Carta Convocatória do MNU
Plano de Aula
Plano de aula: Ditadura Civil-Militar e o Movimento Negro
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Indígenas e quilombolas na ditadura
Sobre plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI21 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano de aula em questão procura analisar o surgimento do movimento negro unificado durante a ditadura civil-militar, suas demandas por igualdade racial, compreendendo o movimento como uma forma de resistência ao racismo e contestação do regime. Buscando comparar as reivindicações do movimento negro unificado com o racismo existente ainda hoje na sociedade brasileira.
Materiais necessários: Data show para exibição da fotografia ou impressão da fotografia em folha A4 em escala de cinza, impressão do documento e cópias para os trios ou sua projeção com data show. Cartolinas uma para cada trio e canetinhas ou piloto para elaboração dos cartazes, as cartolinas podem ser substituídas por folhas de papel ofício ou A4.
Material complementar:
Documento 1 - Contexto: Fotografia manifestantes do movimento negro de Jesus Carlos, Memorial da Democracia
http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro
Documento 2 - Problematização: Carta convocatória do MNU 1978 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YjM7mdRrmDBWd8FKwX6atK9RcYEZCzupU7dc6mrWAW4YzRErTQu9Rh3yeY3h/his9-21und02-carta-convocatoria-do-mnu.pdf
Para você saber mais:
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo (online). 2007, vol.12, n.23, pp.100-122. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007>. Acesso em:
Documentário Consciência Negra nos Anos 1970 (Jornal de Viamão On Line):
Consciência Negra anos 70. 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ClZ-BhXHh4w. Acesso em:
Vídeo História do MNU. (Reportagem da TVT):
MNU: 35 anos de luta contra o preconceito racial. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=erl3uiTqWcM. Acesso em:
Memorial da ditadura sobre histórico do movimento negro:
Movimentos Negros. Memórias da Ditadura. Disponível em: http://memoriasdaditadura.org.br/creditos/. Acesso em:
Sobre o ato histórico do MNU:
Ato reorganiza o movimento negro. Memorial da Democracia. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro.
Acesso em: 08 nov. 2018.
Artigo comparando o movimento negro unificado de 1978 ao movimento atual:
MNU: as lutas e bandeiras ainda são as mesmas de 1978. Geledés Instituto da Mulher Negra. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mnu-as-lutas-e-bandeiras-ainda-sao-as-mesmas-de-1978/. Acesso em:
Site oficial do Movimento Negro Unificado (MNU): http://mnu.org.br/
Artigo sobre o movimento negro no Brasil:
O movimento negro no Brasil. Geledés Instituto da Mulher Negra.2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-movimento-negro-no-brasil/. Acesso em:
Definição de racismo:
RACISMO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/racismo/. Acesso em:
Conceito de ditadura civil-militar:
Considerações sobre o conceito da ditadura civil-militar com os alunos do ensino médio 3º ano. Ensino Médio em Diálogo. 2014. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o. Acesso em:
MELO, Demian Bezerra de. Ditadura “civil-militar”?: controvérsias historiográficas sobre o processo político brasileiro no pós-1964 e os desafios do tempo presente. Espaço Plural. 2012, ano XIII, n.27, pp. 39-53. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324. Acesso em:
Referências bibliográficas:
FICO, C. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
HANCHARD, Michael. Orfeu e o poder: o movimento negro no Rio de Janeiro e em São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: EdUerj, 2001.
LIMA, Ederson Santos. Consciência Negra: de Zumbi à Lei nº10.639/2003. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/consciencianegra/default_imprimir.asp?strTitulo=Consci%EF%BF%BDncia+Negra:+de+Zumbi+%EF%BF%BD+Lei+10.639/2003 Acesso em: 17 out. 2018.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetória e perspectivas do movimento negro brasileiro. Rio de Janeiro: Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 2005.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SANTOS, Joel Rufino dos. A luta organizada contra o racismo. In: BARBOSA, Wilson do Nascimento (org). Atrás do muro da noite: dinâmica das culturas afro-brasileiras. Brasília: Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, 1994.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula para turma, você pode escrever no quadro, projetar ou ler para a turma. O importante neste momento é que os alunos saibam o que será trabalhado na aula e qual o objetivo de aprendizado. A intenção nesta parte inicial é que os alunos saibam qual o objetivo da aula e o que deverão aprender ao final desta. Mas, é muito importante que o professor não antecipe nenhuma questão ou reflexão específica que será tratada durante a aula, permitindo que os alunos sejam protagonistas na construção do conhecimento.
O objetivo central da aula é que os alunos compreendam a organização do Movimento Negro Unificado (MNU) e sua atuação durante o período da ditadura civil-militar. Estabelecendo uma reflexão sobre o racismo existente naquele período e o que permanece nos dias atuais.
Para você saber mais:
Consciência Negra anos 70. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ClZ-BhXHh4w>. Acesso em:
Considerações sobre o conceito da ditadura civil-militar com os alunos do ensino médio 3º ano. Ensino Médio em Diálogo. 2014. Disponível em: <http://www.emdialogo.uff.br/content/consideracoes-sobre-o-conceito-da-ditadura-civil-militar-com-os-alunos-do-ensino-medio-3o>. Acesso em:
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo (online). 2007, vol.12, n.23, pp.100-122. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007>. Acesso em:
MELO, Demian Bezerra de. Ditadura “civil-militar”?: controvérsias historiográficas sobre o processo político brasileiro no pós-1964 e os desafios do tempo presente. Espaço Plural. 2012, ano XIII, n.27, pp. 39-53. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/8574/6324>. Acesso em:
Movimentos Negros. Memórias da Ditadura. Disponível em:
RACISMO. Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/racismo/>. Acesso em:
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Após apresentar o objetivo da aula, divida a turma em trios, acesse a imagem disponivel em http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro , exiba a imagem da manifestação do movimento negro unificado presente no link e peça que os alunos observem a imagem (se necessário, imprima a imagem previamente para distribui-la em classe). Questione os alunos sobre a temporalidade da fotografia, seria uma imagem atual ou antiga? É esperado que eles identifiquem que a fotografia não é atual, mas que poderia ser. O que a imagem representa e pelo que eles estavam protestando? Estimule os alunos a interpretarem a imagem, quem estava participando da manifestação?, Quais as frases escritas nos cartazes? Pelo que eles estavam protestando?
É esperado que os alunos respondam que a imagem é antiga, mas não tanto devido a qualidade da fotografia, que são pessoas negras protestando, homens e mulheres jovens, que aparenta ser uma manifestação pacífica, com cartazes pedindo “abaixo o racismo”, “contra a repressão policial”, “nós construímos este país”, “abaixo 500 anos de opressão”, dentre outras. Que identifiquem que a imagem representa uma forma de luta, de resistência contra a violência e a discriminação sofrida pelos negros. Que eles protestavam pelo fim do racismo, do preconceito racial, da exploração dos trabalhadores negros, pelo fim da opressão e da violência policial para com os negros.
O objetivo desta atividade é que os alunos tenham contato com análise de fonte iconográfica, observando a presença das reivindicações dos manifestantes e dos elementos de protesto. Que desperte nos alunos a curiosidade sobre o movimento negro ter surgido no contexto da ditadura civil-militar momento de repressão dos movimentos sociais. Neste momento é importante estimular o protagonismo do aluno em analisar e interpretar a fonte histórica, para isso é importante que o professor não antecipe as respostas, e sim que assuma o papel mediador na reflexão.
Documento 1 - Contexto: Fotografia manifestantes do movimento negro de Jesus Carlos, Memorial da Democracia
http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro
Caso a escola não possua um data show para exibição da imagem para turma, pode se imprimir a fotografia para que os alunos tenham acesso a imagem. Esta impressão pode ser em papel comum ou revelando a fotografia e passando pelos trios para que todos vejam a imagem. E o professor pode colocar no quadro as perguntas que irão direcionar a análise e observação da fonte pelos trios.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais:
Vídeo História do MNU. (Reportagem da TVT): https://www.youtube.com/watch?v=ClZ-BhXHh4w
Sobre o ato histórico do MNU: http://memorialdademocracia.com.br/card/ato-reorganiza-o-movimento-negro
Site oficial do Movimento Negro Unificado (MNU): http://mnu.org.br/
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Disponibilizar cópias do texto ou projetar o documento 2: com a Carta Convocatória do Movimento negro unificado em 1978. Realizar a leitura junto com os alunos e pedir que eles destaquem da carta os principais aspectos e características do Movimento Negro Unificado. Perguntar aos alunos: Identifiquem quais problemas apresentados na carta ainda se mantêm no nosso dia a dia na sociedade?
Pedir que dois alunos compartilhem com a turma o que destacaram como principal característica do movimento negro e como os problemas enfrentados naquela época se relacionam com os atuais.
É esperado que os alunos identifiquem na carta como principais características: o combate à discriminação racial, que segundo os manifestantes impede o desenvolvimento da comunidade afro-brasileira, combate a violência policial contra os negros, contrários a discriminação social que o negro é submetido, barrado nos esportes, vivendo no desemprego ou no subemprego e nas favelas.
E que relacionem aos problemas ainda existentes no Brasil como a perseguição policial, a marginalização dos negros na sociedade, o racismo presente nas relações em sociedade.
Documento 2 - Problematização: Carta Convocatória do MNU: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YjM7mdRrmDBWd8FKwX6atK9RcYEZCzupU7dc6mrWAW4YzRErTQu9Rh3yeY3h/his9-21und02-carta-convocatoria-do-mnu.pdf
Sobre o Movimento Negro Unificado: "O MNU foi fundado num ato público que reuniu 2 mil pessoas, no dia 7 de julho daquele ano, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo. O ato era uma resposta à discriminação sofrida por quatro jovens atletas negros num clube esportivo de São Paulo, além de outros eventos de violência policial contra os negros." (Fonte: Movimentos Negros. Memórias da Ditadura. Disponível em: http://memoriasdaditadura.org.br/creditos/index.html. Acesso em: )
O objetivo desta etapa de problematização é fazer com que os alunos analisem uma fonte textual com a análise do documento da carta convocatória do MUN ocorrido em 1978, destacando a luta pela igualdade racial e pelo fim do racismo. Que façam o exercício de comparação e reflexão de fonte histórica comparando com o racismo presente ainda nos dias atuais.
Para você saber mais:
MNU: as lutas e bandeiras ainda são as mesmas de 1978. Geledés Instituto da Mulher Negra. 2011. Disponível em: https://www.geledes.org.br/mnu-as-lutas-e-bandeiras-ainda-sao-as-mesmas-de-1978/. Acesso em: 18 out. 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Como forma de sistematizar o conteúdo peça que os alunos, em seus trios, elaborem cartazes com frases de protesto contra os problemas identificados na problematização sobre o racismo existente ainda na sociedade. Após a elaboração do cartaz, pedir que cada trio, leia a sua frase de protesto para a turma.
O objetivo desta etapa e permitir que os alunos expressem por meio de cartazes e uma simulação de protesto as reivindicações pelo fim do racismo e dos problemas enfrentados ainda hoje pelo movimento negro. O esperado é que os alunos consigam perceber que o movimento negro que surgiu na ditadura civil-militar foi responsável pela conquista de muitos avanços na luta pela igualdade racial, mas que ainda há muito pelo que lutar.
Uma sugestão para o professor, pode ser interessante nas próximas aulas organizar uma fotografia com os alunos e seus cartazes formando uma cena similar a da fotografia analisada no início da aula. Esta imagem pode ser utilizada ao lado da original e exposta para a escola em um mural, por exemplo.
Caso não seja possível disponibilizar as cartolinas para a elaboração dos cartazes, pode ser utilizadas folhas de ofício ou A4.
Como adequar à sua realidade:
É interessante situar a problematização sobre racismo e preconceito com os problemas enfrentados pelos alunos no dia a dia e na região/comunidade em que vivem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Apresentações, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem proposta ou o link para que os alunos possam ver todas as fotografias disponíveis do ato e alguns questionamentos. Utilize a ferramente que achar mais adequada, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- A(s) imagem(ns) é (são) atual(is) ou antiga(s)?
- Quem estava participando desta manifestação?
- Que frases estão escritas nos cartazes?
Questões para responder:
- O que esta(s) imagem(ns) representa(m)?
- Pelo que essas pessoas estavam protestando?
Dê um tempo para que a turma envie as respostas às perguntas, por escrito, através de áudios ou vídeos, que podem ser encaminhados no grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe a Carta convocatória do Movimento Negro, junto com alguns questionamentos.
Questões para refletir:
- Que documento é este? Quem escreveu? Quando?
- Quem foi Robson Silveira da Luz? Qual a sua relação com o protesto visto anteriormente?
- Por que o Movimento Negro resolveu marcar um ato público contra o racismo?
Questões para responder:
- Quais os principais objetivos do movimento negro?
- Quais problemas apresentados na carta ainda se mantêm no nosso dia a dia e na sociedade?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas às perguntas sobre os textos. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios ou vídeos. Incentive-os a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações do texto que podem ter passado despercebidas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que os alunos possam dividir as análises e para que você faça correções e pontue informações.
Sistematização
Para a produção da atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou de caderno, e enviar fotografias das produções. Também podem fazer os cartazes virtualmente, utilizando o Google Apresentações, por exemplo.
Os alunos podem enviar as produções no grupo da sala, para que os colegas possam ver. Outra opção á você criar um mural no Padlet para expô-las.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pablo Farias
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
Objeto (s) de conhecimento: Os anos 1960: revolução cultural? A ditadura civil-militar e os processos de resistência. As questões indígena e negra e a ditadura
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Palavras-Chave: Ditadura civil-militar; Movimento negro; MNU; Racismo
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