16458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Exportação agrícola

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender como a produção agrícola participa do fluxo mundial de importações e exportações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Problematização

Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que o objetivo desta aula é analisar dados estatísticos que evidenciam as desigualdades de acesso e uso das redes sociais e da internet, além da elaboração de um gráfico de setores. A aula será organizada por meio do WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor da problematização estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. No primeiro momento, apresente o mapa e levante o conhecimento dos estudantes sobre a representação cartográfica denominada anamorfose. Esse tipo de representação cartográfica, bastante utilizada para a representação de informações quantitativas sobre um dado fenômeno, deforma o tamanho da área representada (nesse caso, o tamanho da área dos países) proporcionalmente à intensidade do fenômeno representado. Nesse mapa, temos o tamanho aumentado proporcional ao acesso da população à internet. Após o esclarecimento da anamorfose, peça aos estudantes que descrevam o mapa. Nessa descrição, é importante que apareça a questão da desigualdade de acesso à rede mundial de computadores. Incentive-os a comentar o trecho. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Com base no trecho lido e na pesquisa realizada pelos grupo, oriente-os a discutir e sistematizar o resultado do questionamento. Pergunte: o que vocês entendem pelo termo "Revolução Verde"? Quais são os impactos ambientais e sociais desse processo nos países subdesenvolvidos? Tempo estimado de 30 minutos.

Ação propositiva
Professor, divida a turma em duplas. A ação propositiva desta aula está dividida em 2 partes. Na primeira, os estudantes serão apresentados ao gráfico de setores. Envie pelo WhatsApp o arquivo disponível aqui. Provavelmente os estudantes já o conhecem, pois são bem populares em jornais impressos ou revistas. Na segunda, é mão na massa para construir o nosso gráfico de setores. Peça primeiro para os estudantes observarem a informação estatística representada na tabela (no arquivo acima) com o número relativo e proporcional de acesso à internet por regiões do mundo. O desafio dos estudantes é representar a informação estatística em informação gráfica. São 7 regiões do mundo, portanto, 7 cores de lápis de cor para separar e o mesmo número para representar na legenda. A primeira parte consiste em traçar, com o uso do compasso, o círculo que representa 100% da informação e compõe um setor circular de 360 graus. Agora, os estudantes terão que traçar, proporcionalmente, o ângulo, com a ajuda do transferidor e do compasso, para delimitar a parte do setor de cada região do mundo. Assim, para cada região do mundo, os estudantes devem calcular o ângulo do traçado no gráfico, considerando que 1% equivale a 3,6 graus. Basta uma conta simples de multiplicação do valor percentual da região vezes 3,6 para chegar ao valor exato do ângulo a ser traçado. Feitos os cálculos, é hora de construir o gráfico, colorir cada parte com uma cor e escrever a legenda e o título. Tempo estimado: 35 minutos.

Sistematização
Finalizada a elaboração dos gráficos, é hora de expor os trabalhos. Solicite que os alunos enviem suas produções no WhatsApp da turma. Organize a turma para que todas as duplas comentem como foi a produção. Expostos os trabalhos, faça uma leitura coletiva das informações. O gráfico evidencia a construção da ideia das desigualdades de acesso à internet no mundo. Incentive-os a debater os problemas enfrentados na elaboração do gráfico. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao documentário sobre a internet, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_13UND04

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas