16456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Recursos Florestais

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender a exploração dos recursos florestais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_13UND05

Ferramentas sugeridas
     - WhatsApp
     - Jamboard

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade;

Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que o objetivo desta aula é compreender a exploração dos recursos florestais para atendimento ao mercado internacional, assim como o papel da silvicultura e do reflorestamento na obtenção de matérias-primas e recomposição de espécies. Você deve dividir a sala em grupos de 3 a 4 alunos para trabalharem em conjunto, este grupos devem criar grupos virtuais somente com os integrantes. A aula será organizada para o uso do WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o uso do e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Já em grupo, solicite que eles expliquem o mapa pelo WhatsApp. Devem fazer anotações no caderno sempre. Após ouvir algumas explicações, complete dizendo que o mapa apresenta a Variação da Cobertura Florestal por Região (1990-2010). Explique a legenda do mapa: em vermelho apresenta-se as perdas florestais, ou seja, decorrente da retirada de florestas; e em verde, os ganhos florestais, ou seja, atividades associadas à silvicultura ou reflorestamento, ou menor desmatamento com regeneração natural ou antrópica. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Para problematizar, ainda em grupos, lance a pergunta com base no mapa da contextualização: "Com base nas décadas abordadas, há uma tendência de perda ou ganho florestal? Quais regiões são mais críticas?". Incentive-os a discutir entre os grupos usando o WhatsApp. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Professor, nesta etapa eles devem refletir sobre: 1) Por que há maior tendência a perda na América do Sul e África?; 2) Quais fatores favorecem ganho florestal ou menor perda na Europa, Ásia, Oceania e América do Norte e Central? Para responder essas questões crie um quadro no Jamboard (disponível aqui). O Jamboard é um quadro interativo, no vídeo você pode aprender a utilizá-lo. Caso não seja possível usar a ferramenta, pode-se criar um quadro no caderno e depois enviar a foto deste para o WhatsApp da classe. Tempo estimado 40 minutos.

Sistematização
Nesse momento, os alunos devem compartilhar seus quadros com os amigos, feitos no Jamboard, ou feitos em papel. A medida que surgem novas hipóteses, você pode ir argumentando com a sala sua validade e expandir a discussão sobre o assunto. Se achar necessário, pode solicitar que façam uma pesquisa e tragam mais argumentos e hipóteses para a aula seguinte. Finalize a aula comentando da importância de pensar em medidas de desenvolvimento sustentável. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_13UND05

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas