espaços são muito diversos no mundo;

Finalize a aula com comentários positivos da atividade. Estimulando os estudantes a continuarem a se empenhar e que os mesmos fiquem atentos às notícias de lançamentos de novas tecnologias (muito comuns nos meios de comunicação) em saber qual empresa está lançando a solução e onde a pesquisa é feita (muito provavelmente ela é feita num parque tecnológico).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para fechar a aula peça para os estudantes pesquisarem a história de algum parque tecnológico mantendo o grupo de trabalho. A pesquisa deve contemplar um panorama geral sobre a estruturação do parque tecnológico (ano de concepção e execução do projeto, principais centros constituídos (universidades, laboratórios, centros de pesquisa) e principais empresas criadas nesse espaço.

Se atente para não permitir que dois grupos pesquisem sobre o mesmo parque tecnológico. A apresentação da pesquisa deve ser feita a critério do professor, se preferir o formato de seminários é interessante que dois grupos apresentem por aula de 50 minutos e que os critérios de avaliação sejam discutidos antes da apresentação do trabalho. Se for texto impresso ou manuscrito é importante orientar os estudantes quanto às fontes de pesquisa e formato para entrega. No caso de produção de texto, o professor pode também optar pela realização dessa etapa de forma individual.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC - página 391. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE02 - Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.);

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

A metodologia deste plano é de “sala de aula invertida” e portanto é necessário que o estudante efetive algumas atividades antes de estar apto para participar da aula.

Materiais necessários: Cópias A4 para distribuir os textos e questionário para os estudantes; Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Material complementar:

Questionário de leitura: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf

Parques Científicos e Tecnológicos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Resposta atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aeTjRvCG97ZVDaqyAJZHFqqgE6qd8E6rWQSJ4CVWN5sXPnzHV6sgjRTdmpCR/geo9-11und05-resposta-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Para você saber mais:

FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.

MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.

Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos e geográficos. É interessante que os estudantes conheçam, ainda que de maneira introdutória, as diversas fases de desenvolvimento do capitalismo, especialmente a 4º fase de desenvolvimento: o capitalismo informacional e a 3º revolução industrial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: atividade para ser desenvolvida no lar

Orientações: Tendo em vista que esse plano de aula utiliza como metodología a “sala de aula invertida”, os alunos deverão ler um texto introdutório e extrair dele suas ideias principais conceituando Parques tecnológicos e 3º revolução industrial. Entregue as cópias tamanho A4 do texto Parques científicos tecnológicos (disponível abaixo) para os estudantes e peça para que leiam no lar, incentive-os a resumir o texto, fazer anotações, grifar passagens importantes, procurar palavras no dicionário. Informe os alunos que eles devem trazer o texto e as anotações na próxima aula.

Explicite que na atividade em sala eles irão trabalhar em grupo de aproximadamente 5 pessoas.

Texto para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwT5zQJqBPESMrScwusetQ5Ykf9Pbzy23ydzzjFwkZ7zP7KqYX9EZ3RQqK5u/geo9-11und05-parques-cientificos-e-tecnologicos.pdf

Fonte da imagem: Silicon Valley North. Wikimedia commons. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Silicon_valley_north.JPG>. Acesso em: 06 fev. 2019

Como adequar à sua realidade: Se na região em que os alunos vivem existir algum centro de pesquisa e tecnologia (tecnopolo ou parque tecnológico) a produção de texto posterior à aula pode ser direcionada a discutir essa realidade local. A pesquisa e produção posterior pode ser direcionada a um centro de pesquisa e desenvolvimento do estado da federação que a escola faz parte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Pergunte aos estudantes se eles sabem em quais países surgiram importantes empresas de tecnologia como Microsoft, Apple, Google, Facebook, Instagram, Netflix, Waze, Uber, Sony, Samsung, AMD, Intel etc. Provavelmente os alunos apontarão algumas respostas corretas e outras não. Chame a atenção dos alunos para o fato de que as as empresas de maior valor na atualidade são empresas relacionadas às tecnologias digitais e à internet, e que o desenvolvimento desses mercados se deu em alguns locais muito especiais na configuração urbana e que esses lugares foram denominados com diversos nomes (parques tecnológicos, tecnopolos, parques de ciência e tecnologia etc) dependendo da sua abrangência, escala e configuração organizacional.

Explique que existem centenas de áreas que tem por objetivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento no mundo e que os marcadores do mapa justamente indicam tais áreas.

Indique aos alunos que o texto lido no lar servirá agora como material de apoio para a realização da atividade. Distribua o questionário de leitura (um para cada grupo). Incentive os alunos a utilizarem o texto e as anotações para responder a ficha.

Questionário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ePdRKjzWUhxGTDra7rG7YJ93ZuSgQn8Amr6q3kXjwcVquq22uERUuTe6Ag8A/geo9-11und05-questionario-de-leitura.pdf

Fonte da imagem: IASP members. Disponivel em: . Acesso em: 6 fev de 2019

Para você saber mais:

FREITAS, Eduardo de. Terceira revolução Industrial. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm>. Acesso em: 20/Jan de 2018.

MAGACHO, Lygia Alessandra Magalhães. Parque de inovação de serviços para as pessoas: metodologias para o planejamento. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16890/16890_4.PDF>. Acesso em: 26 jan 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Capitalismo informacional. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/capitalismo-informacional.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

____________. Reestruturação produtiva. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm>. Acesso em: 20 jan de 2018.

Vale do Silício. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio>. Acesso em: 20 jan 2018.

Site oficial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Disponível em: <https://www.iasp.ws/our-members/directory>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Peça para os estudantes se organizarem em 4 grupos e explique que eles irão fazer uma atividade dinâmica, um jogo de “passa ou repassa” sobre o tema parques tecnológicos. Se achar conveniente permita que os estudantes nomeiem os quatro grupos.

Peça um representante de cada grupo que será responsável por responder as perguntas feitas pelo grupo adversário e peça para os 4 representantes escolhidos tirarem “dois ou um” (ou algo similar) para decidir que irá iniciar.

Inicie a atividade cronometrando um tempo de 5 minutos para os alunos formularem perguntas sobre o tema. Terminado o tempo, o grupo que “ganhou” iniciará o jogo. O grupo adversário terá 30 segundos para formular uma resposta (é interessante estipular um limite de resposta de 1 minuto, somente para garantir uma atividade dinâmica). Se a resposta for correta, marca-se um ponto para o grupo, se for errônea, o time que efetuou a pergunta deve respondê-la corretamente, se não conseguir respondê-la corretamente o outro time ganha um ponto.

Logicamente que a equipe que conseguir marcar mais pontos será a vencedora do jogo. Se achar conveniente estipule uma premiação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Cesse a atividade de “Passa ou repassa” e contabilize o grupo vencedor da dinâmica. Peça para os estudantes se organizarem de forma cotidiana.

Retome os principais objetivos da aula (os alunos devem ser estimulados à tentarem definir os conceitos com o professor):

  • Definir o conceito de “parques tecnológicos”;
  • Entender que esses espaços são essenciais para o funcionamento do sistema capitalista informacional;
  • Que a distribuição e escala desses espaços são muito diversos no mundo;

Finalize a aula com comentários positivos da atividade. Estimulando os estudantes a continuarem a se empenhar e que os mesmos fiquem atentos às notícias de lançamentos de novas tecnologias (muito comuns nos meios de comunicação) em saber qual empresa está lançando a solução e onde a pesquisa é feita (muito provavelmente ela é feita num parque tecnológico).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para fechar a aula peça para os estudantes pesquisarem a história de algum parque tecnológico mantendo o grupo de trabalho. A pesquisa deve contemplar um panorama geral sobre a estruturação do parque tecnológico (ano de concepção e execução do projeto, principais centros constituídos (universidades, laboratórios, centros de pesquisa) e principais empresas criadas nesse espaço.

Se atente para não permitir que dois grupos pesquisem sobre o mesmo parque tecnológico. A apresentação da pesquisa deve ser feita a critério do professor, se preferir o formato de seminários é interessante que dois grupos apresentem por aula de 50 minutos e que os critérios de avaliação sejam discutidos antes da apresentação do trabalho. Se for texto impresso ou manuscrito é importante orientar os estudantes quanto às fontes de pesquisa e formato para entrega. No caso de produção de texto, o professor pode também optar pela realização dessa etapa de forma individual.

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