16458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Exportação agrícola

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre entender como a produção agrícola participa do fluxo mundial de importações e exportações

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE11 que busca relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Materiais necessários: Tabela disponível em slide com dados quantitativos a respeito da exportação agrícola e comércio mundial, cartolina ou papel craft para montagem de cartaz ou slide para apresentação, uso da internet em computadores (sala de informática ou notebook) ou celulares para pesquisa. Caso não seja possível uso de internet em sala de aula, solicite aos alunos que pesquisem previamente a respeito de produtos do comércio mundial, ou seja, os principais produtos negociados no mercado internacional nas exportações e importações entre países.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxV9Yv7pz8yyWnM6aXEY3wz9xBbX4SD4FGTam54tyKvcfcwQX3RWj6e4rZzg/geo9-13und04-tabela.pdf

Tabela: Agricultura Mundial - Participação do comércio agrícola no comércio mundial (1970 -2003) para análise e interpretação. Fonte: OMC. Disponível em: <www.wto.org>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Para você saber mais:

A OMC - Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization - www.wto.org) , disponibiliza dados do comércio mundial, as regras e tarifação sobre o assunto, caso seja interessante outras informações. Dados e estatísticas específicas do comércio exterior brasileiro podem ser encontrados no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disponível em: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/omc.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os alunos tenham compreendido as Revoluções Industriais e o papel da inserção de tecnologias no meio agrícola como forma de aumento de produção e rentabilidade. Conceitos como agronegócio, agroindústria e Revolução Verde podem seriam importantes.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: O plano de aula que se segue procura discutir a inserção de tecnologia no meio agrícola para incremento da produção nos países assim como o aumento das exportações, principalmente no setor de grãos. Os alunos irão discutir e debater sobre o assunto compreendendo que a modernização do setor agropecuário incrementou a produção agrícola nos países, porém mais voltado aos cultivos para exportação e beneficiando grandes produtores e empresas. Entretanto, apesar da maior exportação agrícola, a participação percentual da agricultura no comércio exterior diminui devido a maior troca comercial de produtos industrializados e manufaturados, entre outras consequências que irão ser discutidas ao longo desse plano. Divida os alunos em grupos de 4 pessoas para que possam fazer as discussões e pesquisas inerentes a esse plano de aula. A partir da análise e interpretação de uma tabela sugerida neste plano de aula, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os produtos do comércio exterior negociados no mundo e montar a própria tabela, a ser apresentada aos colegas em sala de aula por meio de uma cartaz ou slide. Como o plano de aula sugere uma pesquisa na internet para averiguar que produtos participam com maior porcentagem no comércio exterior, caso ache necessário, pode solicitar uma pesquisa prévia dos alunos a respeito do assunto.

Para você saber mais:

Além dos sites da OMC e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, como indicado no slide anterior, o IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial traz colaborações de dados a respeito do comércio exterior brasileiro e mundial. Uma reportagem a respeito do assunto disponível em: https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_594.html traz uma tabela que identifica os principais produtos pauta de exportação no Brasil e no mundo. Acesso em 10/01/2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse slide introduz a tabela que será interpretada e analisada no slide posterior.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A tabela apresenta dados de exportação agrícola e sua participação no mercado mundial. Os alunos devem concluir que, com o passar dos anos houve aumento das exportações agrícolas em valor monetário, assim como aumento das exportações totais no comércio mundial. Porém, há menor participação da agricultura em porcentagem nesse contexto do comércio mundial.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Após a leitura desse slide, você pode alternar para o anterior para rever os dados e favorecer a interpretação. Os alunos devem concluir que houve aumento das exportações agrícolas em valor monetário, assim como aumento das exportações totais no comércio mundial. Podem depreender que esse aumento da participação dos produtos agrícolas no mercado mundial deve-se a modernização no setor que ampliou a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade, assim como a intensificação dos fluxos de mercadorias entre países ter ampliado em função da evolução do sistema de transportes e telecomunicações. Outra conclusão na análise da tabela é verificar que, apesar de maior rendimento dos produtos agrícolas na exportações, há menor participação da agricultura em porcentagem nesse contexto do comércio mundial devido ao aumento do comércio de outros produtos. Dessa forma, eles podem sugerir principalmente manufaturados, recursos minerais e energéticos como os produtos principais desse comércio.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a análise e interpretação da tabela anterior, os alunos devem compreender que as exportações agrícolas no mundo aumentaram devido à maior facilidade no meio de transportes, comunicação entre países, assim como a inserção de novas tecnologias no meio agrícola que podem ter aumentado a produtividade e a rentabilidade do setor. Porém, a participação da agricultura no montante do comércio mundial diminuiu, devido ao comércio mais significativo de produtos manufaturados, recursos energéticos e minerais.

Dessa forma, os alunos devem buscar com pesquisa na internet (seja no celulares, computadores em sala de aula ou de informática) os produtos de exportação que mais se destacam no mundo. A ideia é que encontrem dados de outros produtos que destacam-se nas exportações mundiais. Recomenda-se busca nos sites da OMC (Organização Mundial do Comércio), IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre outros.

Após a busca de dados, solicite que montem uma tabela com essas informações, que comparem os resultados da tabela anterior com os dados que encontraram. Você pode sugerir itens específicos da tabela como a porcentagem dos produtos manufaturados e de recursos minerais e energéticos na participação do comércio mundial para comparar com a tabela inicial. Ou que busquem dados mais recentes, de anos mais próximos para compreender a participação da agricultura atualmente no comércio mundial. Também pode dividir os grupos com focos específicos, caso ache mais interessante: um grupo pesquisa os produtos manufaturados principais, outro os principais produtos primários, outro os principais recursos minerais e outro os principais recursos energéticos que movimentam o comércio exterior, ou seja as importações e exportações mundiais. A princípio sugira que usem o google como fonte de pesquisa a partir do dados que queiram encontrar. Se encontrarem muita dificuldade, pode sugerir alguns sites de pesquisa como indicados abaixo em “Para você saber mais”.

Essa tabela pode ser feita em uma cartolina ou papel kraft para compor um cartaz ou montar um slide para posterior apresentação aos colegas dos dados apresentados. Não esqueça de solicitar aos alunos que anotem as fontes do material consultado, informações e dados utilizados, assim como verificar o título da tabela que construírem.

Caso não seja possível usar a internet em sala ou na escola, solicite aos alunos que pesquisem em casa e tragam o resultado da pesquisa. Em sala eles podem montar a tabela que desejam para o cartaz/slide.

Para você saber mais:

Sites indicados:

www.wto.org;

https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_594.html;

https://iedi.org.br/;

https://slideplayer.com.br/slide/4083872/;

http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/omc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, os alunos devem apresentar aos colegas a tabela que montaram, com os dados pesquisados e recolhidos. Não esqueça de orientá-los para escrever a fonte de pesquisa no próprio cartaz ou slide, com a data de acesso dessas informações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE11 que busca relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Materiais necessários: Tabela disponível em slide com dados quantitativos a respeito da exportação agrícola e comércio mundial, cartolina ou papel craft para montagem de cartaz ou slide para apresentação, uso da internet em computadores (sala de informática ou notebook) ou celulares para pesquisa. Caso não seja possível uso de internet em sala de aula, solicite aos alunos que pesquisem previamente a respeito de produtos do comércio mundial, ou seja, os principais produtos negociados no mercado internacional nas exportações e importações entre países.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxV9Yv7pz8yyWnM6aXEY3wz9xBbX4SD4FGTam54tyKvcfcwQX3RWj6e4rZzg/geo9-13und04-tabela.pdf

Tabela: Agricultura Mundial - Participação do comércio agrícola no comércio mundial (1970 -2003) para análise e interpretação. Fonte: OMC. Disponível em: <www.wto.org>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Para você saber mais:

A OMC - Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization - www.wto.org) , disponibiliza dados do comércio mundial, as regras e tarifação sobre o assunto, caso seja interessante outras informações. Dados e estatísticas específicas do comércio exterior brasileiro podem ser encontrados no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disponível em: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/omc.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os alunos tenham compreendido as Revoluções Industriais e o papel da inserção de tecnologias no meio agrícola como forma de aumento de produção e rentabilidade. Conceitos como agronegócio, agroindústria e Revolução Verde podem seriam importantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: O plano de aula que se segue procura discutir a inserção de tecnologia no meio agrícola para incremento da produção nos países assim como o aumento das exportações, principalmente no setor de grãos. Os alunos irão discutir e debater sobre o assunto compreendendo que a modernização do setor agropecuário incrementou a produção agrícola nos países, porém mais voltado aos cultivos para exportação e beneficiando grandes produtores e empresas. Entretanto, apesar da maior exportação agrícola, a participação percentual da agricultura no comércio exterior diminui devido a maior troca comercial de produtos industrializados e manufaturados, entre outras consequências que irão ser discutidas ao longo desse plano. Divida os alunos em grupos de 4 pessoas para que possam fazer as discussões e pesquisas inerentes a esse plano de aula. A partir da análise e interpretação de uma tabela sugerida neste plano de aula, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os produtos do comércio exterior negociados no mundo e montar a própria tabela, a ser apresentada aos colegas em sala de aula por meio de uma cartaz ou slide. Como o plano de aula sugere uma pesquisa na internet para averiguar que produtos participam com maior porcentagem no comércio exterior, caso ache necessário, pode solicitar uma pesquisa prévia dos alunos a respeito do assunto.

Para você saber mais:

Além dos sites da OMC e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, como indicado no slide anterior, o IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial traz colaborações de dados a respeito do comércio exterior brasileiro e mundial. Uma reportagem a respeito do assunto disponível em: https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_594.html traz uma tabela que identifica os principais produtos pauta de exportação no Brasil e no mundo. Acesso em 10/01/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse slide introduz a tabela que será interpretada e analisada no slide posterior.

Slide Plano Aula

Orientações: A tabela apresenta dados de exportação agrícola e sua participação no mercado mundial. Os alunos devem concluir que, com o passar dos anos houve aumento das exportações agrícolas em valor monetário, assim como aumento das exportações totais no comércio mundial. Porém, há menor participação da agricultura em porcentagem nesse contexto do comércio mundial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Após a leitura desse slide, você pode alternar para o anterior para rever os dados e favorecer a interpretação. Os alunos devem concluir que houve aumento das exportações agrícolas em valor monetário, assim como aumento das exportações totais no comércio mundial. Podem depreender que esse aumento da participação dos produtos agrícolas no mercado mundial deve-se a modernização no setor que ampliou a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade, assim como a intensificação dos fluxos de mercadorias entre países ter ampliado em função da evolução do sistema de transportes e telecomunicações. Outra conclusão na análise da tabela é verificar que, apesar de maior rendimento dos produtos agrícolas na exportações, há menor participação da agricultura em porcentagem nesse contexto do comércio mundial devido ao aumento do comércio de outros produtos. Dessa forma, eles podem sugerir principalmente manufaturados, recursos minerais e energéticos como os produtos principais desse comércio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a análise e interpretação da tabela anterior, os alunos devem compreender que as exportações agrícolas no mundo aumentaram devido à maior facilidade no meio de transportes, comunicação entre países, assim como a inserção de novas tecnologias no meio agrícola que podem ter aumentado a produtividade e a rentabilidade do setor. Porém, a participação da agricultura no montante do comércio mundial diminuiu, devido ao comércio mais significativo de produtos manufaturados, recursos energéticos e minerais.

Dessa forma, os alunos devem buscar com pesquisa na internet (seja no celulares, computadores em sala de aula ou de informática) os produtos de exportação que mais se destacam no mundo. A ideia é que encontrem dados de outros produtos que destacam-se nas exportações mundiais. Recomenda-se busca nos sites da OMC (Organização Mundial do Comércio), IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre outros.

Após a busca de dados, solicite que montem uma tabela com essas informações, que comparem os resultados da tabela anterior com os dados que encontraram. Você pode sugerir itens específicos da tabela como a porcentagem dos produtos manufaturados e de recursos minerais e energéticos na participação do comércio mundial para comparar com a tabela inicial. Ou que busquem dados mais recentes, de anos mais próximos para compreender a participação da agricultura atualmente no comércio mundial. Também pode dividir os grupos com focos específicos, caso ache mais interessante: um grupo pesquisa os produtos manufaturados principais, outro os principais produtos primários, outro os principais recursos minerais e outro os principais recursos energéticos que movimentam o comércio exterior, ou seja as importações e exportações mundiais. A princípio sugira que usem o google como fonte de pesquisa a partir do dados que queiram encontrar. Se encontrarem muita dificuldade, pode sugerir alguns sites de pesquisa como indicados abaixo em “Para você saber mais”.

Essa tabela pode ser feita em uma cartolina ou papel kraft para compor um cartaz ou montar um slide para posterior apresentação aos colegas dos dados apresentados. Não esqueça de solicitar aos alunos que anotem as fontes do material consultado, informações e dados utilizados, assim como verificar o título da tabela que construírem.

Caso não seja possível usar a internet em sala ou na escola, solicite aos alunos que pesquisem em casa e tragam o resultado da pesquisa. Em sala eles podem montar a tabela que desejam para o cartaz/slide.

Para você saber mais:

Sites indicados:

www.wto.org;

https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_594.html;

https://iedi.org.br/;

https://slideplayer.com.br/slide/4083872/;

http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/omc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento, os alunos devem apresentar aos colegas a tabela que montaram, com os dados pesquisados e recolhidos. Não esqueça de orientá-los para escrever a fonte de pesquisa no próprio cartaz ou slide, com a data de acesso dessas informações.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano