16459
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Como anda a organização da minha comunidade?

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Como anda a organização da minha comunidade?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_03UND04

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Google Meet, Google Classroom, Zoom.

Contexto

O objetivo deste plano é compreender qual a minha responsabilidade na organização dos espaços de convivência. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, caso elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional e que os estudantes manuseiam sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Seja via áudio, ou em um momento síncrono, peça aos alunos que reúnam-se em grupos de chat privado. Cada grupo ficará responsável por discutir algumas questões:
Grupo 1:
- O que é organização para vocês?
- A nossa sala de aula é um ambiente organizado? Por quê?
- Vocês sabem quem são os responsáveis pela organização da nossa escola?
- Nós preferimos um ambiente organizado? Por quê?
Grupo 2:
- Quem é responsável pela organização na sua casa?
- Você auxilia em alguma tarefa para deixar a casa organizada?
- Você considera importante ter uma casa organizada? Por quê?
Grupo 3:
- Sua família auxilia na organização da escola? Por quê?
- Seu professor é responsável pela organização da sua casa? Por quê?
- Quem é o responsável pela organização dos espaços em torno da sua escola? Por quê?
- O que podemos organizar na nossa comunidade? Como?
Grupo 4:
- Vocês guardam seus próprios brinquedos?
- Arrumam a cama ao acordar?
- Colaboram nas atividades domésticas de casa?

Selecione um estudante de cada grupo para gravar vídeo ou áudio (01 minuto de duração) explanando as suas impressões sobre as questões propostas e discutidas no grupo.

Problematização
Em seguida, envie o vídeo “Crianças e responsabilidade” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=y8wRmx11Fmg) e dê um tempo para que os estudantes o visualizem. Ainda nos grupos de chat privado, após assistirem o vídeo, peça que discutam: “O que é ter responsabilidade?”
Eleja um representante de cada grupo e peça para que os alunos produzam um pequeno vídeo (máximo de 40 segundos) para apresentarem as ideias que desenvolveram a partir da pergunta que você orientou.

Sistematização

Por fim, envie para os estudantes o arquivo de sistematização (acesse aqui). Se for possível manter um momento síncrono, você deve responder junto com os estudantes essa atividade. Ela consiste em produzir pequenas frases a partir da palavra RESPONSABILIDADE, utilizando os princípios do gênero textual acróstico. Após isso, grave um vídeo e socialize a produção do arquivo com os estudantes.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes assistindo alguns vídeos. Sugira que as famílias assistam o vídeo “O que as crianças pensam” (assista em https://www.youtube.com/watch?v=r6BwYGtgTyg). O vídeo apresenta o que as crianças entendem por responsabilidade e é importante para que as crianças possam saber o que outras crianças pensam sobre o que elas estão estudando. É possível também que os pais leiam o livro Descobrindo valores: responsabilidades”.

Outras Sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS1_04UND, HIS1_08UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15, EF02ER02.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_03UND04

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas