Objetivo
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a situação e discuta com a turma quais elementos influenciam na escolha da amostra ou população de uma pesquisa. Converse seus alunos sobre o fato de que pesquisas buscam levantar informações para conhecer algum aspecto da sociedade e que características dessa população são utilizadas no levantamento dos dados. Discuta com a turma que conclusão apresentada pela pesquisa pode ter sido originada a partir de perguntas referentes a uma variável binária, por exemplo "Você praticou esportes ou atividades físicas nos últimos 12 meses?", sim ou não - "Que atividades você praticou ao longo do último ano?" ( ) Esportes ou atividades físicas ( ) Jogos online pelo computador ou pelo celular ( ) outro tipo de atividade de lazer.
Propósito: Identificar a relação entre as variáveis de pesquisa na elaboração de uma investigação estatística.
Discuta com a turma:
- Que características da população são apresentadas na pesquisa do IBGE?
- O grupo entrevistado nessa pesquisa era composto somente por praticantes de alguma atividade física?
- Que características dos dados obtidos nos permitem tirar conclusões sobre a população investigada?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Apresente o texto sobre importância da atividade física na infância, projetando-o ou por meio impresso. Discuta com a turma as informações apresentadas e o entendimento dos alunos sobre esses aspectos.
Propósito: Apresentar temática que norteará o planejamento de uma pesquisa estatística com foco nos tipos de variáveis.
Discuta com a turma:
- Essa pode ser uma temática de investigação para a nossa turma?
- Como poderia ser organizada essa pesquisa?
- Que tipo de questões podem ser investigadas em relação a este tema?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Retome a pesquisa apresentada no slide anterior e discuta com a turma como essa temática poderia ser abordada entre os alunos da sua classe. Você pode projetar ou imprimir essa orientação de atividade aqui. Discuta com a turma sobre como é possível chegar a conclusões sobre dados pesquisados e o que é necessário fazer em uma pesquisa (o desenvolvimento de pesquisas estatísticas foram abordados no plano anterior desta unidade, consulte-o aqui). Organize os grupos de trabalho e acompanhe o trabalho desenvolvido pelas equipes. Aqui você encontra uma sugestão de organização e resolução dessa atividade de pesquisa. Para possíveis dificuldades e erros apresentados pelos alunos ao longo da atividade, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: Elaborar questionamentos para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a temática orientada.
Discuta com a turma:
- Suas questões são pertinentes ao tema?
- As questões definidas permitem identificar aspectos sobre o tema e a população?
- Os aspectos levantados nas questões relacionam-se com a população investigada? De que forma?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 8 a 10).
Orientações: Antes de iniciar a socialização das questões elaboradas pelos alunos, converse com a turma sobre o planejamento da pesquisa e a atenção necessária ao elaborar questionamentos de pesquisa, levando em conta as características das respostas. Esse aspecto está relacionado às variáveis de pesquisa, que determinam os aspectos que serão analisados sobre uma determinada população. Apresente o slide, introduzindo esse conceito e explicitando os principais tipos de variáveis que são utilizadas em pesquisas estatísticas. Você poderá explicar à turma que variáveis qualitativas são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação, e variáveis quantitativas representam características que podem ser medidas em uma escala numérica, de modo a situar as informações apresentadas nos slides.
Propósito: Classificar as questões elaboradas pelos alunos de acordo com o tipo de variável.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos (slide 6 e 7).
Orientações: Esse é o momento de socializar as questões elaboradas pelos grupos com toda a turma. Preencham coletivamente esta tabela, classificando as variáveis de pesquisa elencadas pelas questões elaboradas pelos alunos. Você poderá agrupar questões semelhantes e fazer esse registro na lousa ou de forma individual com registro no caderno do aluno. Em um momento oportuno você poderá utilizar esses questionamentos e executar a pesquisa com base no que foi levantado pela turma.
Propósito: Classificar as questões elaboradas pelos alunos de acordo com o tipo de variável.
Discuta com a turma:
- As questões levantadas são pertinentes ao grupo que será investigado?
- Existem questões nominais que não conferem alteração dos dados para a pesquisa?
- As questões de variáveis numéricas podem também compor variáveis ordinais? De que forma?
- Como podem ser classificadas as questões sobre frequência de prática de esportes semanal?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Professor, retome com a turma os conceitos de variáveis apresentados ao longo da aula, destacando a sua importância para análise dos dados e conclusões referentes a uma determinada investigação. Apresente os conceitos de variáveis, de modo que os alunos relacionem as questões elaboradas a essas classificações. Com relação às variáveis quantitativas, aqui apresenta-se uma definição geral de que consistem em variáveis numéricas, porém você pode destacar que elas se subdividem em variáveis discretas (representam um conjunto de situações limitadas, representadas por números inteiros - Ex: n° de filhos, quantidade de produtos vendidos, pontos de um jogo, etc.) e contínuas (valores em uma escala ou grandeza - altura, massa, tempo, etc.) a fim de aproximar os alunos desse conceito matemático. Consulte no Guia de Intervenções um material de leitura complementar sobre tipos de variáveis em pesquisa estatística.
Propósito: Retomar os conceitos e etapas de pesquisa abordados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente para a turma a ideia central da aula, ressaltando a importância da identificação e determinação das variáveis para realização de uma pesquisa estatística.
Propósito: Retomar os conceitos abordados na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a situação à turma projetando-a, passando no quadro ou fazendo cópia para os alunos (disponível aqui). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Aqui você encontra uma das possíveis soluções para o problema. Se necessário, consulte o Guia de Intervenções para dificuldades encontradas na execução desta aula. Você também conta com atividades complementares para fixação ou dever de casa, disponíveis para impressão aqui e sua resolução neste link.
Propósito: Identificar os tipos de variáveis presentes na pesquisa.
Discuta com a turma:
- Todas as questões de Carolina resultam no mesmo tipo de variável?
- Considerando que a pergunta sobre a frequência da prática esportiva pode ser respondida com um número, como 1, 2, ou 3, mas também pode ter “todos os dias” , “nenhum. Só gosto de assistir” como resposta, essa pode ser considerada uma variável numérica?
- Sugira uma questão que poderia ser incluída na pesquisa e que correspondesse a uma variável binária.
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar