Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS1_3UNI3 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Aparelho para reprodução de vídeo, folha sulfite ou cartolinas, materiais riscantes.
Material complementar: Autorização prévia de saída dos alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M7mSU9Dc8gavQQ53gPBpr726Ttf9TPKQhxwzufPaUMHZQcFPq3wn7QwDqZUn/his1-03un04-modelo-de-autorizacao.pdf
Sugestão de Roteiro para atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9qSjTRadYjWZMWQCYSfN6qrJuYJ5qfARVxz5NUuTbRwMahGmZuzTnkZ9xGPA/his1-03un04-roteiro-de-investigacao.pdf
Para você saber mais: Este plano contempla habilidades da BNCC. Para saber mais sobre o assunto clique aqui: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/88/bncc-para-historia-entenda-os-objetivos-de-aprendizagem (Acesso em 11 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quarto ou leia o slide para os alunos.
A presente unidade busca desenvolver no aluno a identificação e a percepção de si e do outro, questionando a realidade, formulando problemas e traçando estratégias para resolvê-los. Como objeto de estudo, teremos nossa comunidade: como anda os espaços públicos que cercam nossa escola? Quais são as nossas responsabilidades perante a isso?
Para você saber mais: A escola também é local para aprender a conviver em sociedade de forma mais justa e solidária. Segundo a BNCC, precisamos educar com responsabilidade e cidadania. Para saber mais acesse:
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/14/competencia-10-responsabilidade-e-cidadania (Acesso em 11 de março de 2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/14567/escola-tambem-e-responsavel-pelo-desenvolvimento-de-valores-morais (Acesso em 11 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize a turma em roda e proponha uma conversa cujo tema seja organização. Pergunte aos alunos sobre o que eles pensam sobre o tema:
- O que é organização para vocês?
- A nossa sala de aula é um ambiente organizado? Por quê?
- Vocês sabem quem são os responsáveis pela organização da nossa escola?
- Nós preferimos um ambiente organizado? Por quê?
Considerando as respostas como ponto de partida para novas perguntas e, tomando o cotidiano dos alunos como a primeira referência, continue os questionamentos:
- E na sua casa? Quem é responsável pela organização?
- Você auxilia em alguma tarefa para deixar a casa organizada?
- Você considera importante ter uma casa organizada? Por quê?
Ao falar sobre casa e escola, estimule os alunos a pensarem sobre os diferentes papéis exercidos e as funções que mudam de acordo com os ambientes.
- Sua família auxilia na organização da escola? por quê?
- Seu professor é responsável pela organização da sua casa? Por quê?
- Quem é o responsável pela organização dos espaços em torno da sua escola? por quê?
- O que podemos organizar na nossa comunidade? Como?
Ao fazer essas perguntas, iremos estimular uma reflexão inicial acerca das responsabilidades que temos sobre os espaços que frequentamos e convivemos. Espera-se que inicialmente os alunos façam uma associação natural entre organização e limpeza.
Porém, um espaço organizado vai além de um espaço simplesmente limpo.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Quando falamos sobre organização, é preciso estar atento para as múltiplas formas de organização além da limpeza. Por exemplo: organizar os documentos da escola; organizar a coleta do lixo; organizar o cardápio, entre outras.
É importante que as crianças compreendam que organizar é viver em sociedade.
Apresente o vídeo para a turma: https://www.youtube.com/watch?v=jzttKY1Mqkw&feature=youtu.be (Acesso em 11 de março de 2019) . O vídeo será o aporte de análise para discussões e reflexões neste plano. Faça uma análise com as crianças a partir de alguns questionamentos:
- O vídeo fala que o planeta terra também é nossa casa. Você concorda? Por quê?
- Todo mundo tem responsabilidades? Por quê?
- O vídeo fala sobre conviver em sociedade? O que seria isso?
- Você sabe quem produz a sua comida?
- Por que no vídeo diz que construímos e destruímos?
- Segundo o vídeo, como era a mata atlântica quando os portugueses chegaram ao Brasil? Como está agora?
- Como vocês acreditam que isso aconteceu?
- O que podemos fazer para ajudar nosso planeta?
- Nós podemos ajudar na organização do nosso planeta?
Espera-se que o vídeo desperte nos alunos a percepção de que as nossas atitudes produzem efeitos e que temos responsabilidades sobre elas. E também ajude o grupo a construir uma nova visão sobre organização e coletividade.
Como adequar à sua realidade: Ao fazer os questionamentos, você pode fazer links com os problemas mais evidentes no seu município. Como por exemplo: enchentes ou deslizamentos, calor excessivo e outros.
Para você saber mais: Precisamos refletir um pouco sobre as nossas posturas e responsabilidades diante dos problemas e impactos naturais do nosso planeta. Para saber mais acesse: https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2016/04/responsabilidade-humana-pelo-aquecimento-global-pode-ser-maior-do-que-se-supunha.html (Acesso em 11 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Para dar continuidade, iremos fazer uma investigação nos espaços em que vivemos coletivamente: a escola e a rua que a cerca.
Com prévia autorização dos responsáveis, convide os alunos para fazer um passeio em torno (fora/dentro) da escola para observar as questões apresentadas. Para acessar um modelo de autorização, acesse aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M7mSU9Dc8gavQQ53gPBpr726Ttf9TPKQhxwzufPaUMHZQcFPq3wn7QwDqZUn/his1-03un04-modelo-de-autorizacao.pdf
Construa com os alunos um roteiro de investigação. É importante nesse momento dar voz aos alunos e questionar o que podemos observar em torno da nossa escola.
- O que iremos observar sobre organização desses espaços?
- O que é importante analisar nesta investigação?
- Por exemplo: Como está a rua da minha escola? Tem muitos buracos? Temos sinalização e faixa de pedestre? Como está a coleta de lixo? Encontramos lixo no local errado? Qual atitude observamos das pessoas que foram positivas ou negativas?
Durante a conversa, retome com os alunos sobre as questões que assistimos no vídeo. Peça que os alunos observem atentamente o ambiente durante todo o percurso.
Solicite que os alunos façam um registro em seu roteiro por meio de desenhos, apresentando os pontos positivos e negativos que puderam observar. Ou seja, que analisem as organizações ou falta delas.
Para acessar um modelo de roteiro acesse aqui:
Como adequar à sua realidade: caso não seja possível fazer a aula campo, tire fotos do entorno da escola e apresente aos alunos para análise.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Proponha que os alunos façam um vídeo ou tire fotos, durante o passeio. Caso não seja possível, ao retornar a escola solicite desenhos ou pinturas para representação das observações feitas.
- Peça que os alunos apresentem brevemente suas descobertas.
- Construam no quadro coletivamente um gráfico de barras quantificando os pontos positivos e os negativos.
- Ao analisar as informações proponha um debate sobre o que precisamos melhorar em nossa escola e quais atitudes devemos tomar.
- Diga que todos somos responsáveis pelos ambientes que vivemos.
- Estimule-os compartilhar os vídeos ( expor suas produções ) na biblioteca ou outros espaços possíveis da escola.