Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas sulfite ou cartolinas, materiais riscantes e tesouras sem ponta.
Para você saber mais: Para saber mais sobre como falar de família para crianças leia o livro:
PARR, Todd. O livro da família:ed.Panda Books,2003.
De forma simples e objetiva, o livro aborda as múltiplas formas de família. Com ilustrações coloridas e divertidas, Todd Parr expõe questões delicadas como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais de maneira leve e didática.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Converse com a turma que é importante lembrar que cada um tem sua família e sua história. E que mesmo sendo muito diferente da nossa, todas as famílias merecem respeito.
Para você saber mais: Trabalhar diversidade e respeito também é função da escola. Para saber um pouco mais sobre ações que podem ser realizadas em aula, clique aqui: https://novaescola.org.br/conteudo/7964/trabalhar-valores-com-acoes-pontuais-e-desconectadas
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Previamente, solicite que as crianças tragam fotografias de suas famílias. Caso não seja possível, peça que as crianças tragam um desenho produzido em casa como forma de representação.
Ao iniciar a aula, questione os alunos sobre o que sabem a respeito de família.
- Vocês sabem o que é família?
- Qual família vocês conhecem?
- Vocês acham que todas as famílias são iguais? Por quê?
- Vocês consideram família importante? Por quê?
É provável que as crianças falem somente sobre suas famílias. Talvez elas lembrem também de desenhos animados onde essas figuras aparecem e façam alguma relação.
Apresente as imagens acima para que as crianças observem. Caso não possa projetar, imprima aqui as duas figuras:
Leia as legendas das imagens para as crianças explicando sobre a importância das legendas . Diga que agora iremos analisar as duas imagens.
Faça questionamentos:
- Você acha que a imagem 1 tem uma família? Por quê?
- E a imagem 2, é sobre uma família?
- As famílias apresentadas nas imagens são parecidas?
- O que as imagens têm em comum? E de diferente?
- Você já conhecia alguma dessas duas famílias?
- Quem você acredita que sejam os personagens da imagem 1, pai e filho, avô e neta?
- E da imagem 2? Você consegue identificar se tem pai, mãe ou avós? Quem são os personagens retratados?
- Quem você acredita que seja adulto nas imagens? Por quê?
- Tem crianças nessas famílias? Quem são? Como você pensou?
- Você acredita que a vida é mais gostosa com a família? Por quê?
Como adequar à sua realidade: Você também pode optar por imagens de algum filme ou propaganda sobre família que tenha sido destaque em sua região. Como por exemplo o filme “Dois filhos de Francisco”.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Após analisar as imagens, peça que os alunos mostrem suas fotografias/ desenhos e falem um pouco sobre as suas famílias. Solicite uma comparação.
- As famílias que acabamos de conhecer são todas iguais? Por quê?
- A sua família é parecida com as famílias que conhecemos nas imagens anteriores?
- Você lembra qual dia essa fotografia for tirada? O que aconteceu naquele dia?
- Quantas pessoas aparecem na sua família? Quantos moram na sua casa?
- Você sabe quem é o mais velho da sua família? E o mais novo?
Esses questionamentos irão valorizar a história de cada aluno, além de proporcionar uma compreensão de identidade individual e identidade coletiva. É importante estar atento sobre os múltiplos formatos de família constituída nos dias atuais. Caso apareça algum caso que haja polêmica, lembre aos alunos que cada um tem sua própria história e que todos são dignos de respeito. O conceito de respeito precisa estar claro para que a sala de aula seja um espaço de solidariedade e troca, e não de julgamentos.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Depois de trabalhar os diferentes tipos de família apresente ao grupo a técnica japonesa kirigami. Aproveite para falar sobre curiosidades de famílias de outro lugar do mundo, como Japão e China, por exemplo.
Para compreender e aprender como fazer kirigamis clique no link disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=U-wdvRoRHOE
Proponha aos alunos a confecção de um kirigami de bonecos para representação das suas famílias.
Peça que os alunos contem quantos familiares aparecem em suas fotografias, para que possam fazer um kirigami correspondente. Incentive os alunos a colorirem e decorarem seus personagens dando uma identidade para cada um.
Para finalizar, construa com o grupo um painel das famílias. Nesse painel ficarão as fotos, kirigamis e desenhos dos alunos. Retome a importância das legendas e sugira uma escrita espontânea para cada foto ou desenho. É importante ressaltar que a escrita espontânea não pode ser vista como avaliativa, pois os alunos ainda estão em processo de aquisição. Caso ache necessário, escreva as legendas narradas pelos alunos.